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[VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 12:53 am
Pegue Modelos 3D.
Publique aqui o seu modelo convertido..
Caso queira gunflashs 3D use isso.
Adicione Normal Map em suas armas.

BASE :

Alguns arquivos de armas tem nome de .txd e .dff diferentes, por exemplo o rifle do GTA SA se chama cuntgun.
Para saber quais são os nomes dos arquivos das armas Clique Aqui.
Clique em ''2 Lists of Weapons'' escolha o jogo em clique em ''show'' ao lado de ''Name ou Number''.
Em baixo de model tem o nome dos arquivos, aqui por exemplo dá pra ver que no gta sa o nome do txd e dff do Night Stick é ''nitestick'' (sem o #).

Use o IMG Manager para abrir o gta3.img dos jogos e pegar o .txd e .dff da arma que vai servir como base.
ATUALIZAÇÃO: Eu recomendo que você utilize o meu Original Weapons Fix como base, assim seu modelo ficará posicionado corretamente na mão do CJ.

Outros programas necessários além do citado acima :

Zmodeler, eu recomendo o uso da versão 2.2.5
Ele vai ser usado para converter o modelo.

Magic.TXD
Vai ser usado para adicionar suas texturas no .txd original.

Recomendações :
Ícones das armas mobile para GTA SA : Link
Ícones das armas mobile para GTA Vice City : Link



GTA San Andreas :

Coloque o modelo que quer converter em uma pasta, pegue o .txd e .dff da arma que vai substituir e coloque na mesma pasta.
Importe o modelo que quer converter no zmodeler. (de preferência em formato .obj)


Clique na bola vermelha, vai aparecer uma janela.

No lado dos quadrados tem um nome, geralmente o mesmo da textura (ou parecido).
Clique nos 3 pontos e selecione as texturas (marcado em laranja), se o nome ao lado do quadrado for diferente do nome da textura clique em cima nome ao lado do quadrado e o renomeie para o exato nome da textura.

Veja que em cada área de textura tem um quadrado com cor (marcado com verde), se a cor não for branca clique em cima do quadrado e selecione a cor branca (lembrando que esse não é o quadrado a quem eu me referi acima, falei do quadrado ao lado do nome da textura).


Importe a arma que vai substituir, no meu caso a sniper.

Na maioria das vezes a nova arma vai ser maior que a original como pode ver na imagem (nova em vermelho, original em amarelo).

Vamos diminuir o tamanho do modelo até que ele fique na mesma escala que o original do jogo.

Clique em Modify>Scale.
Mova o ponteiro do mouse pra cima do modelo, aperte Ctrl e o botão esquerdo do mouse ao mesmo tempo.
Vai aparecer um menu, nele digite o tamanho que quer (mais para aumentar, menos para diminuir).


Sistema de coordenadas de espaço 3D :

X = Comprimento para esquerda.
Y = Altura.
Z = Comprimento para direita.

Eu recomendo que você sempre use os mesmos números nas três configurações, no meu caso eu vou botar 10.
Se o modelo ficar menor que a arma original clique na seta azul (marcada em vermelho) para desfazer a ação, ai selecione um número um pouco maior e veja como fica.


No meu caso ainda assim ficou maior, porem dá pra ver que os modelos estão desalinhados, vamos alinhar antes de continuar.

Eu recomendo essas configurações nas 4 telas para facilitar:


Front = Frente.
Top = Topo.
Perspective = Visão livre.
3D = Visualizar o modelo.

Em Modify>Rotate você pode girar o modelo e em Modify>Move você pode move-lo, use essas duas opções para alinhar o modelo em cima do original.
Para alinhar eu geralmente primeiro uso o Front e depois o Top.


Como dá pra ver está errado, vou usar o rotate e o move pra alinhar corretamente, lembre que oque mais tem que ficar bem alinhado é a ponta e o gatilho da arma (as vezes só dá pra deixar um perfeito e outro nem tanto).
Agora eu percebi que minha arma está um pouco grande, vou dar scale 95, se com ele ela ficar muito pequena eu clico na seta azul para desfazer a ação e dou scale 96 e por ai vai, se for o contrário e precisar aumentar um pouco dou scale 101, 102 e por ai vai até ficar em um bom tamanho.

Agora está bom ?

Não.
Veja que no Top continua desalinhado, então eu uso o rotate e o move pra alinhar, depois eu vejo no 3D se está tudo certo.


Certo, estamos quase terminando.


Gunflash :

Você tem duas escolhas para o gunflash da arma :

1 - Gunflash original.
2 - Gunflash do effects.

Clicando no ''+'' na frente do .dff (da arma original) você vai encontrar o gunflash da arma, ele pode ficar desalinhado na sua nova arma.
Se quiser mante-lo clique em cima dele e arraste pra fora do .dff (você pode tentar movimentar ele pra encaixar melhor no novo modelo).

Você pode ter o gunflash do effects do seu jogo (ele pode ficar desalinhado tanto quanto o gunflash original), para isso clique em cima do gunflash com o botão direito do mouse e depois em Edit>Delete.
Use os mods IMFX e Overdose Effects para ter um bom gunflash do effects.

Dentro do .dff clique em cima do modelo original e copie o nome, depois cole no novo modelo.
Ainda dentro do .dff com o botão direito do mouse e depois em Edit>Delete.
Agora arraste o novo modelo pra dentro do .dff

(se você escolheu manter o gunflash original agora arraste ele para dentro do modelo)

Clique em Display> Local Axes...> Quadrado (marcado em vermelho) > Offset > Reset to Parent

Agora clique com o botão esquerdo do mouse em cima do modelo.

Clique na seta preta pra baixo ao lado de Export depois clique em Multiple Export, exporte o .dff para sua área de trabalho.


Abra o .txd da arma original com o magix.txd, clique em ''Editar>adicionar'' e adicione todas as texturas de sua nova arma.

Pegue o novo .dff e o novo .txd e teste no jogo.

Resultado :




GTA Vice City :
Basicamente a mesma maneira de converter as armas para o gta sa, a única diferença é que o .dff das armas do GTA Vice City não tem gunflash no modelo e além disso na hora de exportar, na opção DFF Version escolha ''Vice City''


Última edição por Firefly em Qua Nov 09, 2016 11:32 am, editado 27 vez(es)
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 12:53 am
continua depois.
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 1:17 pm
Finalmente depois de 3 horas eu terminei, foi tempo jogado fora, duvido muito que alguém converta qualquer coisa.
esse tutorial só ia valer o esforço se o junior postasse na mixmods.



esse tutorial tabém serve como base para trocar os modelos do mapa do jogo, foi com o conhecimento dele que eu fiz o HD Prop Models , usei o map editor de samp para saber o nome dos txd e dff dos modelos.
usei o zmodeler 2.0.8 para os modelos não ficarem pretos e ajustei os modelos com esse 2 tutoriais http://brmodstudio.forumeiros.com/t4977-como-fazer-vertex-prelighting-no-zmodeler http://brmodstudio.forumeiros.com/t4973-como-criar-colisao-no-zmodeler-rapido-e-simples
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 3:46 pm
Eu acho que vou tentar seguir esse tutorial e converter a Flamethrower do GTA III, mas eu estou meio ocupado, daqui 1 hora eu começo (acho, ou a preguiça me domina e não faço nada).
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 3:53 pm
No GTA 3 as armas ficam em um weapons.dff e weapons.txd, eu nunca tentei modificar as armas dele.
acho que vai ser complicado hein.
eu tentei mas só achei o .dff pasta models>generic (sim nada de gta3.img), não achei o txd de jeito nenhum.
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 4:08 pm
Foda, eu sempre quis converter armas pro GTA:SA mas o unico tutorial que eu tinha visto precisava do 3DS Max, ai eu desisti ehuehuehue, ok, vou tentar converter algumas.

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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 4:11 pm
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 4:33 pm
Tentei converter esse taco, só que não deu muito certo
Spoiler:



Última edição por TheCrazy em Qua Out 12, 2016 7:36 am, editado 2 vez(es)
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 4:35 pm
↑ Eita porra ! denilson gostoso denilson gostoso

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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 4:39 pm
taco ou salsichão ?

vc não deu scale no modelo.
Leia o tutorial calmamente e faça tudo direitinho que vai dar certo.

embora eu ache que isso ai tenha sido só uma zueira sua.



parece que vc só importou o modelo e o renomeou para o mesmo nome do original,excluiu o original,botou o novo no lugar do original e exportou o .dff
depois botou as texturas no txd e teve esse resultado, tudo isso pq vc não configurou o modelo.
basicamente pulou quase todas as etapas do tutorial.
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 5:02 pm
@Firefly escreveu:taco ou salsichão ?

vc não deu scale no modelo.
Leia o tutorial calmamente e faça tudo direitinho que vai dar certo.

embora eu ache que isso ai tenha sido só uma zueira sua.



parece que vc só importou o modelo e o renomeou para o mesmo nome do original,excluiu o original,botou o novo no lugar do original e exportou o .dff
depois botou as texturas no txd e teve esse resultado, tudo isso pq vc não configurou o modelo.
basicamente pulou quase todas as etapas do tutorial.

masoq? Não foi isso, veja:
Modelo original:

Modelo convertido:

Alinhado:
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 5:05 pm
talvez no scale vc tenha aumentado sem querer o tamanho do modelo original e não percebeu ai deu tudo errado.
tente começar outra vez, ou com outro modelo.

e vc tem certeza que fez a parte do Display> Local Axes...> Quadrado > Offset > Reset to Parent ? ela é para o modelo ficar na mão do cj se não fizer isso ela fica fora da mão dele.


Última edição por Firefly em Qui Dez 17, 2015 5:08 pm, editado 1 vez(es)
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 5:06 pm
Sobre o GTA3, as texturas das armas junto com a das rodas ficam no MISC.TXD na pasta models

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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 5:14 pm
@Firefly escreveu:e vc tem certeza que fez a parte do Display> Local Axes...> Quadrado  > Offset > Reset to Parent ? ela é para o modelo ficar na mão do cj se não fizer isso ela fica fora da mão dele.

Sim eu fiz isso
vou tentar refazer tudo pra ver se da certo.
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Dez 17, 2015 6:18 pm
Finalmente peguei um tempo aqui, bom, eu vou desistir de converter a Flamethrower do GTA III, vou migrar pra outro jogo.. (ou pega um modelo aleatório por ai..)

EDIT: Puta que pariu, deu erro aqui na conversão do .vpk e ainda caiu a minha net por 3 horas, a vida ta me zoando okay
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Sex Dez 18, 2015 10:53 am
deu erro aqui na conversão do .vpk
que erro ? e não é conversão é extração.
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Sex Dez 18, 2015 11:06 am
Sim, mas enfim, está dando erro pois o .vpk não está aparecendo no GCFScape ..
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Sex Dez 18, 2015 11:08 am
coloque o GCFScape  para abrir arquivos .vpk por padrão.
vc está tentando abrir um .vpk baixado ?
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Sex Dez 18, 2015 12:26 pm
@Firefly escreveu:coloque o GCFScape  para abrir arquivos .vpk por padrão.
vc está tentando abrir um .vpk baixado ?

Sim, ja fiz isso, e sim, estou tentando abrir um .vpk baixado, tem algum problema?
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Sex Dez 18, 2015 12:36 pm
me passa o site onde vc baixou o .vpk
o link do modelo no site.
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Sex Dez 18, 2015 12:41 pm
Essa aqui: http://cs.gamebanana.com/skins/143520

Por acaso ele tem um problema?
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Sex Dez 18, 2015 12:43 pm
isso é já está em .mdl
pule para a parte de usar o  Crowbar MDL Converter http://brmodstudio.forumeiros.com/t5008-sites-de-modelos-3d-gratis-dicas
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Sex Dez 18, 2015 12:45 pm
Ata, valeu ai.
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Jan 28, 2016 11:07 pm
Uhull to conseguindo converter sem fazer merda, e sem precisar olhar o tutorial cada vez..
apesar de ta bem feinho, mas é só o começo:

Spoiler:



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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

em Qui Jan 28, 2016 11:09 pm
leia minha mensagem aqui http://brmodstudio.forumeiros.com/t5039p375-sobre-gta-prints-videos-easter-eggs-etc

só converta os modelos q realmente vai usar
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Re: [VC/SA] Como Converter Armas

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