Compartilhe
Veterano
Veterano
Reputação : 116
Ver perfil do usuário
  • Reputação da mensagem: 100% (4 votos)

[ANÁLISE] iPega PG-9017 – Jogando decentemente em Smarphones

em Dom 17 Ago 2014, 15:16
Creio eu que todos aqui nessa área tenha um smartphone ou pelo menos já tenha jogado em uum, certo? Seja como for, é uma bosta, é cara, em um mundo onde a maioria dos jogos “fodas” pra smartphones são cópias de jogos de consoles (e também ports deles), jogar em touch com 10 botões na tela é impraticável, é muito mais raiva por morre no GTA do que diversão por matar no GTA (record, eu lhe invoco).
Felizmente, temos alternativas e elas não são comprar um 3DS ou PS Vita , que são o uso de controles físicos, tem um grande número deles mas o que eu adquiri e vou mostrar aqui, é o iPega PG-9017, vamos lá.

Conexão

Jogando New Super Mario Bros DS através do DrasTic

A conexão com o smarphone é feita via bluetooth e ele também tem um “agarrador” que o permite se acoplar ao smartphone, ele agarrou perfeitamente o meu Xperia L que tem suas 4.3', entretanto, ele tem um limite de 5,5', logo, você não vai usa-lo em um galaxy note e muito menos em um tablet desse jeito, mas não fique por ai, você pode usa-lo sem acoplar ao smartphone, mesmo que a grande sacada esteja justamente nele ficar preso no smartphone.

O pareamento é extremamente simples, bom, dependendo onde você está … se você estiver no android 4.3 pra baixo, é só ligar o controle segurando Home + Modo desejado e parear no menu de bluetooth, pronto, agora quando você ligar o controle ele já vai parear automaticamente, jogos que tem suporte nativo a controles tendem a funcionar automaticamente (GTA SA, Asphalt 8, Dead Trigger) e alguns ficam de viadagem (Gangstar Vegas, Dead Effect) e alguns outros sequer tem suporte (coisa de 2012 pra baixo) e pra isso tem vários apps para mapear os toques da tela para botões no controle, como o GameKeyboard, Game Controller 2 Touch, GKM Touch, USB/BT Joystick Center, Tincore Mapper e segue a lista.

O controle pode ser conectado em 4 modos diferentes

Home + X – Modo gamepad
Home + A – Modo teclado
Home + Y – Modo SPP
Home + B Modo iCade

Sendo que os dois primeiros são auto explicativos (ambos funcionam com jogos com suporte a controle nativo no android), vou me ater a explicar os dois últimos.

SPP: É o modo de conexão “se tudo falhar, esse vai” e foi o único que funcionou comigo no Kit Kat, aliás, o Kit Kat me foi O problema com esse controle, no Jelly Bean tudo correu lindamente, no KK só foi dor de cabeça, ele só foi funcionar usando o Ipega Game Center e GHKey IM no modo SPP.

iCade: É um modo exclusivo para aparelhos IOS, ele se passa pelo iCade, que é um famoso acessório para iPad que o transforma em uma máquina de arcade.

Só para explicar um pouco dos meus problemas no KK, ele só era pareado fazendo o uso do GHKey IM ou do Ipega Game Center (o qual faz ele se passar por um moga pro, caso você queira) e mesmo assim, eu tinha que ficar alternando entre eles por problemas com emuladores, veja, no DrasTic, eu não conseguia mapear os controles com o Ipega Game Center pois ao pressionar B, o emulador entendia como back e voltava, me impedindo de mapear os controles, consegui usando o GHKey, no ePSXe, ao usar o ipega game center, os botões A e B eram reconhecidos como sendo o mesmo botão, no GHKey funciona, mas os analógicos não, no PPSSPP (que tem a função de mapear controles automaticamente), tive que configurar tudo manualmente com o ipega game center, enfim, acho que já deu pra entender o como eu passei raiva no KK né? Apesar disso, um cara me deu feedback de ter usado o controle perfeitamente no KK em um Nexus 4, creio ser um jogo de sorte.
Já no Jelly Bean pra baixo, foi só ligar o controle e puff, tudo funcionando, botões teconhecidos como deveriam e analógicos funcionando perfeitamente, inclusive o PPSSPP fazendo a configuração automática.

Layout dos botões e Construção

O controle tem o padrão de botões do Xbox misturado com o PlayStation e formato DualShock LOL
Os botões nele presentes são:
X, A, B, Y, L1, R1, Sart, Select, D-PAD e dois analógicos (ou sticks, chame como quiser).

Eles são bem confortáveis, anos luz a frente de controles de ps2 genéricos que você encontra por ai,  os analógicos são um pouco estranhos no começo (devido ao tamanho pequeno) mas eu me acostumei rapidamente após 1 hora de Dead Trigger (o qual faz uso intensivo deles), os analógicos não são pressionáveis, logo, não temos ai um L3 e R3, uma pena, mas.

A construção do controle também é ótimo, ele é feito inteiramente de plástico e é “mácio” de se usar, não é duro como qualquer genérico de merda por ai além de ser bastante resistente.

Também há dois leds na parte frontal do controle, sendo um de search que indica quando ele está pareado (led aceso), pareando (led piscando) e buscando (led piscando sem parar) e também o de charge, que indica quando precisa carregar (led aceso) e quando está carregado (led apagado).
Uma dica, quando ele diz que precisa de carga, coloque logo pra carregar porque ele vai desligar em alguns minutos.

Bateria

Ele vem com uma bateria interna (a, sério?) de lítio com 380 mAh que é carregada via microUSB, ele também vem com o cabo USB pra isso mas qualquer carregador de celular já serve.
Apesar de parecer pequena, ela aguenta facilmente 20 horas diretas e a carga é feita em cerca de uma hora e meia, o controle desliga após alguns minutos inativo para poupar bateria.

Suporte

Já comentei sobre isso em conexão, no que diz respeito a Android Jelly Bean pra baixo, ótimo, KK é um jogo de sorte.
Alguns jogos mesmo tendo suporte a controles (único que vi isso foi Gangstar Vegas), não detectam o iPega, você pode usar o ipega game center pra ele se passar por um moga pro (e então funcionar) ou usar apps para mapear toques para botões.

No que diz respeito ao suporte técnico do controle, caso venha a dar algum pau por algu motivo, esquece! A empresa (ipega é o nome da empresa) desenvolvedora dele é chinesa e ele só é vendido aqui via meios não oficiais como o mercado livre então, suporte é algo que você não vai ter, mas contanto que você não o derrube do segundo andar de casa, ele vai sobreviver.
O Ipega Game Center e GHKey IM não estão disponíveis na play store, sendo necessário ir até o site deles (em chinês) e pegar os app (em inglês), no manual tem um QRCode quete redireciona pra lá, aliás, o manual é bem simples e vem em inglês e chinês.

Conclusão

Creio que depois de ler tudo isso (você leu né?), você já deva ter uma opinião formada sobre comprar ou não comprar o controle, vale dizer que também tem outra versão, a 9025, a qual tem os botões L2 e R2 além do L3 e R3, também é mais cara.

Mas em todo caso, fiquem com uma lista de prós e contras pra encerrar.

Prós
* Tamanho
*  Bateria
* Pegada

Contras
* Falta de L2 e R2

O controle funciona em aparelhos Android, IOS e no PC com um adaptador bluetooth, infelizmente ele NÃO é compatível com o Windows Phone ou outros sistemas operacionais mobile (Symbian, Meego, Sailfish, Jolla, Ubuntu Touch e segue).

Programador - Básico
Reputação : 5
Ver perfil do usuário

Re: [ANÁLISE] iPega PG-9017 – Jogando decentemente em Smarphones

em Dom 17 Ago 2014, 18:04
Bela analise, mas ei ! Eu nunca na minha vida ouvi falar sobre isto,e onde voce comprou,se foi pela internet poderia me enviar o link ?
Veterano
Veterano
Reputação : 81
Ver perfil do usuário

em Dom 17 Ago 2014, 18:12
Legal, + 1 de reputação :D

Veterano
Veterano
Ver perfil do usuário

em Dom 17 Ago 2014, 19:06
Chesteriz escreveu:Bela analise, mas ei ! Eu nunca na minha vida ouvi falar sobre isto,e onde voce comprou,se foi pela internet poderia me enviar o link ?

Muito dificilmente vc vai encontrar um controle assim em lojas, comprei no mercado livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576147387-controle-para-iphone-ipad-ipod-smartphone-androidipega-_JM

Também é possível usar controles de Ps3 e Xbox 360 (desde que vc tenha OTG) e qualquer outro console que vc adapte pra microUSB, inclua ai controles de snes, nes, n64, ps1, ps2, teclados e mouses, controles de atari e etc :)

Programador - Básico
Reputação : 5
Ver perfil do usuário

em Dom 17 Ago 2014, 20:32
Pena não sinto confiança em comprar algo pelo mercado livre ! ainda pretendo perder esse medo mas até la... Mesmo assim vlw Pylm
Veterano
Veterano
Ver perfil do usuário

em Dom 17 Ago 2014, 20:36
Já comprei algumas coisas lá ... esse controle, um adaptador wireless pro controle de 360 e um carregador portátil (aqueles power bank genericão, já me salvou várias vezes ;-;).

Veterano
Título : GTA Online pro
Reputação : 33
Ver perfil do usuário

em Ter 19 Ago 2014, 19:10
eu to pensando SERIAMENTE em comprar esse cu ai  :v: 

Ram: 4 GB DDR3 1330 MHz
Processador: Intel Celeron CPU 1000M 1.80 GHz
HD: 465 GB
Minhas playlists do Spotify:
Modelador - Intermediário