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em Qua 18 Jun 2014, 15:47
Monte de ideias legais de mods não podem ser feitas
Motivo: Falta anim

K.b.sa (membro da BMS) sumiu, ele era o animmer da BMS e nos deixou pra trás... resolvi eu mesmo aprender a criar animações, e não é que é fácil?

Irei criar este tutorial para todas as pessoas aprenderem a criar animações, pois com uma boa animação, se pode sair vários mods legais facilmente e rapidamente! e falta gente pra criar animações aqui



Start. Baixe 3DS Max Studio e Kam's Max Script

Caso você não tenha, recomendo que você baixe o 2009, pois ele é mais leve pra baixar e pra rodar no seu PC, com ele você já pode fazer animações sem problema algum e é mais levinho
(ps: É necessário no MÍNIMO o 2009 para fazer as animações, ou algum mais recente)
Irei usar o 2009 no tutorial, caso ter alguma coisa diferente em alguma versão mais recente, avise
edit: Autodesk deixou o 3DS Max Studio de graça!!!

Depois de baixar e instalar o 3DS Max Studio, baixe e instale nele o Kam's Max Script http://www.gtagarage.com/mods/show.php?id=9172
Leia o readme dele para saber como instalar e rodar ele dentro do seu 3DS Max Studio, está tudo explicado lá, é meio chatinho, eu mesmo tive dificuldade mas por fim vi que errei kkk então faz certinho como se pede ok


1. Importando

Extraia algum .dff de algum ped do seu GTA SA (exemplo: swmycr.dff do gta3.img)

Dentro do 3DS Max Studio, na guia "Utilities" na direita (icone de martelo), vai em "Kam's GTA Scripts" (caso não ter é por que não o instalou/rodou certo), e clique em "IFP IO", irá abrir uma janela

Na janela que abriu, clique em "Import DFF" e selecione o .dff da sua skin

Agora clique em "Load IFP" e selecione algum .ifp, por enquanto usaremos o "anim/ped.ifp", que são as animações básicas do jogo



2. Aplicando na skin

Se você ainda não é familiarizado com o 3DS Max Studio, ai vai umas pequenas explicações (seguindo a versão 2009):

No canto inferior direito, beeem la embaixo tem os ícones pra movimentar a câmera

Basta clicar em um e clicar na 3d view pra movimentar a câmera como quiser, use scroll do mouse para zoom
Você também pode usar aquele cubo no canto da tela pra mover a câmera
Pronto, você já tem todo o controle da câmera de bosta do 3ds max studio :) (minha opinião)

Lá em cima, clique no ícone de cursor de mouse


Clique e arraste para selecionar a skin INTEIRA sem deixar nenhum pedaço de fora


Escolha a animação na lista e clique em "Apply Animation"


Taram

ps: sempre que você quer escolher alguma animação tem que deixar a skin toda selecionada!


3. Vendo a animação


Na parte debaixo você tem todos os comandos da animação, pode mover a "barrinha" com o "0/20" aqui para ver cada frame (no caso, eu tenho 20 frames de animação, 20 poses diferentes que formam a animação)
ps: certifique-se de que você selecionou alguma animação que não tenha somente uma pose, a primeira animação da lista por exemplo é só uma pose, carregue outra além dessa

Recomendo que a cada animação que você troque, antes você clique no "R" e só depois em "Apply Animation", pois senão buga e uma animação fica dentro da outra



4. Editando uma animação

Finalmente, vamos editar uma animação!

Um modo fácil é usar o "Auto Key", clique no botão lá embaixo


Agora escolha alguma pose na qual você quer editar movendo aquela "barrinha"


Tendo a sua pose, para editar ela, TUDO o que você irá precisar é da ferramenta de rotação:


Depois de clicar na ferramenta de rotação, tente clicar em algum bone (osso) da sua skin
É... você não irá conseguir enxergar, mas vai ter que tentar ir clicando nas partes do corpo para conseguir selecionar o tal bone que você queira


Conseguindo selecionar, você pode simplesmente clicar na "esfera" e mover o mouse para assim você mover o bone pra onde você quiser!
ps: Recomendo usar as linhas vermelha, verde e azul, quando passa o mouse ela fica amarela e você clica e move


Crie a pose do jeito que você quiser, e vai movendo a "barrinha" para os próximos frames e editando os próximos frames também, o "Auto Key" irá fazer que você crie a animação toda só assim, rotacionando os bones, passando pra outro frame, rotacionando denovo etc... até criar a animação toda do jeito que você quer


CASO VOCÊ USE "Set Key" AO INVES DE "Auto Key", a cada bone editado, você tem que "salvar", pra isso clique no botão de chave

Mas como eu disse... se você usar o "Auto Key", não precisa disso, já salva automaticamente tudo enquanto você edita


5. Editando o tempo da animação

Clique no botãozinho no canto inferior direito da tela


Irá abrir uma janela, lá você poderá editar todo o tipo de tempo da animação, use "Length"/"Frame count" para mudar o tamanho da animação

Lembre-se, coisas como "speed" é só do 3DS Max Studio, não é nada que será lido no GTA SA! caso sua animação ficar muito rápida, acho que vai precisar praticamente recriar ela colocando mais frames e fazendo rotações mais devagar nos bones


6. Deletando/posicionando keys

Cada key vai guardando cada pose, você pode selecionar algum bone (ou todos) e depois clicar na key na parte debaixo da tela e arrastar pra outras posições da linha do tempo, ou simplesmente deletar ele pressionando Delete

Com o botão direito do mouse você também tem configurações e lista de bones na qual esse key mexe, você pode deletar os bones da key independentemente também por uma lista


7. Salvando sua animação

Selecione todo o seu personagem novamente (para exportar todos os bones) e clique em "Replace" (para substituir a original do .ifp que você carregou)
Ou clique em "Save As" para salvar em um novo .ifp


Pronto! terminado, sua animação já está pronta, mas caso você usou "Save As" e salvou um novo .ifp, precisaremos prosseguir com mais atividade:





PARA USAR UM IFP NOVO:

8. Usando GTA Anim Manager

GTA Anim Manager é um programa criado pelo Ryosuke839 para ver e gerenciar arquivos .ifp
Com ele você pode ver todas as animações do jogo, editar nomes das animações, copiar/colar/deletar e até mesmo juntar animações de arquivos .ifp diferentes pra um só arquivo

Baixe ele criando AQUI


9. Abrindo uma animação

Na parte da esquerda, encontre e clique duas vezes no .ifp que você quer ver/editar

Vai em "Preview" lá no topo e depois em "Load Model...", selecione algum .dff de alguma skin (para que tenha texturas, é necessário ter o .txd na mesma pasta do .dff)

Pronto, agora você pode ver ela, renomear etc


10. Corrigindo sua animação.

Para sua animação não bugar no jogo (um bug que quando a animação inicia/termina, o CJ meio que encolhe), clique com o botão direito em cima de cada nome de bone da lista, e depois clique em "KRT0", faça isso com TODOS
(detalhe: caso ter "R breast" ou "L breast" (lá no fim), você coloque "KR00" nos dois



11. Funcionar uma animaçao com outra dentro do jogo

E que tal você fazer sua animação funcionar dentro de outra? fácil...
Você por exemplo criou uma animação do CJ pegando o celular, no caso ele só irá movimentar o braço não? então vamos apagar as keys dos outros bones e deixar só o braço/ombro/mão dele etc, só o que a gente precisa, assim dentro do jogo você conseguirá ver sua animação pegando o celular mesmo com o CJ andando

Pra isso, selecione cada um dos bones (ossos) na qual ele não precisará movimentar, quais? isso fica por sua conta... se você quer ver ele movimentando somente o braço direito, então acho que você poderá apagar todos os outros bones, menos os do braço direito, como o braço direito, o antebraço direito, mão direita e dedos direito...

(na print eu deletei o "Neck" (pescoço)

A cada bone que você vai apagando você pode ver a anim se trocando, as partes sumindo, e ele irá ficar meio "bugado", mas é normal, tudo o que importa é você vendo o que você quer que ele movimente

No exemplo acima eu somente quero o braço direito dele se movendo até o peito, assim eu deletei da lista todos os outros bones, e deixei só os responsáveis pelo braço direito
Cuidado para apagar algum bone errado, não tem como voltar atrás, só recarregando o .ifp sem salvá-lo e fazer tudo denovo ok

Aqui vai a lista traduzida de cada bone:

ROOT  -  Raiz (geral que controla a posição do corpo do ator)
PELVIS  -  Bacia
SPINE  -  Coluna
SPINE1  -  Outra coluna
NECK  -  Pescoço
HEAD  -  Cabeça
L_BROW  -  Testa esquerda
R_BROW  -  Testa direita
JAW  -  Queixo
R_CLAVICLE  -  Cravícula direita
R_UPPERARM  -  Braço direito
R_FOREARM  -  Antebraço direito
R_HAND  -  Mão direita
R_FINGER  -  Dedo da mão direita
R_FINGER01 -  Outro dedo da mão direita
L_CLAVICLE  -  Cravícula esquerda
L_UPPERARM  -  Braço esquerdo
L_FOREARM  -  Antebraço esquerdo
L_HAND  -  Mão esquerda
L_FINGER  -  Dedo da mão esquerda
L_FINGER01  -  Outro dedo da mão esquerda
L_THIGH  -  Coxa esquerda
L_CALF  -  Panturrilha esquerda
L_FOOT  -  Pé esquerdo
L_TOE0  -   Dedo do pé esquerdo
R_THIGH  -  Coxa direita
R_CALF  -  Panturrilha direita
R_FOOT  -  Pé direito
R_TOE0  -  Dedo do pé direito
BELLY  -  Barriga
R_BREAST  -  Peito direito (mulheres)
L_BREAST  -  Peito esquerdo (mulheres)


12. Juntando vários .ifp em um

Para você pegar uma animação de outro .ifp e colocar neste, você clica com o botão direito do mouse em algum outro .ifp na lista da esquerda e vai em "Open with options", assim você pode escolher quais animações daquele .ifp você quer neste etc, assim criando um .ifp com várias animações num só :)
ps: lembre-se sempre de usar nomes bem unicos nas animações, se não me engano os nomes das animações podem ter até 15 carácteres, então deixe nomes bem únicos para não dar problemas caso você usar




Extra. Testando ela dentro do jogo (CLEO)

Você não precisa ter nenhum conhecimento sobre CLEO/SCM, basta baixar o Sanny Builder, colar esse script nele, editar as definições comentadas no inicio do código para deixar do jeito que você quer, e clicar em F6 e salvar na sua pasta CLEO, pronto, basta entrar no jogo e digitar o comando que você colocou (no exemplo, digitar "gh" dentro do jogo)
Código:
{$cleo}

const
_COMANDO         = "gh"      // Coloque o comando que você quer para ativar/desativar

_NOME_DO_IFP     = "ColoqueOnome"    // Coloque o nome do arquivo .ifp (sem digitar ".ifp") (exemplo: "BAR")
_NOME_DA_ANIM    = "ColoqueOnome"    // Coloque o nome da animação que está dentro do .ifp (exemplo: "Barcustom_get")
 
_LOOPAR          = 1     // Coloque 1 ou 0 caso queira ou não a anim repetindo  
_TRAVAR          = 0     // Coloque 1 ou 0 caso queira ou não travar o fim da anim (desative o "loopar" antes)
_TEMPO           = -1    // Coloque o tempo em ms, ou deixe "-1" para o tempo padrão da anim
_DELTATIME       = 4.0   // Velocidade da animação por base do FPS do jogo, normalmente 4.0
end

0@               = 1     // Coloque 1 ou 0 caso queira ou não a anim funcionando enquanto você anda, como por exemplo pegando o celular e andando ao mesmo tempo



//----------- SCRIPT (ignore abaixo)

while true
    wait 0
    0ADC:   test_cheat _COMANDO
    jf continue
    
    gosub @LoadIfp
    
    if 0@ == 1
    then 0A1A: actor $player_actor perform_walk_animation _NOME_DA_ANIM IFP _NOME_DO_IFP framedelta _DELTATIME loop _LOOPAR lockX 0 lockY 0 lockF _TRAVAR time _TEMPO
    else 0605: actor $player_actor perform_animation _NOME_DA_ANIM IFP _NOME_DO_IFP framedelta _DELTATIME loop _LOOPAR lockX 0 lockY 0 lockF _TRAVAR time _TEMPO
    end
    
    while true
        wait 0
        if 0ADC:   test_cheat _COMANDO
        then
            0687: clear_actor $player_actor task
            gosub @ReleaseIfp
            break
        end
    end
end

:LoadIfp
04ED: load_animation  _NOME_DO_IFP
while 84EE:   not animation _NOME_DO_IFP loaded
    wait 0
    0ACD: show_text_highpriority "Carregando IFP" time 10
end
return

:ReleaseIfp
04EF: release_animation _NOME_DO_IFP
return




uffa... consegui criar o tutorial completo :)
Caso você crie alguma animação legal e útil e dê pra criar algum cleo que seja simples, eu mesmo (ou alguma outra pessoa) pode criar pra você, basta chamar a gente :) (ou até mesmo você criar caso você aprenda cleo básico)

Alguma dúvida pergunte, e se quiser mostre seus trabalhos aqui mesmo

Caso você queira publicar este tutorial em algum blog/site/fórum, você pode, mas deixe visível o criador do tutorial (eu "Junior_Djjr") e o link original do tutorial (link deste tópico)


Última edição por Junior_Djjr em Seg 08 Dez 2014, 18:59, editado 8 vez(es) (Razão : coloquei mais coisas como desbugar a animação e funcionar uma animação dentro de outra além da lista de bones em portugues)

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em Qua 18 Jun 2014, 20:27
first :3


NAAAAAAAAAAAAAAAAICE DEEJAY !
até aquelas animaçoes de falar, naquele ifp que tu postou tem como passar pra outra ? @_@
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em Qua 18 Jun 2014, 20:37
@LooksCrazy escreveu:até aquelas animaçoes de falar, naquele ifp que tu postou tem como passar pra outra ? @_@
pq nao daria? @_@

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em Qua 18 Jun 2014, 20:43
da hora vei, pow, ayres sumiu vei, bora montar uma equipe e fazer o BMS anims entao :D
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em Qui 19 Jun 2014, 10:18
ah, esqueci de botar uns detalhes a mais, um bug q acontece nas animações do MDPMv4 q eu consegui descobrir a solução, além deq quando vc edita as animações dos peitos de uma mulher o ifp crasha (q?)
eu queria zoar botando anim nos peitos mas nao deu denilson gostoso e nao eh soh botar a anim, eh soh o fato de vc exportar a anim com o bone dos peitos q jah crasha, dae tem q tirar a key dos peitos no gta anim manager :)

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em Qui 19 Jun 2014, 11:22
TUTORIAL ATUALIZADO

Adicionei mais 2 partes no fim e a lista dos bones em português
além de uma editada no cleo pra escolher usar a animação andando, como o cj pegando o celular e andando ao msm tempo :v: tbm explica como fazer isso no tutorial, soh ler

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em Qui 19 Jun 2014, 14:53
Ia fazer os peitos balançarem? denilson gostoso

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em Qui 19 Jun 2014, 19:05

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em Sab 21 Jun 2014, 12:05
Massa! Vou ter que aprender a fazer animações pro iFruit porque o KBSA tmb me abandono, e daí posso fazer alguns MODs que tenho em mente...
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em Seg 23 Jun 2014, 14:09
Parece fácil mesmo O_O Só que tipo: Não entendi MUITO bem oque é uma "Key", e da pra apagar e adicionar "Frames" de uma animação? Da pra me responder essas 2 perguntas?
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em Seg 23 Jun 2014, 14:55
@Kevin Prestes escreveu:Parece fácil mesmo O_O Só que tipo: Não entendi MUITO bem oque é uma "Key", e da pra apagar e adicionar "Frames" de uma animação? Da pra me responder essas 2 perguntas?
key, chave... indica q tem alguma coisa lah dentro, dificil explicar @_@
tipo tem uma key aqui, e aqui tem uma pose, aqui nao tem key, e aqui nao tem, ali tem outra key, e tem mais outra pose etc... nao eh exatamente isso, mas jah dah pra entender......

e qual a duvida em apagar e adicionar frames? @_@ ue, vai lah naquela janela de configuração do tempo q mostrei no tutorial e troca o numero lah q indiquei @_@

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em Seg 23 Jun 2014, 15:37
Ok vlw
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em Seg 23 Jun 2014, 15:51
Cara, eu não to conseguindo o básico, instalar o Kam's GTA Scripts, se vc desse uma pequena explicação de quais arquivos e onde mover.

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I̜mpe͢r͚at̲ivoͯ, ͘no̅ mụnd̶o͋ ̺sl͟o͗w
́Co͔m͢ó ̼a ̒p̎eçͦa̲ ̖MC͝s ̚só͊ ͡faz̀em̈́ ̛s̸p͆ee͌df̡l̡owͭ
̟Pͭra ̌que̲ ä́ p̐r͜es̋s͉aͤ?
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em Seg 23 Jun 2014, 15:52
readme

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em Seg 23 Jun 2014, 16:03
readme = ingles = nao peça pra ir no google tradutor pq é um lixo = soh sei falar ''give money please''

e esqueci de falar, tem uns 10 readme cara.


Última edição por Elyzandro em Seg 23 Jun 2014, 16:12, editado 1 vez(es)
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em Seg 23 Jun 2014, 16:10
Porra cara, se quer mexer com essas coisas tem que saber pelo menos o básico do básico do inglês, praticamente todos os programas e ferramentas dessas áreas são em inglês @_@
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em Seg 23 Jun 2014, 16:19
@JNRois12 escreveu:Porra cara, se quer mexer com essas coisas tem que saber pelo menos o básico do básico do inglês, praticamente todos os programas e ferramentas dessas áreas são em inglês @_@

cara, eu sei inglês, mas não entendi quase nada daquele readme (dos dois readme, pq tem o do IFP e o Must_Read) mas não intendi muita coisa não, e pelo oque eu li (devo ter lido pouco) não esta escrito quais arquivos tem que mover e pra onde
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em Seg 23 Jun 2014, 16:42
google tradutor lixo? me poupe vei, eu uso ele numa boa, para de ser preguiçoso, nao vou baixar o kam's max script soh pq vc eh preguiço

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em Seg 23 Jun 2014, 16:49
@Junior_Djjr escreveu:google tradutor lixo? me poupe vei, eu uso ele numa boa, para de ser preguiçoso, nao vou baixar o kam's max script soh pq vc eh preguiço

cara, ele traduz tudo errado  Fuch That Guy 

e vc já não tem baixado o kam's max script ? pra fazer anims ?
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em Seg 23 Jun 2014, 17:00
@Elyzandro escreveu:e vc já não tem baixado o kam's max script ? pra fazer anims ?
NAO, EU CRIEI O TUTORIAL POR TELEPATIA naodiga 
e eu toh falando do readme cara pqp, no readme eu lembro q tinha até os locais certinhos para vc extrair, cara, eh tao dificil assim?

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em Seg 23 Jun 2014, 18:49
@Junior_Djjr escreveu:
@Elyzandro escreveu:e vc já não tem baixado o kam's max script ? pra fazer anims ?
e eu toh falando do readme cara pqp, no readme eu lembro q tinha até os locais certinhos para vc extrair, cara, eh tao dificil assim?

https://www.dropbox.com/s/gvb7wlp4u13pecq/KAMS_Max_README.rar baixa ai
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em Seg 23 Jun 2014, 19:00
PQP CARA, VC QUER Q EU LEIE O README PRA VC?
VC NAO TEM NOÇÃO DA INFANTILIDADE SUA? VC PEDE PRA SUA MAE VESTIR ROUPA EM VC TBM?

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em Seg 23 Jun 2014, 19:33
@Junior_Djjr escreveu:PQP CARA, VC QUER Q EU LEIE O README PRA VC?
VC NAO TEM NOÇÃO DA INFANTILIDADE SUA? VC PEDE PRA SUA MAE VESTIR ROUPA EM VC TBM?

euauehaueh vc acha mesmo que eu tava pedindo pra vc ler o readme pra mim ??? eu acho que vc NÃO entendeu o sarcasmo  pokerface 


Última edição por Elyzandro em Seg 23 Jun 2014, 19:44, editado 1 vez(es)
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em Seg 23 Jun 2014, 19:35
@Elyzandro escreveu:
@Junior_Djjr escreveu:PQP CARA, VC QUER Q EU LEIE O README PRA VC?
VC NAO TEM NOÇÃO DA INFANTILIDADE SUA? VC PEDE PRA SUA MAE VESTIR ROUPA EM VC TBM?

euauehaueh vc acha mesmo que eu tava pedindo pra vc ler o readme pra mim ???
tah, entao me diga o pq de vc ter mandado o readme pra mim.... pq vc mandou?


@Elyzandro escreveu:eu acho que vc entendeu o sarcasmo
eu entendi o sarcasmo? q? q sarcasmo eu entendi? @__@

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em Seg 23 Jun 2014, 19:54
dscp, tava na minha cara o tempo todo, eu que não li o readme, tava lah, era soh descer um pouco o srcoll, ta escrito ''For manual install'' desculpa cara, não foi minha intenção te incomodar, okay okay okay okay 
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