Dúvidas sobre Português

Compartilhe

Gabriel
    Veterano
    Veterano

Título : Terrariano
    Plataforma : MALAKOI
    Reputação : 64
    Link : /2012

Re: Dúvidas sobre Português

Mensagem por Gabriel em Qui 08 Out 2015, 21:41

Uma dúvida, o thelost me atentou que "oque" não existe, então imediatamente eu lembrei da minha professora de biologia, então aqui vai a dúvida, a pergunta "Que é uma célula?" está certa? A minha professora fica escrevendo perguntas começando com "que", isso agoniza meu coração, eu me sinto muito estranho lendo essa pergunta @_@

Hue
    Produtor de vídeos - Avançado

Título : Kite ante legue
    Plataforma : PC
    Reputação : 138

Mensagem por Hue em Qui 08 Out 2015, 21:52

@Thelost escreveu:Eu não faço esforço algum para escrever, ainda assim, escrevo certo. Só não significa que eu não erre sem querer. A diferença é que eu percebo quando erro.

Não acredito que algo que venha sem esforço preste, Einstein já dizia: O sucesso é 1% inspiração e 99% transpiração, mas enfim...

@Thelost escreveu:
    Eu falei do Júnior e do Edu. Só não entendo o porquê você defende que as pessoas escrevam errado na internet.
    Eu defendo que corrigir os outros é chatice, o que é bem diferente de defender quem escreve errado.

@Thelost escreveu:
    E meu corretor é em inglês, porque eu raramente tenho dúvidas em português.
    Todos tem dúvidas de português, não vem com essa.

@Thelost escreveu:
    Você sabe muito bem que não faz mal corrigir alguém. Isto é, de forma amigável, obviamente.
    Você pode perder muitas amizades com isso. Se tem tanta necessidade de corrigir os outros, siga a carreira de professor de português, já que se julga competente para tal.

"“Toda verdade passa por três estágios. Primeiro, ela é ridicularizada. Segundo, ela é violentamente resistida. Terceiro, ela é aceita como sendo autoevidente” (Arthur Schopenhauer, filósofo alemão [1788-1860])"

“Se pudesse ser demonstrada a existência de qualquer órgão complexo que não poderia ter sido formado por numerosas, sucessivas e ligeiras modificações, minha teoria desmoronaria por completo.” (DARWIN 1872)"

Gabriel
    Veterano
    Veterano

Mensagem por Gabriel em Qui 08 Out 2015, 21:56

Nossa que ignorância, se ele corrige os erros de português tem que ser professor, você fica conspirando e nem assim ninguém manda você ser o louco da cidade que anda com papel alumínio na cabeça.

Spoiler:
    O que eu acabei de falar? denilson gostoso

Hue

Mensagem por Hue em Qui 08 Out 2015, 22:00

^^^ Não mando ninguém entrar no fórum de conspiração. Quem entra o faz por vontade própria e obrigatoriamente precisa respeitar para não ser punido.

"“Toda verdade passa por três estágios. Primeiro, ela é ridicularizada. Segundo, ela é violentamente resistida. Terceiro, ela é aceita como sendo autoevidente” (Arthur Schopenhauer, filósofo alemão [1788-1860])"

“Se pudesse ser demonstrada a existência de qualquer órgão complexo que não poderia ter sido formado por numerosas, sucessivas e ligeiras modificações, minha teoria desmoronaria por completo.” (DARWIN 1872)"

Gabriel
    Veterano
    Veterano

Mensagem por Gabriel em Qui 08 Out 2015, 22:05

BLZ, continua discutindo com o theperdido

Hue

Mensagem por Hue em Qui 08 Out 2015, 22:22

Não menospreze as pessoas... Einstein era péssimo em línguas, passou raspando.

“Einstein era autodidata, faltava às aulas para estudar por conta própria e nunca foi mau aluno. Sua única dificuldade era em línguas”, explica o jornalista Cássio Leite Vieira, aficionado pela vida do físico alemão.

Junior_Djjr
    Scripter CLEO - Avançado
    Scripter CLEO - Avançado

Título : Junior, o periquito.
    Reputação : 541
    Link : www.MixMods.com.br

Mensagem por Junior_Djjr em Qui 08 Out 2015, 22:53

Sobre a discussão lah atrás, eu concordo q corrigir sem necessidade eh chatice :v:
    Tipo agr msm eu fui alertado pelo navegador q "chatice" eh com "c" pois antes eu digitei com "ss" pokerface nem por isso achei o navegador chato :)

Mas alguém vem me "corrigir" por digitar "q" ao invés de "que", isso não eh uma "correção", isso eh soh uma crítica por não gostar do modo q digito, e a crítica eh uma opinião da pessoa @_@
    Críticas e correções são validas para ensinar

@Gabriel escreveu:Uma dúvida, o thelost me atentou que "oque" não existe, então imediatamente eu lembrei da minha professora de biologia, então aqui vai a dúvida, a pergunta "Que é uma célula?" está certa? A minha professora fica escrevendo perguntas começando com "que", isso agoniza meu coração, eu me sinto muito estranho lendo essa pergunta @_@
    "Que é uma célula" deveria ser usado por exemplo "Achamos essa tal coisa, que é uma célula"
    Agr imagine uma pessoa falando "Achamos essa coisa...." e uma outra pessoa entra no meio e pergunta "...Que é uma célula?" (sim, esse eh o único exemplo q tenho em mente)
    SEMPRE tem q usar "O que" para fazer uma pergunta como essa

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Reputação : 250

Mensagem por Thelost em Sex 09 Out 2015, 08:55

facepalm  "Que é uma célula" está correto.

Edu escreveu:@Thelost eu nunca vou fazer currículo, praque adianta estudar tanto para ser mandado pelos outros ohgodwhy, coisa de mongoloide que gosta de ser submisso, porém como estamos no Brasil isso é normal, todo mundo sempre fala: filho estuda, faz faculdade, seja perfeito para ser mandado por outra pessoa auhehuaeuheuaah...
    E o mundo não funciona do jeito que você quer. O mundo funciona por hierarquia. Não é humilhação alguma (aqui eu estou tirando os abusos de autoridade, óbvio).

Edu escreveu:mano coisa que mais me enoja é pessoas falando o que devo fazer, simplesmente porque todos fazem, estudar, fazer faculdade, ter um bom emprego, uma família perfeita, uma casinha na praia, ser rico, ter um carro caro, enfim sai fora, não nasci para ser mandado por outros, diferente da maioria que não se importa, e acha isso normal e correto, muito menos mandar nos outros, coisa da qual acho desprezível, ganhar coisas nas costas dos outros...
    Pois eis que digo-te: não estude. Não trabalhe. Não busque conhecimento. Seja vegetativo. Por favor.

@Hue escreveu:Não acredito que algo que venha sem esforço preste, Einstein já dizia: O sucesso é 1% inspiração e 99% transpiração, mas enfim...
    ????
    A língua devia ser algo extremamente natural. Você fica fazendo esforço pra falar?

@Hue escreveu:Todos tem dúvidas de português, não vem com essa.
    Sim. Uns têm mais. Outros, menos.

@Hue escreveu:Você pode perder muitas amizades com isso. Se tem tanta necessidade de corrigir os outros, siga a carreira de professor de português, já que se julga competente para tal.
    Até hoje isso nunca aconteceu. Minha amizade não é baseada em troca de gentilezas.

@Hue escreveu:Não mando ninguém entrar no fórum de conspiração. Quem entra o faz por vontade própria e obrigatoriamente precisa respeitar para não ser punido.
    Não mando sequer alguém escrever errado aqui no fórum. Quem escreve faz por vontade própria e obrigatoriamente precisa respeitar a língua.

Júnior escreveu:Sobre a discussão lah atrás, eu concordo q corrigir sem necessidade eh chatice
    Por quê?

Hue

Mensagem por Hue em Sex 09 Out 2015, 09:33

A língua devia ser algo extremamente natural. Você fica fazendo esforço pra falar?
    Para falar coloquialmente não precisa fazer esforço algum, basta abrir a boca, e isso qualquer um faz.

Até hoje isso nunca aconteceu. Minha amizade não é baseada em troca de gentilezas.
    Então é baseada em troca de insultos?
    Nunca aconteceu porque talvez seu círculo de amizades seja extremamente restrito. Quero ver fazer novas amizades com essa atitude... É difícil.

Não mando sequer alguém escrever errado aqui no fórum. Quem escreve faz por vontade própria e obrigatoriamente precisa respeitar a língua
    Ninguém tem obrigação de respeitar a língua, não existe lei para isso.

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por Thelost em Sex 09 Out 2015, 09:47

@Hue escreveu:
    Para falar coloquialmente não precisa fazer esforço algum, basta abrir a boca, e isso qualquer um faz.
    Então você acha que eu me debruço na mesa, faço dez revisões do que eu escrevi e, só assim, posto?

Então é baseada em troca de insultos?
    Nunca aconteceu porque talvez seu círculo de amizades seja extremamente restrito. Quero ver fazer novas amizades com essa atitude... É difícil.
    Desculpe, mas eu já consegui amizade (e das boas) logo no terceiro dia de faculdade. Você não conhece da minha vida para falar tais baboseiras.

Não mando sequer alguém escrever errado aqui no fórum. Quem escreve faz por vontade própria e obrigatoriamente precisa respeitar a língua
    Ninguém tem obrigação de respeitar a língua, não existe lei para isso.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/01/o-erro-de-portugues-que-virou-caso-de-policia.html

http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI34613-9531,00-ERRO+DE+PORTUGUES+VAI+RENDER+MULTA+NO+RIO+DE+JANEIRO.html

E olha a bosta que é não respeitar a própria língua:
    http://revistalingua.com.br/textos/blog-abizzocchi/ortografia-e-lei-271797-1.asp

Hue

Mensagem por Hue em Sex 09 Out 2015, 09:55

Então você acha que eu me debruço na mesa, faço dez revisões do que eu escrevi e, só assim, posto?
    Revisão de uma postagem de 5 linhas é mole :V

Desculpe, mas eu já consegui amizade (e das boas) logo no terceiro dia de faculdade. Você não conhece da minha vida para falar tais baboseiras.
    Amizade no terceiro dia de faculdade não é exatamente amizade. É coleguismo de situação, por estar na mesma sala, por fazer trabalhos em grupo, etc.

Então prendam toda a população brasileira :v

Seus exemplos não tem nada a ver com o que estamos falando. Questões legais, comerciais, profissionais é outra coisa - É aí que entra a parte de consultoria jurídica e de revisão de texto de uma empresa ou repartição pública. Ninguém é autossuficiente, coloque isso na sua cabeça.

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por Thelost em Sex 09 Out 2015, 10:05

@Hue escreveu:
    Revisão de uma postagem de 5 linhas é mole :V
    Então você gosta de dar uma de troll? Babacão. Três anos de escrita correta já são suficientes para você escrever, CONSCIENTEMENTE, certo (ao menos quase sempre).

Amizade no terceiro dia de faculdade não é exatamente amizade. É coleguismo de situação, por estar na mesma sala, por fazer trabalhos em grupo, etc.
    Parece que gosta de ser troll mesmo. Não são colegas. São amigos. Ao menos, 2 deles.

Mas, ainda assim, você quer desviar o assunto pra algo pessoal. É um troll de carteirinha.

Então prendam toda a população brasileira :v

Seus exemplos não tem nada a ver com o que estamos falando. Questões legais, comerciais, profissionais é outra coisa - É aí que entra a parte de consultoria jurídica e de revisão de texto de uma empresa ou repartição pública. Ninguém é autossuficiente, coloque isso na sua cabeça.
    Então escreva tudo errado. Pare de aprender a fazer as coisas certo. Chega de Português. Inglês certo pra quê? Escreva errado mesmo.

Gabriel
    Veterano
    Veterano

Mensagem por Gabriel em Sex 09 Out 2015, 12:37

@Thelost

"Que é uma célula" está correto, mas isso era uma pergunta, no caso "Que é uma célula?", então, é correto começar uma frase com "que" ou é preciso que se escreva "O que"?

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por Thelost em Sex 09 Out 2015, 13:19

Ambos estão corretos.

Gabriel
    Veterano
    Veterano

Mensagem por Gabriel em Sex 09 Out 2015, 13:23

Beleza, é que fica estranho sem o "O"

Junior_Djjr
    Scripter CLEO - Avançado
    Scripter CLEO - Avançado

Título : Junior, o periquito.
    Reputação : 541
    Link : www.MixMods.com.br

Mensagem por Junior_Djjr em Sex 09 Out 2015, 18:23

@Thelost escreveu:Ambos estão corretos.
    WOTOFOCK
    não_pode_se

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por Thelost em Sab 10 Out 2015, 12:41

Vá estudar.

Hue

Mensagem por Hue em Sab 10 Out 2015, 13:15

genius

Sávio
    Moderador
    Moderador

Título : Where's my drink?
    Reputação : 129

Mensagem por Sávio em Sab 10 Out 2015, 15:49

Só para deixar claro uma coisa, NUNCA e JAMAIS deixarei de gostar do Thelost ou muito menos acabar minha amizade com ele simplesmente porque ele me corrige, seja no Inglês ou no Português, Tanto ele quanto o LINK foram os que mais me motivaram a estudar programação e apoiando para estudar para o Enem, o mundo gira em Hierarquia, eu pretendo terminar minha faculdade e trabalhar para os outros, mas não para sempre, EU VOU CRIAR MEU PRÓPRIO NEGÓCIO, eu vou viver de acordo com meus princípios e como o Thelost estava falando ao Edu: não estude, Não trabalhe, Não busque conhecimento, Seja vegetativo e não entre no caminho de quem quer ter uma boa qualidade de vida e garantir a felicidade quem ama seus amigos e sua família.

Não mais, vamos ao meu objetivo que eu busco neste tópico:

Enem 2006 - Proposta de Redação escreveu:
    Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção.
    Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra, já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar, um gesto.
    São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao que lê.
    Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
    Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
    Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações).

Existem inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro.
    Estes universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo; ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecidas e outras que nunca foram vistas por olhos humanos.
    Estou falando dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos.
    Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).

Considerando que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:

O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA.

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
    Observações:

• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
    • O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
    • O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
    • A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta.
    • O rascunho pode ser feito na ultima pagina deste Caderno.

Minha Redação:

MEU PC::
    Monitor: Philips 196VL 19' polegadas
    CPU: Intel Core I5 2310 2.90GHz Tecnologia Sandy Bridge 32nm
    VGA: Xfx AMD Radeon HD 7770 1024mb Core Edition                                            
    RAM: 6,00GB Dual-Channel DDR3 @ 665 Mhz (9-9-9-24)
    MOB: PCWARE IPMH61R1 (CPU 1) 
    PSU: Corsair 430W ATX Power Supply
    HDD: 500GB Seagate ST500DM002-1BD142 ATA Device (SATA)
    HDD: 2000GB Seagate ST2000DM001-1E6164 ATA Device (SATA)

Victor_Troquetti
    Designer - Intermediário
    Designer - Intermediário

Plataforma : Notebook
    Reputação : 10

Mensagem por Victor_Troquetti em Sab 10 Out 2015, 16:05

-Tem ou Têm
    - Quando se usa a palavra Esta e quando usa Essa

Sávio
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Sávio em Sab 10 Out 2015, 16:07

Valeu... aguardo mais analises da galerinha ai...

Hue

Mensagem por Hue em Sab 10 Out 2015, 16:09

^^^ faltou acento aí fera ;-;

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por Thelost em Sab 10 Out 2015, 16:27

@Victor_Troquetti escreveu:-Tem ou Têm
    - Quando se usa a palavra Esta e quando usa Essa

Tem é singular. Têm é plural.

Exemplo: Ele tem um carro bonito, mas seus amigos têm carros melhores.

OBS: Esse têm está ligado ao 'amigos', não aos 'carros'.

Esta é para algo não dito ainda. Essa é para algo já dito.

Exemplos:
    Esta garrafa é meio estranha.
    Já vi este livro antes. Ele fala sobre dragões e guerreiros. Esse livro é bem legal.

edit: O acento que o hue falou sobre é em 'análise', por ser uma proparoxítona.

PS: Se for apontar erros, que mostre o porquê.

edit2: Sávio, você pode parafrasear o texto pra cá? Eu não entendo sua letra.

Sávio
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Sávio em Sab 10 Out 2015, 16:51

Minha caligrafia é horrível mesmo ;-;
    enfim, vamos lá

Minha redação escreveu:

1.        A leitura é a base do conhecimento, é a partir dela
    2. que podemos descobrir, analisar e formar uma opinião sobre o
    3. assunto tratado, seja uma ficção ou até mesmo uma realidade.
    4.        Através da leitura podemos apreciar uma boa ficção e
    5. adentrarmos um universo de histórias aprimorando a nossa
    6. formação de ideias, a gramática, e o nosso senso crítico, já
    7. quando lemos um documentário, podemos aprimorar o que já sa-
    8. bemos e aprender novos conhecimentos sobre a natureza que nos
    9. rodeiam, quanto mais usurfruimos da leitura, mais capacitado
    10. nós estaremos para ensinar aqueles que forem foram desprovidos
    11. do direito de aprender.
    12.        A leitura transforma o mundo globalizado, ela movimenta
    13. pessoas, é a leitura que rege um bom profissíonal, é a partir
    14. dela que poderemos descobrir e usar novos meios de comunica-
    15. ção e aprimorar ainda mais o nosso poder profissíonal, em eras
    16. passadas, a lei leitura transformava as pessoas em filósofos,
    17. hoje em dia pode transformar uma pessoa que passou a vida des-
    18. provida do conhecimento em uma das pessoas mais influentes
    19. da atualidade.
    20.        Em muitos momentos da vida profissíonal, o esboço de um
    21. projeto ou uma tarefa depende da leitura, é neste momento
    22. que o profissional vai usar aquilo que aprendeu através da leitu-
    23. ra: a formação de ideias, a gramática, senso crítico e o
    24. poder de influência para assim chegar ao final de um proje-
    25. to bem feito.

eu passei para cá e tentei deixar 100% idêntico a redação no papel, a redação acima foi deixada com esses erros propositais, foi porque na hora da redação eu errei por burrice mesmo então tentei deixar 100% Idêntica...

me pergunto se eu devo por aqui o meu Brainstorm...

Victor_Troquetti
    Designer - Intermediário
    Designer - Intermediário

Plataforma : Notebook
    Reputação : 10

Mensagem por Victor_Troquetti em Sab 10 Out 2015, 17:37

@Thelost escreveu:
    Esta é para algo não dito ainda. Essa é para algo já dito.

Exemplos:
    Esta garrafa é meio estranha.
    Já vi este livro antes. Ele fala sobre dragões e guerreiros. Esse livro é bem legal.
    Eu pesquisei em um site que diz que: Esta é uma coisa q esta com vc, exemplo vc tem uma caneta na mão e diz: esta caneta é boa.
    Essa é pra coisas que não estão com vc exemplo uma caneta na mesa dai vc aponta e diz: essa caneta é boa.
    Está certo?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:48

Data/hora atual: Sex 09 Dez 2016, 01:48