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2. IPL

em Dom 15 Jul 2012, 15:48
IPL

- IPL
Arquivos de colocação de items (extensão .IPL), são arquivos de mapas utilizados para colocar os objetos no ''mundo'' do GTA, prédios, casas, estradas, interiores, e etc. A maioria dos arquivos IPL podem ser facilmente abertos e editados usando qualquer programa de edição de texto como o Bloco de Notas. Além dos IPL's normais, também existem arquivos binários de IPL que estão localizados nos arquivos IMG do jogo, esses arquivos só podem ser abertos usando um editor especial.

Estrutura:

Os arquivos IPL são divididos em seções, cada seção começa com um identificador e termina com a palavra "end".

Exemplo:
Código:
inst
...
end
Obs: Algumas seções não são utilizáveis, assim não influenciam em nada mesmo estando no arquivo.

Principais Seções do IPL

INST
Usado para colocar objetos no ''mundo''.
Código:
ID, ModelName, Interior, PosX, PosY, PosZ, RotX, RotY, RotZ, RotW, LOD
Legenda:
Spoiler:
ID: O número que é usado para identificar o objeto ( ID definido no IDE).
ModelName: Nome do modelo DFF.
Interior: Define objeto como interior, coloque o número do interior para defini-lo, se não for um interior coloque 0.
PosX, PosY, PosZ: A posição do objeto no ''mundo''.
RotX, RotY, RotZ, RotW: A Rotação do objeto no ''mundo''
Lod: O número do LOD, por padrão é -1 que significa que o LOD não foi definido.


PICK
Usado para criar pickups de armas (um dos códigos mais simples :p).
Código:
ID, PosX, PosY, PosZ
Legenda:
Spoiler:
ID: O ID da arma.
PosX, PosY, PosZ: As coordenadas da arma no mapa.


CARS
Usado para criar carros estacionados no mapa.
Código:
PosX, PosY, PosZ, Angle, CarID, PrimCol, SecCol, ForceSpawn, Alarm, DoorLock, Unknown1, Unknown2
Legenda:
Spoiler:
PosX, PosY, PosZ: Coordenadas do carro no mapa.
Angle: Ângulo do carro.
CarID: ID do carro.
PrimCol, SecCol: Cor primária e cor secundária.
ForceSpawn: Forçar o spawn (desativado = 0 / ativado = 1).
Alarm: Alarme no carro (desativado = 0 / ativado = 1).
DoorLock: Portas trancadas (desativado = 0 / ativado = 1).
Unknown1, Unknown2: Unknown (0)


AUZO
Usado para criar zonas de áudio (como a música que toca no encontro dos lowrider)
Formato 1
Código:
Name, ID, Switch, X1, Y1, Z1, X2, Y2, Z2
Formato 2
Código:
Name, ID, Switch, X, Y, Z, Radius
Legenda:
Spoiler:
Name: O nome (pode-se colocar qualquer coisa).
ID: O ID do som que irá tocar.
Switch: Faz com que o áudio fique sempre ligado ou sempre desligado. Pode ser forçado através de um script usando o opcode 0917.
X1, Y1, Z1: Define o ponto do canto inferior esquerdo da ''caixa''.
X2, Y2, Z2: Define o ponto do canto superior direito da ''caixa''.
_____________________
X, Y, Z: O centro da zona.
Radius: A distância em que o som poderá ser ouvido.


ENEX
Usado para criar uma entrada e uma saída (marca amarela), normalmente usado para ligar um exterior à um interior.
Código:
X1, Y1, Z1, ROT, W1, W2, C8, X2, Y2, Z2, Rot2, Int, Flag, Name, Sky, I2, Time On, Time Off
Legenda:
Spoiler:
X1, Y1, Z1: Localização da entrada no mapa (coordenadas).
ROT: Rotação.
W1: Largura X da entrada.
W2: Largura Y da entrada.
C8: Constante 8 (?).
X2, Y2, Z2: Localização da saída no mapa (coordenadas).
Rot2: Rotação da saída.
Int: Número do interior.
Flag: O tipo da marca.
Name: O nome (pode-se colocar qualquer coisa).
Sky: Cor do céu.
I2: Bandeiras desconhecidas.
Time On: Tempo de ativação em horas no jogo.
Time Off: Tempo de desativação em horas no jogo


GRGE
Usado para criar garagens.
Código:
PosX, PosY, PosZ, LineX, LineY, CubeX, CubeY, CubeZ, DoorType, GarageType, Name
Legenda:
Spoiler:
PosX, PosY, PosZ: As coordenadas das marcas de canto.
LineX, LineY: Valoreas para definir as bordas da ''caixa''.
CubeX, CubeY, CubeZ: Juntamente com as linhas e posições, forma um quadrado no ''mundo''.
DoorType: O tipo da porta.
GarageType: O tipo da garagem.
Name: O nome (pode-se colocar qualquer coisa).


JUMP
Usado para criar saltos únicos (a câmera lenta que aparece quando você dá um grande salto em determinado lugar e ganha recompensa pelo salto).
Código:
StartLowerX, StartLowerY, StartLowerZ, StartUpperX, StartUpperY, StartUpperZ, TargetLowerX, TargetLowerY, TargetLowerZ,
TargetUpperX, TargetUpperY, TargetUpperZ, CameraX, CameraY, CameraZ, Reward
Legenda:
Spoiler:
StartLowerX, StartLowerY, StartLowerZ: Define o inicio do salto em coordenadas.
StartUpperX, StartUpperY, StartUpperZ: Define um ponto na extremidade superior.
TargetLowerX, TargetLowerY, TargetLowerZ: Define um ponto na extremidade inferior.
TargetUpperX, TargetUpperY, TargetUpperZ: Define um ponto na extremidade superior da planície de destino.
CameraX, CameraY, CameraZ: Coordenadas da câmera que acompanhará o salto.
Reward: Recompensa em dinheiro pelo salto.



Não entendeu nada disso? Não se preocupe! Esta parte foi só para mostrar as seções do IPL e suas funções, nas próximas partes do tutorial, irei ensinar a usar cada uma delas ;D

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Re: 2. IPL

em Dom 15 Jul 2012, 18:51
Show black :)

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Re: 2. IPL

em Qua 24 Out 2012, 21:28
Tutorial muito bom cara Euu queria ver se voce podia dar uma atençãozinha a mais em garagem

eu to usando o Placement Editor Mais nao ta gerandoo os mods que eu faço muito obrigado fika com Deus
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Re: 2. IPL

em Qua 24 Out 2012, 22:10
lucasx2012 escreveu:Tutorial muito bom cara Euu queria ver se voce podia dar uma atençãozinha a mais em garagem

eu to usando o Placement Editor Mais nao ta gerandoo os mods que eu faço muito obrigado fika com Deus
Eu vou abordar todas as Sections em futuros tutoriais (terceira vez que falo isso) Mas não tenho tempo pra mais nada! fuu2


Última edição por Black_Jack em Qui 25 Out 2012, 20:43, editado 1 vez(es)

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Re: 2. IPL

em Qui 25 Out 2012, 20:35
Black_Jack escreveu:
lucasx2012 escreveu:Tutorial muito bom cara Euu queria ver se voce podia dar uma atençãozinha a mais em garagem

eu to usando o Placement Editor Mais nao ta gerandoo os mods que eu faço muito obrigado fika com Deus
Eu vou abordar todas as Sections em futuros tutoriais (terceira vez que falo isso) Mas não tenho tempo pra mais nada! fuu2

Blz BLACK vo ta esperando ser o primeiro pra acompanha muitoo bom abraçoo
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Re: 2. IPL

em Sex 12 Dez 2014, 19:05
Blz

Me ajuda ae estou tentando criar com SA-PLACEMENT EDIT um acesso do interior da delegacia de LS ao telhado da mesma só que não to conseguindo criar o enex


poderia me dar um exemplo?

Alberto
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Re: 2. IPL

em Sab 13 Dez 2014, 02:19
eu nao sei como fazer enex, e ctz q até o Black Jack jah esqueceu como kkkkk

mas pra vc ter exemplos de enex eh facil cara, soh abrir os arquivos .ipl do jogo e procurar pela seção "enex" dentro dele

EXEMPLO:
data/maps/lae2.ipl
Código:
(...)
enex
2309.62, -1643.63, 13.8385, 0, 1.6, 1.6, 8, 2308.12, -1643.63, 13.8385, 93, 0, 260, "BAR2", 0, 2, 0, 24
2421.52, -1220.65, 24.6085, 0, 2.5, 2.6, 8, 2421.52, -1221.75, 24.6085, -180, 0, 4, "LASTRIP", 0, 2, 0, 24
2863.23, -1439.44, 10.0083, 0, 2, 2, 8, 2863.23, -1439.44, 10.0083, 270, 0, 6, "DINER2", 0, 2, 0, 24
2244.47, -1665.36, 14.4839, 0, 1.6, 1.6, 8, 2244.48, -1664.06, 14.4839, -363, 0, 4, "CSCHP", 0, 2, 0, 24
2495.33, -1690.75, 13.7847, 0, 1.4, 1.4, 8, 2495.33, -1690.25, 13.7847, 0, 0, 4, "CARLS", 0, 2, 0, 24
2808, -1175.99, 24.7745, 0, 1.4, 1.4, 8, 2808, -1177.19, 24.7745, -180, 0, 4, "BURHOUS", 0, 2, 0, 24
2351.97, -1169.86, 27.0309, 0, 1.6, 1.6, 8, 2351.97, -1167.86, 27.0309, 0, 0, 4, "GANG", 0, 2, 0, 24
2419.95, -1509.8, 23.1568, 0, 1, 1, 8, 2421.15, -1509.8, 23.1568, 270, 0, 4, "FDCHICK", 0, 2, 0, 24
2229.63, -1721.63, 12.6529, 0, 3.1, 2.6, 8, 2229.13, -1722.13, 12.6529, 497, 0, 4, "GYM1", 0, 2, 0, 24
2540.08, -1304, 33.9877, 0, 1, 1, 8, 2539.08, -1304, 33.9877, 90, 0, 6, "CARTER", 0, 2, 0, 24
end
(...)
sao todos os enex do leste 2 de los santos (onde fica a grove etc)

na primeira linha:
Código:
2309.62, -1643.63, 13.8385, 0, 1.6, 1.6, 8, 2308.12, -1643.63, 13.8385, 93, 0, 260, "BAR2", 0, 2, 0, 24
eh o enex q faz entrar no bar, eh soh vc botar os numeros de acordo com oq vc quer (como dito no tutorial aqui), e no "BAR2" qualquer nome q vc quer (acho q no máximo 7 letras)

______________________________

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Re: 2. IPL

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