Chesteriz
Programador - Básico
Programador - Básico
Reputação : 5
Ver perfil do usuário
  • Reputação da mensagem: 100% (4 votos)
em Ter 22 Jul 2014, 21:38
Tomando o Rumo

Bom eae galerinha sou Chesteriz sou novo aqui na BMS e gostei da comunidade e pensei em fazer uma contribuição a ela,neste tópico ensinarei a como tomar o rumo no meio da programação.Por muito tempo buscava tutoriais de linguagens como C,C++,C#,JAVA,PASCAL e basicamente do que eu levei como conhecimento desses tutoriais foi absolutamente zero ! Por que? eu não tinha o chamado rumo(não sou um bom exemplo de programador mas para minha sorte convivi com alguns programadores "Reais" e pude perceber como eles agem).

Existe alguns pontos em  programadores que não podem faltar vou citar alguns dos  mais importantes :

1 - Ter paciência (aposto que grande parte do pessoal ao menos não se deu ao tempo de ler a primeira parte e foi rolando o post para poder ver se havia algum tutorial) Se você tem esse habito mude pois muitas vezes você será obrigado a ler documentações extensas sobre a linguagem que você quer aprender ou se quer resolver um erro (quanto melhor documentada uma linguagem,você não terá que sair por ai perguntando em fóruns).Isto também se enquadra na hora de desenvolver seus códigos,ou você vai desistir se ele não sair como o resultado esperado ?

Como aprender a  programar  PHP-Script2

2 - O google  é o teu senhor e nada te faltara,"zueira",mas essa é quase uma regra não há nada que o google não pode te responder,lembre-se que geralmente voce não é o unico com a mesma duvida então procure bem e só  em ultimo caso utilize de um fórum para pedir ajuda
Como aprender a  programar  28867wall

Parte Pratica

Aprender  a programar é quase como aprender inglês,se o seu inglês for bom você não terá tanta dificuldade para aprender.É dai que você me pergunta "Cara meu inglês é um lixo,Como faço para melhora-lo?",para isso eu recomendo o duolingo :

Como aprender a  programar  Logo

Para quem não conhece Duolingo é uma plataforma que já algum tempo foi disponibilizada para o Brasil,nele quem domina o português pode aprender Inglês ou Espanhol(do zero),Eu a faço e é uma grande ajuda não só porque quero programar mas aprender é inglês é essencial para tudo hoje em dia sem contar que os melhores livros de programação(e também as duvidas que você tentar tirar as respostas então principalmente em fóruns gringos) em sua maioria são inscritos em inglês e poucos deles são traduzidos para o português.

Linguagem de Programação

Essa é a parte que nos mata,quando queremos iniciar em programação temos duvida de que linguagem é mais correta para poder se programar,percorremos fóruns e fóruns atrás de uma resposta,aqui na comunidade baseada em GTA sempre pedem tutoriais de como criar scripts mas não adiantaria em nada se alguém experiente em criação de mods,criasse um tutorial detalhado e completo sobre a criação de mods se você não sabe o essencial que a linguagem de programação.

É ai que entra o Code Academy (sei que muitos devem estar agora dizendo "Ele nem citou Lógica de programação" para quem disse isso sugiro que leia o esse tópico AQUI)A Code Academy é uma plataforma recentemente traduzida para o português,que foca em ensinar a programar gratuitamente Nele pode se Aprender HTML e CSS(juntos),JAVASCRIPT,JQUERY,PHP,PYTHON E RUBY,se não souber os fundamentos de cada linguagens citadas acima procure sobre elas no google,Na Code Academy você terá também uma grande quantidade de frameworks para se treinar a linguagem aprendida mas ATENÇÃO A Code Academy Chegou recentemente ao Brasil como já citado acima,então a tradução não esta lá 100% boa mas nada do que ler e reler para poder aprender,porque programação é  pura lógica ! (As linguagens disponíveis no site indicado são voltadas para a web,mas são de grande importância se você que quer aprender a programar aproveite esta oportunidade pois após pegar o "jeito" de como funciona a lógica ai sim poderá partir para uma linguagem especifica de seu gosto e vontade,e não se esqueça de ler este tópico é de suma importância que você o leia antes de tentar algo pois explica a diferença entra as linguagens e responde sobre a questão da Lógica de programação   )

OBS : linguagens como python e ruby,já são nativas de sistemas linux,para você que utiliza Windows utilize estes links para fazer o Download :

Ruby -Escolha a versão do seu sistema(x86=32bits) ou (64 Bits) download Se não souber identificar a versão do sistema veja isso AQUI

Python - Escolha a versão do seu sistema e faça o download (x86=32bits) ou (64 Bits) download Se não souber identificar a versão do sistema veja isso AQUI

Eae já manja dos Inglês?

Pra você ai que já manja dos Inglês existem muitos cursos gratuitos como o Code Academy(os cursos abaixos são muitos mais detalhados do que o da code academy) só que estão escritos em Inglês se quiserem dar uma olhada :

Aprenda C#(Inglês)

Aprenda C(Inglês)

Aprenda Shell(Inglês)

Aprenda Java(Inglês)

Aprenda Python(Inglês)

Aprenda JavaScript(Inglês)

Aprenda PHP(Inglês)

Aprenda Haskell(Inglês)

Já tem experiência?

Bom eu não ia acrescentar nada relacionado a paradigmas ou  a linguagens de programação declarativas(iria continuar com as imperativas mesmo pois "parece" ser mais fácil para iniciantes) mas o Thelost recomendou alguns links muito legais,bom para quem não a conhece sugiro que pela terceira vez LEIA ESTE TÓPICO ele explica a diferença entre os "Três" paradigmas para entender até o poder da linguagem que será relatada leia o texto do começo ao fim pois ele explica tudo,A linguagem que o Thelost recomendou foi Haskell
ela é uma linguagem declarativa,funcional (novamente se você não sabe a diferença ou o significado leia o no link que eu RECOMENDEI )Como o  Thelost disse programar em linguagens com paradigma funcional  "é um modo muito legal de se programar, faz a sua cabeça pensar muito mais sobre como o código poderia ser" a diferença é que"linguagens declarativas(que se divide em linguagens  funcionais e lógicas)  não descreve *o que fazer* (como linguagens  imperativas), e sim *como* deve ser feito".O link recomendado pelo Thelost foi o livro Aprender haskell será um grande bem para você Apesar de ser um grande e bom livro só recomendo o estudo desse tipo de linguagem se você ao mínimo souber uma ou duas linguagens imperativas,porque apesar de ter depoimentos por ai na net de pessoas que conseguiram aprender a programar em linguagens declarativas eu acho bem mais produtivo aprender uma das linguagens imperativas para depois partir para alguma linguagem declarativa ok?

Livro : Aprender Haskell será um grande bem para a você Valeu Thelost

Finalizando
Espero ter ajudado a vocês galera ! Qualquer duvida entre em contato, Se gostarem por favor comentem,se virem algo errado por favor me informem ! Vlw flw

Última edição por Thelost em Sab 17 Jan 2015, 14:18, editado 3 vez(es) (Razão : Erro de definições)
Convidado
Convidado
em Ter 22 Jul 2014, 21:54
Novatos fazendo tópicos interessantes, novos tempos a vista ...

Eu tenho uma conta no code academy mas nunca parei pra ver qualé a do bagulho, quem sabe hoje.
JNRois12
Programador - Básico
Programador - Básico
Reputação : 65
Link : g1.globo.com/jornal-nacional/
Ver perfil do usuário
em Ter 22 Jul 2014, 22:00
Como aprender a  programar  GRbkVD2

Esse Duolingo é muito difícil, não é pra mim não hein

Mas sério agora, até que ficou bom o tutorial hein @_@
Chesteriz
Programador - Básico
Programador - Básico
Ver perfil do usuário
em Ter 22 Jul 2014, 22:22
Valeu pylm,code academy é muito principalmente para quem quer aprender novas linguagens

E JnRois12 Vlw ! eu também quando vi a primeira parte do duolingo parei por ai só que resolvi continuar para poder ver o poder de ensino dele e me surpreendeu acredite amigo as coisas vão apertar já deu uma olhada na arvore de aprendizado ?
Como aprender a  programar  1399
Convidado
Convidado
em Ter 22 Jul 2014, 22:25
Como aprender a  programar  KhIub0u

Raisins Face

Fiz uma conta lá, vou acabar melhorando a fala com ele, me parece interessante.
Chesteriz
Programador - Básico
Programador - Básico
Ver perfil do usuário
em Ter 22 Jul 2014, 22:29
Pylm escreveu:Como aprender a  programar  KhIub0u

Raisins Face

Fiz uma conta lá, vou acabar melhorando a fala com ele, me parece interessante.

No começo pode ser maçante mas depois as coisas começam a melhorar ! Eles deixam o melhor para o final !
Junior_Djjr
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Censurando since 2011
Reputação : 727
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br
em Qua 23 Jul 2014, 05:37
q massa vei (Y)

Programador - Avançado
Programador - Avançado
Reputação : 265
Ver perfil do usuário
em Qua 23 Jul 2014, 13:41
Gostei do tópico, sério, mas eu tenho um adicional para ele: Todas essas linguagens que você referiu-se, são todas do mesmo patamar, não tem nada de interessante nelas, eu recomendo outras linguagens, linguagens que não seguem esse padrão de mercado.

http://en.wikipedia.org/wiki/Programming_paradigm

Como você pode ver ao lado direito, há uma lista com todos os paradigmas existentes em programação. E o que mais me chama a atenção é o paradigma funcional: http://en.wikipedia.org/wiki/Functional_programming

Isso é incrível, é um modo muito legal de se programar, faz a sua cabeça pensar muito mais sobre como o código poderia ser.

Enfim, gostaria que você adicionasse esse livro à sua lista de linguagens: http://haskell.tailorfontela.com.br/

E a versão original: http://learnyouahaskell.com/chapters
Bem, não é só Haskell que é uma ótima linguagem, temos Lisp, Erlang etc.
Chesteriz
Programador - Básico
Programador - Básico
Ver perfil do usuário
em Qua 23 Jul 2014, 17:32
Valeu thelost eu nem ia tocar no assunto mais gostei do livro que você indicou,Vou acrescentar a postagem!
Sávio
Gostoso
Gostoso
Reputação : 131
Ver perfil do usuário
em Dom 04 Jan 2015, 04:13
MUITO OBRIGADO POR DIVULGAR O DUOLINGO ;-;

MEU PC::
Monitor: Toshiba 16' polegadas (1366x748)
CPU: Intel Core I5 2310 2.9GHz
VGA: Xfx AMD Radeon HD 7770 1GB Core Edition
RAM: 8,00GB Dual-Channel DDR3 1333MHz
MOB: Intel H61 (Socket 1155) 
PSU: Corsair 430W
HDD: 2000GB Seagate ST2000DM001-1E6164
Como aprender a  programar  76561198111045670

Thelost
Programador - Avançado
Programador - Avançado
Reputação : 265
Ver perfil do usuário