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Como deixar modelos mais leves (3 Métodos)

em Ter 30 Jun 2015, 19:27
ATUALIZADO
                                             

Este tutorial é para ensinar a deixar modelos mais pesados com menos polígonos, deixando-o mais leve, essencial para Pcs da xuxa como o meu  truestory .
Ele é focado em armas mas seu conceito base se aplica aos demais modelos.
Então vambora!  letsgo

Não vou ensinar aqui como se instala o kam's pois no download vem as instruções e há videos sobre 3ds max+gta que explicam mais do que mil palavras deste mísero Animmer.

Há três métodos:
1° Método (O Mais simples  :Y:  ):
O 3Ds Max não usa o conceito decimate mas há como diminuir polys diretamente do programa, é bem simples, clique no modelo, e escolha o modifier "Optimize" depois mude os valores em "Face Thresh" e "Edge Tresh", que irá optimizar o modelo, você verá a diferença conforme muda os valores, "Bias" e "Max Edge Len" são fatores que amenizam as mudanças de "Face Tresh" e de "Edge Tresh", não é necessário, usar, é opcional OK?

Depois dê um collapse to no modifier com o botão direito do mouse e exporte como dff.

2° Método (Mais fácil e rápido do que o próximo  :) ):
Baixe o programa Polygon Cruncher (Link), ele é pago, mas sua versão demo, faz o trabalho e dura 7 dias, NÃO procure por keygen são falsos, já que é um programa de menor porte e menos famoso, o problema é TODO SEU se vc for atrás de um keygen e pegar vírus.
Abra e clique em "optimize a file".
Escolha o modelo em .3ds e abra, clique no modelo até ele mudar de cor em uma parte, na lateral esquerda da tela, verá um menu chamado "Optimization Mode", nele escolherá dentre os 3 modos de "decimate", a parte destacada é a que terá alterações.
Olhe para esse mesmo menu e verá que existe o botão "Compute Optimization", clique e arraste a barrinha que aparecerá como no blender, lembre-se de manter o equilíbrio entre beleza e tamanho ou vai estragar o modelo e vai ficar uma BOSTA.
Se satisfeito, salve como 3ds , abra o 3ds e importe o modelo, depois exporte como dff e pronto!

3° Método (Leva um Tempo  okay ):
Você vai precisar dos seguintes programas :

*Blender
*3DS Max com Kam's Scripts (recomendo o 8 caso use o windows 7 pelo fato de o 9 não importar texturas por incompatibilidade e o 2010 é meio pesado mas importa texturas de boa, não é tão fácil de achar o 8 por aí mas é possível  :) )
*Biturn (Programa que fará a transição de obj para 3ds sem que perca o UVmap) Link Direto

1° Passo: Com o Blender, importe o modelo (há scripts para blender para importar .dff mas não exporta muito bem) caso não use scripts para o blender, abra o 3ds max e importe o .dff depois salve como 3ds e abra no blender.
Passo 1:
2° Passo: Vá na seção de "modifiers" do blender e use a ferramenta "decimate", deslize a barra destacada na print para ajustar a redução de polys, note que se reduzir demais vai estragar o modelo e apagar parte de sua estrutura, tente manter um equilíbrio entre definição e tamanho do arquivo final, feito isso, clique em "Apply", se satisfeito com o resultado, exporte como .obj.
Passo 2:
3° Passo: Abra o Biturn, nele você transformará o arquivo .obj em .3ds.
Passo 3:
4° Passo: Importe o .3ds com o 3ds Max,caso ele esteja em posição diferente gire o modelo de volta á sua posição, certifique-se de que quando exportar para dff, o modelo deve estar em pé no eixo z, exporte como dff e coloque o nome de uma ID de arma no gta3.img ex: colt45 , ak47,etc. (caso esteja modificando uma arma naodiga ).
Passo 4:
5° Passo: Compare o tamanho do dff ao modelo original e ao modelo correspondente no jogo e teste-o.

4° Método ? (Mais eficiente ainda? Chato de se fazer  fuuu ):
Misture resultados entre os métodos acima.

Dica Marota:
Se faltar a mira da arma no cano ou o gatilho (partes menores) forem danificadas pela redução de polys, importe a arma original, esconda a lowpoly clicando com o botão direito e escolha "Hide Selected" ou " " Unselected" depende do que estiver selecionado, selecione tudo aquilo que não vai usar da arma highpoly e exclua, deixando apenas as partes que vai aproveitar, feito isso, reduza um pouco seus polys como fez com a arma anteriormente (ou não) sem destruir muito do modelo, importe o resultado no 3ds max e dê um attach na arma lowpoly e exporte como dff
Seja Feliz com cada mísero fps ganho  faa  .
Espero ter ajudado.

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Última edição por Yurihdf em Qua 07 Jun 2017, 15:27, editado 8 vez(es)

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Re: Como deixar modelos mais leves (3 Métodos)

em Ter 30 Jun 2015, 20:16
q massa vei, editar uns carros pesados pra deixar mais leve seria perfect pqp

tinha um plugin no Sketchup q fazia coisa assim, mas era soh metade a metade

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Re: Como deixar modelos mais leves (3 Métodos)

em Ter 30 Jun 2015, 20:19
a primeira coisa que fiz foi tentar isso mas o lod atrapalha e eu n sei salvar com dummys e talz, estive a ponto de salgar o meu PC e queimar porque n conseguia editar um carro.

Algum modelador deve saber conciliar isso tudo pqp mano seria foda um carro de 1 GB por KBS.

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Re: Como deixar modelos mais leves (3 Métodos)

em Ter 30 Jun 2015, 21:35
Daora, quando eu aprender a modelar já vou saber deixar o modelo mais leve.
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Re: Como deixar modelos mais leves (3 Métodos)

em Ter 30 Jun 2015, 22:06
Vendo isso me pergunto, 3DS nao tem essa ferramenta?

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Re: Como deixar modelos mais leves (3 Métodos)

em Ter 30 Jun 2015, 22:17
Não exatamente, procure por decimate 3ds max, há maneiras de fazer mas no meu caso os 3ds antigos não tem modifiers que o cara do vídeo sobre decimate no 3ds usa, sem falar que é bem mais complicado e talz no blender é só ajustar com o mouse, o problema é que não existe um script de dff melhor para o blender de modo que possibilite o processo direto nele.
Bullshit.


Última edição por Yurihdf em Qui 09 Jul 2015, 08:28, editado 1 vez(es)

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Re: Como deixar modelos mais leves (3 Métodos)

em Ter 30 Jun 2015, 22:54
Infelizmente, o importador/exportador de dff do blender é horrível, sem falar que não abre as texturas muito bem :/

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Re: Como deixar modelos mais leves (3 Métodos)

em Qui 09 Jul 2015, 08:18
ATUALIZADO:
Na verdade existe sim como fazer diretamente pelo 3ds MAX, weeeeeeeee faa é o 1° Método.
na verdade nem sei porque tantos métodos já que existe esse tão simples mas fodaze
@Yurihdf escreveu:Não exatamente, procure por decimate 3ds max, há maneiras de fazer mas no meu caso os 3ds antigos não tem modifiers que o cara do vídeo sobre decimate no 3ds usa
Retiro o que disse.

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Re: Como deixar modelos mais leves (3 Métodos)

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