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Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Sab 28 Nov 2015, 00:23
INTRODUÇÃO

Informações sobre os arquivos de colisão :
Código:
http://www.gtamodding.com/index.php?title=Collision_File

Sim , devem existir outras maneiras melhores de se criar arquivos de colisão para o GTA SA , mas isso serve perfeitamente para o meu HD Prop Models Collection .

No meu caso eu peguei um modelo de trailer do GTA V e coloquei no gta sa , mas a colisão continuou original http://i.imgur.com/vZlvCZN.jpg então eu percebi que realmente uma nova colisão era necessária , depois de um tempo pesquisando achei esse jeito fácil e rápido de se fazer uma colisão.



PROGRAMAS NECESSÁRIOS : 
Zmodeler 
Código:
http://www.mediafire.com/download/jdbre1dh1d1tc3t/Zmodeler+2.0.8.7z


Collision File Editor II (CollEditor2)
Código:
http://www.gtagarage.com/mods/show.php?id=1154



Trocar uma colisão original do jogo :

0 - Como saber qual arquivo de colisão do jogo deve ser editado ? use esse Map Editor : 
Código:
http://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=282801
Vá na parte do mapa onde fica o modelo que você trocou (eu troquei um trailer) e clique em cima dele até ficar vermelho.

Você pode ver em cima o nome da colisão e em baixo o nome do arquivo .col
No gta existem colisões para vários modelos diferentes dentro de um único arquivo .col

1 - Abra o zmodeler e importe o modelo.
2 - Clique em Create > Copy depois clique em cima do modelo.

3 - Clique no ''+'' para expandir o .dff

Agora clique duas vezes em cima da copia e renomeie ela para ''Collision''.

Agora exporte o modelo.

4 -  Abra o CollEditor2 , e importe .col (no meu caso é o counxref.col) no menu File>Open.
Procure atentamente pelo nome da colisão que você vai trocar , depois que encontrar clique duas vezes em cima dele e copie o nome.


Agora clique com o botão direito do mouse em cima do nome e clique em Delete.


Clique em Edit>Add e selecione o dff do modelo.

Note que o arquivo de colisão apareceu lá em baixo na lista , agora clique com o botão direito do mouse e depois em Rename e cole o nome do arquivo original.


Agora clique com o botão direito do mouse e depois em Terget Version > Col 3


5 - Salve o arquivo e feche o CollEditor2.



Criar um novo arquivo .col
Siga os passos 1 2 e 3 acima.


4 - Clique em Edit>Add e selecione o dff do modelo.


5 - Clique com o botão direito do mouse e depois em Rename e cole o nome do arquivo .dff


6 - Agora clique com o botão direito do mouse e depois em Terget Version > Col 3




7 - Salve o arquivo e feche o CollEditor2.

CONFIGURANDO O ARQUIVO .COL

Para trocar uma colisão original do jogo :


1 - Crie uma nova pasta , nela coloque o arquivo .col ORIGINAL (o original de dentro do gta3.img)
2 - Abra a colisão original com o CollEditor2 , também abra o bloco de notas do windows.
3 -  Clique no modelo de colisão original.

Você pode girar pela colisão usando o botão esquerdo dou mouse , com ctrl + botão direito do mouse você pode dar zoom na colisão.

Clique em ''Edit Mode'' que fica na parte de baixo do programa e depois em ''Face'' .


Repare que o modelo tem várias cores diferentes , cada cor representa um tipo de terreno como ruas,calçadas,grama etc.
Aqui por exemplo eu tenho 3 cores :


Repare na parte que tem 3 pontos , agora clique em uma da cor , vai ver que os 3 pontos vão sair e vai aparecer o nome do tipo de terreno.

Eu por exemplo cliquei na grama , e logo  vi que o estilo de grama daquela parte é ''Grass (medium, dry) [Grass] , sendo que o último dentro de [] [Grass] é o nome da área onde tem aquele estilo de terreno.

(A área vermelha é a que eu selecionei)

Basicamente o que você tem que fazer é clicar em todas as cores uma por uma e copiar o nome que aparece no lugar dos 3 pontos e colar no bloco de notas.

o meu bloco ficou assim :

Default [Default] = estrada
Pavement [Concrete] = calçada
Grass (medium, dry) [Grass) = grama

4 - Agora feche o CollEditor2  e abra o seu .col EDITADO (já pode apagar a nova pasta com o .col original)

5 - Clique em ''Edit Mode'' que fica na parte de baixo do programa e depois em ''Face''.

Segure ctrl + botão esquerdo do mouse para selecionar as partes do modelo , tome cuidado pra não acabar selecionando uma parte errada , como por exemplo aqui onde eu acabei selecionando parte da estrada http://i.imgur.com/7DM3djY.png .
Se você errar solte o Ctrl e clique na parte do modelo que você quer editar.

Pronto eu selecionei uma parte inteira (o terreno de grama)


vá onde estavam os 3 pontos (agora ficou com ''Unknown Material'' e clique , olhe o seu bloco de notas , no meu caso eu pego as configs para a grama.



A área de grama está pronta :

Faça o mesmo com todas as outra áreas.


6 - Clique em cima do nome do modelo com o botão direito do mouse e selecione a opção ''Lighting'' , vai aparecer as configs de cores daquela colisão , clique em ''Default''.

7 (PODE CAUSAR BUGS) -  Clique em cima do nome do modelo com o botão direito do mouse e selecione a opção Shadow Mesh > Get From Collision Mesh.


Agora clique em File>Save e o seu .col está pronto.

Para criar uma colisão
LEIA EXATAMENTE TUDO ACIMA.

Se a sua colisão tem por exemplo uma área de grama pegue a config de uma área de grama de algum .col do jogo original coloque na sua colisão.


Última edição por Firefly em Seg 30 Nov 2015, 12:14, editado 5 vez(es)
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Sab 28 Nov 2015, 00:47
achei isso aqui http://brmodstudio.forumeiros.com/t151-como-fazer-um-arquivo-coll , mas eu achei meio incompleto.
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Sab 28 Nov 2015, 00:50
Eh um novo modo, eu não sabia disso
Modelos complexos não darão bugs como pequenas paredes invisíveis? Aqui sempre dava quando eu fazia com o método do Tasso3D

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Sab 28 Nov 2015, 00:51
não sei , só testando mesmo pra ver.
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Sab 28 Nov 2015, 01:01
Continue fazendo assim, mas fique de olho nisso
E modelos com detalhes muito pequenos, evite, pois usará o modelo completo como uma colisão, isso pesa no jogo (se .dff pesa, .col pesa umas 3x mais) e fica ruim pro CJ subir em cima, se colidir etc, dae eh bom tentar apagar detalhes pequenos, mas ainda sem deixar buracos no modelo
Na maioria dos casos isso eh deboa pra fazer, por exemplo um quadro numa parede, deletar o quadro eh fácil... (soh exemplo, quadros são leves, enfim)

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Sab 28 Nov 2015, 02:02
@Junior_Djjr escreveu:Eh um novo modo, eu não sabia disso
Modelos complexos não darão bugs como pequenas paredes invisíveis? Aqui sempre dava quando eu fazia com o método do Tasso3D

não tem nenhum bug , colisão perfeita.
só não da pro cj subir em cima do modelo e isso é ruim , alguém sabe como corrigir ?.
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Dom 06 Dez 2015, 02:25
Junior em que parte do col editor fica a config pra fazer com que o cj possa subir em cima ?
por exemplo nas casas do jogo o cj pode subir em cima , como configura a colisão pra isso acontecer ?
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Dom 06 Dez 2015, 03:46
Se não me engano, eh simplesmente uma face reta
Se vc colocar um plano em cima ele irá subir, não eh? Há pessoas q fazem isso até em aviões, trens etc

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Dom 06 Dez 2015, 06:52
eu não entendi.
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Dom 06 Dez 2015, 09:18
Acho que é assim:

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Seg 07 Dez 2015, 04:36
como poe face no modelo ? é no zmodeler ou no col editor ?
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Seg 07 Dez 2015, 06:25
O próprio modelo q vc importa pro coll editor jah tem as tais faces. Não funcionou?
Tente testar com um cubo sei lah

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Seg 07 Dez 2015, 07:14
as faces são aquelas bolas redondas que ely mostrou ? se for , eu nunca vi isso nem no zmodeler nem no col editor.

eu estou querendo saber como faz pro cj subir pq eu estou convertendo os prédios e casas do gta v pra substituir os do gta sa.
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Seg 07 Dez 2015, 20:19
Aquilos são esferas

Melhor dizendo: uma face plana
Os modelos q vc tentou jah não funcionou? Como por exemplo uma casa... jah não deu pra escalar o teto? Ou qualquer outra coisa, um plano, um cubo, q seja, qualquer coisa quadrada, não deve precisar fazer nada de especial pra poder escalar

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Seg 07 Dez 2015, 22:52
não dá pra escalar nenhum modelo que eu converto.
e eu não vou conseguir resolver isso sem ajuda.

como cria uma uma face plana ? é no zmodeler ?
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Seg 07 Dez 2015, 23:13
Crie um cubo msm no zmodeler, e faça seus procedimentos (botando no coll editor e tudo) pra ver se o CJ consegue escalar esse cubo
Senão, crie um cubo pelo próprio coll editor, no coll editor parece q tem até como criar uma face plana tbm, mas não olhei direito

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Qui 21 Jan 2016, 21:27
O arquivo .dff com o Collision é o definitivo (o que seria usado no jogo) ou só é usado para criar o .col?

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Qui 21 Jan 2016, 21:56
Creio que é só usado pra criar o .col.

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Sab 23 Abr 2016, 19:16
-


Última edição por Allons-y em Sab 24 Dez 2016, 01:58, editado 1 vez(es)
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Seg 25 Abr 2016, 22:28
Aquele exemplo da face da colisão da errado pq eu mexo com motos pra gta e nunca vi aquilo e sempre consigo subir na moto normalmente tipo ficar em pé nela principalmente quando da aqueles bugs no samp que o garupa cai da moto fica normal em cima da moto !

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Seg 25 Abr 2016, 22:47
@kauan7545 escreveu:Aquele exemplo da face da colisão da errado pq eu mexo com motos pra gta e nunca vi aquilo e sempre consigo subir na moto normalmente tipo ficar em pé nela principalmente quando da aqueles bugs no samp que o garupa cai da moto fica normal em cima da moto !
isso não é por dummy? motos não usam colisão em .col é umas esferas no .dff

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foi o Jacobi que fez!
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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Seg 25 Abr 2016, 23:03
Sim mas ele tinha usado o exemplo do carro e citado então corrigir falando que não tinha nada a ver so pra corrigir mesmo vai que alguém tenta seguir o exemplo e não adianta (Não mexo com a colision dos carro então... )

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Ter 26 Abr 2016, 03:59
As motos não têm as faces, somente esferas, então não dah msm

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Sab 14 Jan 2017, 10:07
Obrigada, funcionou perfeitamente :P
EDIT
É normal os tiros atravessarem o objeto? o.O

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

em Sab 14 Jan 2017, 11:08
Só tiros? wtf? Realmente todos os tiros?
ps: O mod Bullet faz atravessar.

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Re: Como Criar Colisão No Zmodeler (Rápido e Simples)

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