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3. Adicionando novos objetos

em Qui 19 Jul 2012, 16:22
ADICIONANDO NOVOS OBJETOS

Chegou a hora de ''trabalhar''! Nesta terceira parte do meu tutorial estarei ensinando à adicionar novos objetos ao jogo, é algo muito simples, mas já cansei de ver pessoas perguntando como fazia isso então aqui está a solução! Chega de papo, mãos à obra!

Programas necessários:

Obs: Crie um backup do seu GTA antes de começar a modificar!

Neste tutorial, como exemplo, irei adicionar este simples objeto plano:


Se você quiser utilizá-lo como teste, tá ai:
Se for utilizar outro objeto não se esqueça, ele deve ter DFF, TXD e COL.

1- Abra o Alci's IMG Editor, clique em open, e abra o gta3.img, clique em import e selecione os arquivos do seu objeto (DFF, TXD, COL):

Salve e feche.


2- Agora, abra o MEd, certifique-se de que o diretório do seu gta está correto:


Dê ok, agora vamos criar um IDE para o nosso objeto, para isso, na aba IDE, clique em New File, nomeie e salve, eu salvei em data/maps, mas você pode salvar em qualquer pasta do jogo, até mesmo criar uma nova pasta.


Com o nosso IDE criado, vamos adicionar o objeto à ele, para isso clique em cima do IDE, e vá em New Item, na janela que abrirá, coloque em Model Name, o nome do DFF do seu objeto, e no Texture Name, o nome do TXD do seu objeto:


Dê ok, e salve o IDE clicando no botão Save (na aba IDE, do lado do Delete)


Tudo certo até ai? Podemos prosseguir...

3- Vamos criar o IPL do objeto agora, vá na aba IPL, clique em New File, nomeie e salve:


Agora que você criou o IPL, vamos para a aba Scene para ver onde o objeto ficará no mapa, clique na aba Scene, e selecione a parte do mapa que você deseja carregar para posicionar o objeto, como exemplo, eu colocarei o objeto na Grove Street, que é o IPL LAe2.IPL, clique na caixinha do lado do IPL e depois clique em Render:

(use as setas direcionais ou W, A, S, D para se movimentar no Scene)

Antes de criar o objeto, verifique se o IPL que você criou está selecionado na aba IPL!


Agora, no local onde você vai criar o objeto, clique com o botão direto do mouse e clique em New, uma janela abrirá com todos os IDE's, procure pelo IDE que você criou (provavelmente vai estar no final), nele, estará o objeto que você adicionou, selecione o objeto e dê ok:


Posicione o objeto no local que você desejar usando as os botões de movimento do lado esquerdo:


Agora, dê ok, observe que quando você deu ok o objeto sumiu, mas por quê? É porquê o IPL dele não esta carregado no Scene, faça o teste, na aba Scene procure pelo IPL que você criou, selecione e clique em Render, o objeto aparecerá no mesmo loca que você o posicionou!

(nessa imagem não deu pra ver direito o objeto porque a textura é parecida com a do chão)

Depois de tudo pronto aperte CTRL+S para salvar e feche o MEd, agora teste no jogo.

Veja como ficou:


Alguns detalhes: Caso queira adicionar outro objeto além deste, você não precisa criar outros IPL's e IDE's, pode adicionar no mesmo! Sobre o IMG, você não precisa adicionar sempre no gta3.img, você mesmo pode criar um IMG para adicionar seus objetos (não se esqueça de carregá-lo no gta.dat), caso não saiba fazer isso, tenha calma, ainda irei ensinar tudo isso!


Conseguiu fazer? Deixe um print ae do seu objeto no jogo! xD

Espero ter sido claro no tutorial, se não gostou de alguma coisa fale, irei tentar melhorar! Qualquer dúvida só perguntar ae ;D

Próximas partes do tutorial em andamento...

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 19 Jul 2012, 17:00
Perfeito , agora só falta eu conseguir fazer meu objeto :) ,
Pergunta , : Pode editar algum IDE e IPL sem criar , tipo colocar o objeto no "Law2.ide , Law2.ipl ?

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 19 Jul 2012, 17:02
MarceloGiovani escreveu:Pergunta , : Pode editar algum IDE e IPL sem criar , tipo colocar o objeto no "Law2.ide , Law2.ipl ?
pode, mas nao eh bom caso vc queira publicar o download deste mod... pois ele irá subst os arquivos originais do jogo, entao pode subst outros mods de mapas q outras pessoas usam ohgodwhy
caso isso for soh pra vc, dae nao tem problema .-.
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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 19 Jul 2012, 17:06
Exatamente @__@

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 19 Jul 2012, 18:46
ok , vleew :)

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 19 Jul 2012, 19:47
mt bom o tutorial :)






pena q o meu pc eh mt ruim e não roda o MEd okay
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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 19 Jul 2012, 19:59
Vlw xD, e, como assim não roda o MEd? serious? Eu rodava o MEd é um pc da xuxa à um tempo atrás! Pentium 4, 512 MB RAM ohgodwhy


Última edição por Black_Jack em Qui 19 Jul 2012, 23:03, editado 1 vez(es)

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 19 Jul 2012, 22:37
@JNRois12 escreveu:mt bom o tutorial :)






pena q o meu pc eh mt ruim e não roda o MEd okay
Maluco, meu processador é pior que um celeron e roda o Med de boa.
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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 19 Jul 2012, 23:19
Mas do mesmo geito o MEd é meio mal feito, ele continua renderizando objetos fora da sua visão, isso é um problema serio.
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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 19 Jul 2012, 23:31
Concordo, MEd é mal feito pacas! Pegue por exemplo o Map Viewer do Steve M., ele renderiza todo o mapa sem lag, mostra até os carros posicionados por IPL! É claro que os dois programas são diferentes, MEd é um editor e tem muitas outras funções, mas tem seus pontos fracos...

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qua 19 Set 2012, 20:38
Ola Rapazeada e no Caso eu queira Criar uma garagem para O Portao abrir Normal como faço Abraço
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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qua 19 Set 2012, 20:52
@lucasx2012 escreveu:Ola Rapazeada e no Caso eu queira Criar uma garagem para O Portao abrir Normal como faço Abraço

Bom, ai complica um pouco, essa parte é bem avançada. As garagens do jogo são criadas por IPL, é uma seção do IPL, e é criada desta forma:

Código:
Código:
GRGE
PosX, PosY, PosZ, LineX, LineY, CubeX, CubeY, CubeZ, DoorType, GarageType, Name
END

Exemplo:
Código:
GRGE
2002.96, 2303.72, 9.61706, 2010.36, 2303.72, 2002.96, 2317.59, 13.9914, 1, 2, blob2
END
Eu ainda irei abordar este assunto no meu tutorial, o motivo do tutorial estar parado é o SA - Placement Editor (SPE), depois que lançar vou continuar, ai com o SPE vai ser fácil criar seções desse tipo, mas se quiser ir tentado tem o IPL Helper e meu tutorial de Introdução sobre IPL

Boa sorte! =)


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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qua 19 Set 2012, 22:53
Beleza cara Brigado pela ajuda , msm assim
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3. Adicionando novos objetos

em Seg 22 Out 2012, 20:10
Fala aki é o avestruz....bom,pra começar como que adiciona o col no objeto tip,na hora de fazer o ide eu coloquei o dff e txd,mas e o coll onde q colocar?fiz td certin,mas quando fui entrar no jogo o objeto ñ aparecia,ai voltei no med ee o objeto tava lá,pq q aconteceu isso???
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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Seg 22 Out 2012, 20:42
@Avestruz que te seduz escreveu:Fala aki é o avestruz....
ohgodwhy

...
...black intende melhor de coll

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Seg 22 Out 2012, 21:58
@Avestruz que te seduz escreveu:Fala aki é o avestruz....bom,pra começar como que adiciona o col no objeto tip,na hora de fazer o ide eu coloquei o dff e txd,mas e o coll onde q colocar?fiz td certin,mas quando fui entrar no jogo o objeto ñ aparecia,ai voltei no med ee o objeto tava lá,pq q aconteceu isso???
O .col não é definido no IDE, o próprio jogo procura ele dentro do IMG... E se o objeto não apareceu no jogo, obviamente foi colocado errado, cola o código do teu IPL aqui, pode ser também que o objeto foi mal feito... São várias possibilidades

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Seg 22 Out 2012, 22:45
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pqp tive um ataque de risos com esse avestruz kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

@on
muito legal o tutorial black
depois vou fazer uns teste aqui megusta

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Ter 23 Out 2012, 01:43
Eu tambem ri pra caralho com o avestruz
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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qua 12 Dez 2012, 19:36
eii adorei fiz uns negocios muito legais aqui tipo na delegacia de ls coloquei um heliporto com uma escada lá ficou show de bola fuckyea mas queria saber como faço uma casa com interior e tudo mais :)
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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qua 12 Dez 2012, 21:03
Vicio_Explosivo escreveu:eii adorei fiz uns negocios muito legais aqui tipo na delegacia de ls coloquei um heliporto com uma escada lá ficou show de bola fuckyea mas queria saber como faço uma casa com interior e tudo mais :)
Pra colocar um objeto no interior do GTA você define no terceiro parâmetro no IPL o n° do interior do jogo

Exemplo:

Mundo 0 (mundo normal)

Código:
19205, object, 0, -1873.8, 214.952, 38.742, 0, 0, 0, 1, -1

Mundo 1 (interior 1)

Código:
19205, object, 1, -1873.8, 214.952, 38.742, 0, 0, 0, 1, -1

Mundo 2 (interior 2)

Código:
19205, object, 2, -1873.8, 214.952, 38.742, 0, 0, 0, 1, -1

E assim por diante...

Entendeu?

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 13 Dez 2012, 18:24
+OU- os codigos eu entendi mas me perdi nos parametro....... e mais uma coisa precisa colocar o ide de cada objeto?
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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 13 Dez 2012, 20:07
Bom tuto mais eu já sabia fazer isso :) acho que vou fazer um tuto tbm...
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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 13 Dez 2012, 20:08
dark_silent escreveu:Bom tuto mais eu já sabia fazer isso :) acho que vou fazer um tuto tbm...
tuto de que?
já imagino...

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Qui 13 Dez 2012, 21:53
Vicio_Explosivo escreveu:+OU- os codigos eu entendi mas me perdi nos parametro....... e mais uma coisa precisa colocar o ide de cada objeto?
Lembrando que é só um exemplo, mas para simplificar, no próprio Map Editor dá pra você selecionar o interior que o objeto vai ficar, na aba de posicionamento do objeto tem essa opção:

É só você alterar o 0 (mundo normal) para o interior que você quer (o interior mais usado é o 1)

E sobre o IDE, não intendi direito sua pergunta, você quer saber se o objeto tem que estar no IDE? Se for isso, sim, tem que estar registrado em algum IDE e se for um IDE novo esse IDE também tem que estar registrado no gta.dat (só se for novo, criado por você)

Espero ter ajudado :)

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Re: 3. Adicionando novos objetos

em Sex 14 Dez 2012, 14:20
@Black_Jack escreveu:
Vicio_Explosivo escreveu:+OU- os codigos eu entendi mas me perdi nos parametro....... e mais uma coisa precisa colocar o ide de cada objeto?
Lembrando que é só um exemplo, mas para simplificar, no próprio Map Editor dá pra você selecionar o interior que o objeto vai ficar, na aba de posicionamento do objeto tem essa opção:

É só você alterar o 0 (mundo normal) para o interior que você quer (o interior mais usado é o 1)

E sobre o IDE, não intendi direito sua pergunta, você quer saber se o objeto tem que estar no IDE? Se for isso, sim, tem que estar registrado em algum IDE e se for um IDE novo esse IDE também tem que estar registrado no gta.dat (só se for novo, criado por você)

Espero ter ajudado :)
VALEW!!! perguntei se precisava colocar o ide para cada objeto tipo
dff e
txd....
pois coloquei só o ipl e meu gta crashou ai coloquei o ide mas não achava as texturas e ficou só com o formato todo branco virou uma confusão pois tenho dificuldade em achar essas texturas (para falar a verdade nem sei se precisa disso Fuch That Guy )
EDIT= ACABEI DE DESCOBRIR COMO SE DESCOBRE A TEXTURA DO BAGAÇO
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Re: 3. Adicionando novos objetos

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