Compartilhe
Veterano
Veterano
Reputação : 425
Ver perfil do usuário

GTA SA - Como Criar Objetos Quebráveis

em Sex 28 Out 2016, 09:36
Tradução deste tutorial.
NOTA: Veja também.

Ferramentas necessárias: RW analyze, 3DS MAX, zmodeler e 3dmax script pack.

1. Abra um modelo no zmodeler, use Detach para separar as peças dele (segurando Ctrl você desmarca as áreas selecionadas), sugiro que quebre em 4 ou 8 peças, depois exporte.

2. No Max, selecione uma parte, clique em "Polygon", pressione Ctrl + A para selecionar todos os polígonos, role para baixo as propriedades e defina seu Mat ID como 1, faça o mesmo com outras partes do modelo.

3. Quando terminar, defina todas as partes de volta à sua localização (ou seja, 0, 0, 0), selecione "BreakableTeapot" e anexe todas as partes, se aparecer "Attach Options", selecione "Do Not Modify Mat ID or Material" e pressione OK.

4. Pressione M para abrir o "Material Editor", selecione um novo material, aqui eu selecionei o terceiro, clique em "Standard" Em seguida, selecione "Multi/Sub-Object", mais uma vez vai aparecer "Replace Material", selecione "Discard old material?" e pressione OK.

5. Clique em "Set Number", e coloque quantas partes o modelo tem, no meu caso são 8, e pressione OK.

6. Clique no material cuja a ID é 1, clique no botão quadrado próximo a "Diffuse" e selecione "Bitmap" (lembre que deve corresponder ao ID Mat 1, que definimos no passo 2).

7. Quando terminar, pressione "Show Map in Viewport" até que ela se desative, repita o passo 6 e 7 até que todas as partes tenham sido configuradas.

8. Selecione "BreakableTeapot" e clique em "Assign Material to Selection", execute o script "Breakable Objects" e exporte os dados binários.

9. Agora, abra o dff no RW analyze, encontre e selecione "Mesh Extension" e importe os dados binários, salve o .dff e importe para o jogo.

10. escreva essa linha em object.dat (linhas do object.dat são um pouco difíceis de entender.)
Código:
breakableteapot  20.0,  20.0,  0.99,  1.0,  50.0,  9999.0, 1.0,    200, 1, 1,  0, 0, 0.0, 0.0, 0.0,  none   100.0, 0.0,  0.0,  0.01, 0.07, 0, 0

Se o modelo ficar brilhante ao ser quebrado, adicione vertex colors nele.

Vídeo

Última edição por Firefly em Sex 28 Out 2016, 10:32, editado 1 vez(es)
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Reputação : 676
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: GTA SA - Como Criar Objetos Quebráveis

em Sex 28 Out 2016, 09:45
Mais difícil do que eu imaginava. Realmente 3DS Max Studio é a ferramenta necessária para conseguir adaptar bons (funcionais) objetos de mapa

Veterano
Veterano
Reputação : 425
Ver perfil do usuário

em Sex 28 Out 2016, 09:47
Achei um outro tutorial, só que em russo, ele parece mais simples e tem imagens, sendo que nesse aqui tinha imagens, só que elas quebraram, vou ver se entendo ele, se eu conseguir posto também
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: