Dúvidas sobre Português

Compartilhe

Junior_Djjr
    Scripter CLEO - Avançado
    Scripter CLEO - Avançado

Título : Junior, o periquito.
    Plataforma : PC
    Reputação : 541
    Link : www.MixMods.com.br

Re: Dúvidas sobre Português

Mensagem por Junior_Djjr em Qui 08 Out 2015, 01:29

@Edu 3D escreveu:@Gabriel se você fosse escrever 100% correto a maioria das pessoas não entenderiam, porque existem milhares de palavras no português que ninguém conhece
    ???
    Mano, vc tah trocando o "super formal" pelo "correto" facepalm
    Oq as pessoas não entendem são as palavras altamente formais, não usar elas não quer dizer q está errado, vei, não sei de onde vc tirou isso

@Edu 3D escreveu:@Junior_Djjr exato, eu acho totalmente inútil, porque afinal de contas se você escrever o porque do jeito certo ou errado a pessoa entende normalmente...
    Calma, nem tanto...

"Porque estou falando isso sendo que está errado?"

Quando vc começa a ler, começa a ler com um tom de "pois", soh quando vc chega no final sabe q na verdade aquilo eh uma pergunta, oq confunde, possivelmente vc irá precisar até mesmo voltar a ler a frase de novo para entender (caso a frase for muito grande etc)

Ah, e corrigindo, "Por quê" não eh somente antes de um ponto, mas também em casos como este:
    "Por quê que você fez isso?"

Os amantes da língua podem me falar merda, mas eu continuo achando super inútil esse "por quê"... ohgodwhy

Edu 3D
    Modelador - Básico
    Modelador - Básico

Plataforma :
    Reputação : 19

Mensagem por Edu 3D em Qui 08 Out 2015, 01:40

@Junior_Djjr não tem nada haver com formalidade e não disse que está errado, só disse que se fossemos usar todas as palavras do português a maioria não ia entender, e todas as palavras não significa que sejam formais, muito pelo contrario, elas somente significam coisas que usariam-se 2 ou mais palavras para descrever, o certo para melhor escrita e entendimento seria usar essas palavras, porem como poucas pessoas conhecem não iria adiantar nada...

Junior_Djjr
    Scripter CLEO - Avançado
    Scripter CLEO - Avançado

Título : Junior, o periquito.
    Reputação : 541
    Link : www.MixMods.com.br

Mensagem por Junior_Djjr em Qui 08 Out 2015, 02:45

@Edu 3D escreveu:@Junior_Djjr não tem nada haver com formalidade e não disse que está errado, só disse que se fossemos usar todas as palavras do português a maioria não ia entender, e todas as palavras não significa que sejam formais, muito pelo contrario, elas somente significam coisas que usariam-se 2 ou mais palavras para descrever, o certo para melhor escrita e entendimento seria usar essas palavras, porem como poucas pessoas conhecem não iria adiantar nada...
    Deq palavras vc tah falando? .----.
    Vc disse q não usar essas palavras não fica 100% correto, então diga as palavras e exemplos...

Edu 3D
    Modelador - Básico
    Modelador - Básico

Plataforma :

Mensagem por Edu 3D em Qui 08 Out 2015, 03:57

@Junior_Djjr eu disse que não fica a forma mais correta e eficaz, não necessariamente que as outras formas estejam erradas, só são menos eficientes no caso, isso claro se você soubesse todas as palavras do português... a propósito eu estou longe de saber todas as palavras...
    @edit como você vai usar o idioma 100% correto sem nem saber todas as palavras? é como querer usar 100% de algo sem saber quais são suas funções...

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Reputação : 250

Mensagem por Thelost em Qui 08 Out 2015, 08:21

@Junior_Djjr escreveu:O "por quê" não eh inútil?

"Você fez alguma coisa, por quê?"

Se na regra fosse "por que" ao invés do "por quê", oq mudaria? @_@
    Pra mim continuaria no mesmo entendimento...

Mas por exemplo "porque" e "porquê" eh útil mesmo
    "o porquê de eu ter feito isso é porque eu quis."

Mas o "por quê" se usa antes de um ponto... Por que usar? Por quê??

Não existe inutilidade na língua. Pensamento mesquinho e raso.

Não é colocar um acento no `que` do "por que", e sim a regra do `que`. Isso é externo aos porques. E eu já expliquei aqui, nesse tópico, tudo isso.

O `quê` também tem a ver com o seu fonema. O acento circunflexo implica em um som mais forte. Logo, quando o `que` fica com um fonema forte na fala, pode ter certeza de que ele é acentuado.

Acentuação marca fonemas diferentes na escrita, onde não dá pra saber se não tiver.

Also, você vê a diferença entre quem escreve certo (sempre), e a pessoa que diz escrever certo (mas não escreve), mesmo que ela não abrevie tanto.

Acentuação é o que eu mais vejo o pessoal errar aqui.

O seu cérebro não funciona por "guardar coisas". Ele funciona por "vou guardar o que eu mais uso". Ele trabalha por assimilação. Então, quanto mais você escreve errado de propósito, mais você se confunde na hora de escrever certo.

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-50-erros-de-portugues-mais-comuns-no-mundo-do-trabalho

Edu escreveu:@edit como você vai usar o idioma 100% correto sem nem saber todas as palavras? é como querer usar 100% de algo sem saber quais são suas funções...
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Rapaz, não é questão de ter todo o vocabulário na ponta da língua. Se você conhece a gramática, sintaxe e semântica, pode vir qualquer palavra, mesmo que não conheça, você vai saber acentuar, quais letras usar etc.

Pra isso que serve essas regras da língua: auxiliar.

Also: meu filho, vá com esse pensamento pro mercado de trabalho, pra ver se eles te contratam.

"Ui, mas eu nem trabalho ainda"

E ai? Tua vida agora é infinita? Vai deixar pra aprender no sufoco?

Parem de se esforçarem para achar coisinhas na língua que não gostam. Vão procurar saber o porquê disso e daquilo.

Gabriel
    Veterano
    Veterano

Título : Terrariano
    Plataforma : MALAKOI
    Reputação : 64
    Link : /2012

Mensagem por Gabriel em Qui 08 Out 2015, 12:10

@Thelost escreveu:O seu cérebro não funciona por "guardar coisas". Ele funciona por "vou guardar o que eu mais uso". Ele trabalha por assimilação. Então, quanto mais você escreve errado de propósito, mais você se confunde na hora de escrever certo.

²

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por Thelost em Qui 08 Out 2015, 12:11

@-W4nted escreveu:Eu posso estar escrevendo bobagem mas...
    Corrigir os outros não é algo ruim,mas é feio...
    Eu vou ter que repetir quantas vezes? É feio pra quem acha que é feio. Isso aqui é uma comunidade e, por ser tal, eu não vejo motivo pra não ajudar.

Aqui muitas pessoas sabem escrever muito bem,mas preferem escrever abreviando ou acabam errando pois estão escrevendo rápido demais.
    Mito.

Você não escreve "assucar", ou "mussarela" sem querer, ou por escrever rápido demais.

Eu por exemplo,não que eu seja um deus da Língua Portuguesa (e olha que posso ter errado até nessa mensagem),mas aprendi muito apenas vendo os outros escreverem aqui no tópico ou em outros sites e lugares aleatórios,sem nem precisar que me corrijam.
    Aprendeu errado então.

as pessoas aprendem porque querem aprender,e não porque são obrigadas.
    Eu sempre digo para as pessoas que querem ir pra minha área para não estudarem. Para não aprenderem. Porque sobra mais mercado de trabalho pra mim.

Gabriel
    Veterano
    Veterano

Título : Terrariano
    Plataforma : MALAKOI
    Reputação : 64
    Link : /2012

Mensagem por Gabriel em Qui 08 Out 2015, 12:33

E não é assim que escreve mussarela? Raisins Face

Até no mercado ta errado então @_@

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por Thelost em Qui 08 Out 2015, 12:44

@Hue escreveu:Eu também escrevo rápido, evidentemente acabo errando mais pela pressa do que por desconhecimento de ortografia e gramática.
    "Disfarse".

Qualquer um pode errar, mesmo os escritores consagrados, colunistas, redatores, etc. prova disso é a existência de revisores textuais em editoras, gráficas e jornais.
    Mas é óbvio que qualquer um pode errar. O que eu estou apontando é a mania de querer escrever errado e ainda ter razão.

Só uma besta pode acreditar que alguém nunca erra e que a obsessão por escrever corretamente denote "uma cultura elevada". A única coisa que denota é que você poderá ser um bom revisor e só.
    Eu não escrevo certo por me sentir de alto nível. Eu escrevo certo porque é o certo.

O Brasil tem um déficit enorme em português na academia e no mercado de trabalho. A língua é usada pra tudo em tudo, se é que você não sabe ainda.

Ou você acha que as pessoas são contratadas independentemente do conhecimento da língua nativa? E se ainda assim contratarem, vai acontecer o que já acontece: artigos acadêmicos, livros didáticos e papéis importantes com falhas tremendas.

Mas se você não quer mesmo aprender, bem, o que eu posso fazer? Eu vou continuar corrigindo. Além do mais, corrigi-los aqui pode evitar uma vergonha ainda maior no futuro. Imagine fazer um currículo todo errado na língua, que absurdo.

-W4nted
    Veterano
    Veterano

Título : é o Vício_explosivo
    Plataforma : PC, Xbox , Xbox 360 , Mobile (Asus ZenFone 2)
    Reputação : 30

Mensagem por -W4nted em Qui 08 Out 2015, 13:08

Bora escrever tudo em inglês agora então

Processador: Intel Celeron CPU 1000M 1.80 GHz
    HD: 465 GB

LINK/2012
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Título : Veterano
    Reputação : 341

Mensagem por LINK/2012 em Qui 08 Out 2015, 14:15

O seu cérebro não funciona por "guardar coisas". Ele funciona por "vou guardar o que eu mais uso". Ele trabalha por assimilação. Então, quanto mais você escreve errado de propósito, mais você se confunde na hora de escrever certo.
    Fato. Me sinto muito mais seguro ao escrever depois que comecei a me esforçar a sempre escrever certo.

Hue
    Produtor de vídeos - Avançado

Título : Kite ante legue
    Reputação : 138

Mensagem por Hue em Qui 08 Out 2015, 15:34

ae, cheguei.

@Thelost

Ou você acha que as pessoas são contratadas independentemente do conhecimento da língua nativa? E se ainda assim contratarem, vai acontecer o que já acontece: artigos acadêmicos, livros didáticos e papéis importantes com falhas tremendas.

Não é assim que funciona. As pessoas escrevem errado mesmo em artigos acadêmicos, livros didáticos e papéis importantes, porém há um revisor de texto que corrige os erros.

http://www.revisaodetese.com/?gclid=Cj0KEQjwqNiwBRDnq93MioaqtKQBEiQAb7Ezn2gMXGS5O6icXvFiH6nEViJbdYyTHUuBBBOCbscEI6waAhdh8P8HAQ

http://revisaoparaque.com/blog/diferentes-funcoes-mesma-profissao-os-tipos-de-revisor-de-texto/

Mas se você não quer mesmo aprender, bem, o que eu posso fazer? Eu vou continuar corrigindo. Além do mais, corrigi-los aqui pode evitar uma vergonha ainda maior no futuro. Imagine fazer um currículo todo errado na língua, que absurdo.

Não preciso nem dizer que você está criando um espantalho aqui, né?

Quer você admita ou não, é deselegante ficar corrigindo as pessoas.

"“Toda verdade passa por três estágios. Primeiro, ela é ridicularizada. Segundo, ela é violentamente resistida. Terceiro, ela é aceita como sendo autoevidente” (Arthur Schopenhauer, filósofo alemão [1788-1860])"

“Se pudesse ser demonstrada a existência de qualquer órgão complexo que não poderia ter sido formado por numerosas, sucessivas e ligeiras modificações, minha teoria desmoronaria por completo.” (DARWIN 1872)"

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por Thelost em Qui 08 Out 2015, 16:21

@Hue escreveu:

Não é assim que funciona. As pessoas escrevem errado mesmo em artigos acadêmicos, livros didáticos e papéis importantes, porém há um revisor de texto que corrige os erros.
    Então vai ter um revisor contigo no Enem? Vai ter um revisor contigo pra fazer seu currículo? Vai ter um revisor pra te corrigir na sua entrevista de emprego? (Os erros são na fala também).

E ainda, você realmente está buscando uma desculpa para poder continuar errando? Você apoia que as pessoas escrevam de qualquer jeito?

Não preciso nem dizer que você está criando um espantalho aqui, né?

Quer você admita ou não, é deselegante ficar corrigindo as pessoas.
    Quem mesmo que estava dizendo sobre "aparentar cultura elevada"? Além do mais, você é a pessoa que diz ser "mente aberta ao aprendizado e conhecimento." Vou aproveitar isso e sempre corrigir seus erros (trazendo eles para esse tópico).

Hue

Título : Kite ante legue
    Reputação : 138

Mensagem por Hue em Qui 08 Out 2015, 16:44

^^^ Não cara,  ENEM e currículo são outra coisa, tem nada a ver.  O currículo é sintético, pouco texto, você presta atenção para não errar, fica focado; Em uma redação de 20 linhas do ENEM é a mesma coisa.

Imagine uma tese importante como vc disse, com 1000 páginas, acha que alguém vai ter tempo de corrigir os próprios erros? Claro que não, até porque cada um tem seus próprios vícios de linguagem e escrita.

O revisor é um profissional especializado e necessário, queira ou não. NINGUÉM é louco de escrever algo realmente importante sem passar pelo revisor de texto.

Não estou buscando desculpas pra continuar errando, acho que você é que está arranjando desculpas para continuar corrigindo os outros, competindo com o corretor automático do Chrome.

Crie uma votação perguntando: "Você acha chato alguém ficar corrigindo erros de português em tudo quanto é tópico?" ( ) sim ( ) Não

"“Toda verdade passa por três estágios. Primeiro, ela é ridicularizada. Segundo, ela é violentamente resistida. Terceiro, ela é aceita como sendo autoevidente” (Arthur Schopenhauer, filósofo alemão [1788-1860])"

“Se pudesse ser demonstrada a existência de qualquer órgão complexo que não poderia ter sido formado por numerosas, sucessivas e ligeiras modificações, minha teoria desmoronaria por completo.” (DARWIN 1872)"

Thelost
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por Thelost em Qui 08 Out 2015, 16:52

@Hue escreveu:^^^ Não cara,  ENEM e currículo são outra coisa, tem nada a ver.  O currículo é sintético, pouco texto, você presta atenção para não errar, fica focado; Em uma redação de 20 linhas do ENEM é a mesma coisa.

Imagine uma tese importante como vc disse, com 1000 páginas, acha que alguém vai ter tempo de corrigir os próprios erros? Claro que não, até porque cada um tem seus próprios vícios de linguagem e escrita.
    Eu não faço esforço algum para escrever, ainda assim, escrevo certo. Só não significa que eu não erre sem querer. A diferença é que eu percebo quando erro.

O revisor é um profissional especializado e necessário, queira ou não. NINGUÉM é louco de escrever algo realmente importante sem passar pelo revisor de texto.
    Não é esse o meu ponto. Você sabe muito bem que as pessoas cometem erros por conta dos absurdos que fazem na internet ou por não darem uma foda pra língua.

Não estou buscando desculpas pra continuar errando, acho que você é que está arranjando desculpas para corrigindo os outros
    Eu falei do Júnior e do Edu. Só não entendo o porquê você defende que as pessoas escrevam errado na internet.

competindo com o corretor automático do Chrome.
    Firefox*
    E meu corretor é em inglês, porque eu raramente tenho dúvidas em português.

Crie uma votação perguntando: "Você acha chato alguém ficar corrigindo erros de português em tudo o que é tópico?" ( ) sim ( ) Não
    Você sabe muito bem que não faz mal corrigir alguém. Isto é, de forma amigável, obviamente.

LINK/2012
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por LINK/2012 em Qui 08 Out 2015, 16:55

E meu corretor é em inglês, porque eu raramente tenho dúvidas em português.
    Dá pra ter os dois, just saying.

Edu 3D
    Modelador - Básico
    Modelador - Básico

Plataforma :

Mensagem por Edu 3D em Qui 08 Out 2015, 18:21

@Thelost eu nunca vou fazer currículo, praque adianta estudar tanto para ser mandado pelos outros ohgodwhy, coisa de mongoloide que gosta de ser submisso, porém como estamos no Brasil isso é normal, todo mundo sempre fala: filho estuda, faz faculdade, seja perfeito para ser mandado por outra pessoa auhehuaeuheuaah...

SideWinder
    Mensagens Nível 6
    Mensagens Nível 6

Título : Humilde
    Reputação : 37
    Link : /piada velha sem graça,cresce criança

Mensagem por SideWinder em Qui 08 Out 2015, 18:26

Confirmado, essa juventude esta perdida mesmo.

Edu 3D
    Modelador - Básico
    Modelador - Básico

Plataforma :

Mensagem por Edu 3D em Qui 08 Out 2015, 18:30

@SideWinder minha querida, mesmo eu te amando tanto você me decepciona, enfim, defina "não perdida"

Amilton
    Veterano
    Veterano

Título : Cara de galinha ;-;
    Reputação : 34
    Link : mixmods.com.br

Mensagem por Amilton em Qui 08 Out 2015, 19:49

@Edu 3D escreveu:@Thelost eu nunca vou fazer currículo, praque adianta estudar tanto para ser mandado pelos outros ohgodwhy, coisa de mongoloide que gosta de ser submisso, porém como estamos no Brasil isso é normal, todo mundo sempre fala: filho estuda, faz faculdade, seja perfeito para ser mandado por outra pessoa auhehuaeuheuaah...

Edu 3D
    Modelador - Básico
    Modelador - Básico

Plataforma :

Mensagem por Edu 3D em Qui 08 Out 2015, 19:51

@Amilton use a sua interpretação de texto "superior" e tente intender, porque acho que se eu que sou "bebi mental" entendo, você como ser humano "perfeito" deve compreender :)
    @edit mano coisa que mais me enoja é pessoas falando o que devo fazer, simplesmente porque todos fazem, estudar, fazer faculdade, ter um bom emprego, uma família perfeita, uma casinha na praia, ser rico, ter um carro caro, enfim sai fora, não nasci para ser mandado por outros, diferente da maioria que não se importa, e acha isso normal e correto, muito menos mandar nos outros, coisa da qual acho desprezível, ganhar coisas nas costas dos outros...

SideWinder
    Mensagens Nível 6
    Mensagens Nível 6

Título : Humilde
    Reputação : 37
    Link : /piada velha sem graça,cresce criança

Mensagem por SideWinder em Qui 08 Out 2015, 20:03

Eu pensava isso quando tinha 11 anos, me arrependi feio.

Edu 3D
    Modelador - Básico
    Modelador - Básico

Plataforma :

Mensagem por Edu 3D em Qui 08 Out 2015, 20:04

@SideWinder lamento por você ter se arrependido, entretanto não respondeu minha pergunta...

LINK/2012
    Programador - Avançado
    Programador - Avançado

Mensagem por LINK/2012 em Qui 08 Out 2015, 21:08

Estou de acordo com o Edu até um certo ponto, depende do que você vai viver: Vai montar o próprio negócio, ser freelancer e tal, ou vai viver as custas do Estado paternalista?

Última edição por LINK/2012 em Qui 08 Out 2015, 22:29, editado 1 vez(es)

Edu 3D
    Modelador - Básico
    Modelador - Básico

Plataforma :

Mensagem por Edu 3D em Qui 08 Out 2015, 21:10

@LINK/2012 vou fazer qualquer coisa, menos ser mandando ou ter que mandar, afinal quero ver as pessoas serem livres, e ser mandado não é ser livre...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 07:36

Data/hora atual: Sex 09 Dez 2016, 07:36