Compartilhe
Level Designer - Intermediário
Título : "Quando não estás aqui, sinto falta de mim mesmo" - Sete Cidades, Legião Urbana.
Reputação : 90
Ver perfil do usuário
  • Reputação da mensagem: 100% (1 votos)

2. SA-MP Map Construction - Prática

em Qui 08 Dez 2016, 14:28
SA-MP Map Construction - Prática
Level Designer/Mapper

Antes de tudo, tenha como base o primeiro tutorial, qualquer dúvida volte no tutorial anterior que com certeza será resolvida. Vamos ao tutorial!

1. Iniciando o programa.
Abra o editor e clique em "Load", ignore o "Load with Colls"(já que nos vamos mapear e não mexermos com colisões).

2. Começando a mapear.
Assim que você carregar o mapa no editor, pressione o botão direito do mouse junto aos botões de movimento(W, S, A, D). Mova-se pelo mapa de San Andreas até o locar que deseja mapear.

Chegando lá, tenha em mente o que deseja fazer. Pesquise por objetos, tanto na lista de objetos, quanto em um site de IDs de objetos, você também pode pegar um objeto direto do mapa, mas como faço isso? Veja o exemplo abaixo:

Exemplo:
"Quero uma barriquinha de Hot Dog, e eu sei onde tem uma no mapa do GTA", então vá até lá!
Chegando no local, siga os passos abaixo:

Onde está o nosso objeto? Dê uma olhada em sua lista de objetos...

Nota: São 3 maneiras de adicionar objetos a sua lista, por ID, por pesquisa e esse último método que lhes ensinei.
Agora volte ao local que você deseja mapear, como exemplo vou adicionar a barraquinha de Hot Dogs perto da casa da praia.
Chegando no local, vá na lista de objetos, e de um clique no objeto que deseja adicionar em tal local(no meu caso é a barraquinha), clique mais ou menos no ponto do mapa em que você deseja colocar o objeto, depois clique em "Insert Object".
Nota: lembram do site de IDs que falei ali atrás? Ele pode ser usado diretamente no "Insert Object", ao abrir o menu, troque o ID pelo do objeto desejado.
O objeto aparecerá no local em que você solicitou, veja a imagem:

Minha barraquinha apareceu no local que eu solicitei, mas essa posição não está legal, então vamos mover ela!
Clique na aba "Movements"(marcada de vermelho na imagem acima).
Mova, rotacione, suba/abaixe, até deixá-lo na posição que deseja, e se quiser você pode clicar no objeto e arrastá-lo para onde você quiser usando o mouse.

3. Mapa terminado

Pronto! Coloquei a barraquinha onde eu queria! Depois que acabar, salve o mapa, primeiro salve-o em .pwn em "Show Code", depois use o Pawn 2 IPL.
Extra:
Como eu mapeio interiores? Onde eles vivem? O que comem?
Use o recurso "Camera View" da aba "Views"(caso dúvida, releia o tutorial anterior), depois use alguma lista de interiores para pegar as coordenadas(localização) de algum interior. Mas espere! Não feche a lista ainda! Os interiores do jogo necessitam identificação, como é isso? Depois de ter convertido o .PWN em . IPL, abra-o com o bloco de notas. Edite as linhas dos objetos da seguinte forma: 

Código:
2911, dummy, 0, 200.562580, -235.270750, 0.793200, 0, 0, 0.57357644, -0.819152, -1

Código:
2911, dummy, 2, 200.562580, -235.270750, 0.793200, 0, 0, 0.57357644, -0.819152, -1

Note que troquei o "0" após o "dummy" por "2"(que é o ID do interior da barbearia).
Pronto! Salve o arquivo!
Conclusões: este tutorial foi um exemplo de como colocar a teoria do tutorial anterior em prática, o resto é com vocês. Vocês podem perceber que não usei nem metade das coisas citadas no tutorial anterior, tudo aquilo fica a critério de vocês usarem.

Tutorial feito por Renato Russo, não republique este tutorial! Se quiser compartilha-lo, use o link do fórum!
Tutorial exclusivo do fórum BMS!

Última edição por Renato Manfredini Júnior em Sab 01 Jul 2017, 18:51, editado 10 vez(es)
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Reputação : 678
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: 2. SA-MP Map Construction - Prática

em Sex 09 Dez 2016, 04:06
Dahora, até parte prática :v:

Título : "Quando não estás aqui, sinto falta de mim mesmo" - Sete Cidades, Legião Urbana.
Ver perfil do usuário

em Sex 09 Dez 2016, 08:18
Junior, acho que você não viu meu comentário lá no Food Fix, tenta ver se isso funciona:
https://drive.google.com/file/d/0ByTjYuDA2BjrOEUwRW41TFNta28/view
Eu separei a rosquinha e adicionei ao jogo, acho que nem precisava de .col, mas é mania.

em Sex 09 Dez 2016, 08:29
Pior que precisa...
Mas é foda atualizar o mod adicionando rosquinha e deixando de ter pelo menos o frango :c (também poderia ter o cachorro quente, e quem sabe um chocolate pras máquininhas)

edit: Você testou? Aqui está com crash
Código:
Erro: 0x0059F8B4
Tipo: Crash
Problema: Falha ao carregar a colisão do modelo. Possivelmente o nome dentro do arquivo .COL está diferente do nome do .dff relacionado à ele, ou então simplesmente não há o nome do .dff do modelo dentro do .COL (este crash também vale para .col não carregado?)
Solução: Corrija colocando corretamente o nome do .dff dentro do arquivo .col
Não posso abrir o .col pra ver, meu PC parou de funcionar o col editor desde que mudei de Windows
Ver perfil do usuário

em Sex 09 Dez 2016, 09:19
Vê agora, no .col estava "rustysep_col", o certo seria só rustysep, e eu posso pedir o JOOj para modelar a barrinha, o cachorro quente e o frango.
https://drive.google.com/open?id=0ByTjYuDA2BjraTdpSFdyS0J1cGM

em Sex 09 Dez 2016, 11:00
Deboa agora :v:
Só precisa ajeitar a posição na mão, o que tem que ser feito por script (já que não coloquei pra ser configurável no .ini)

Ver perfil do usuário

em Sex 09 Dez 2016, 11:12
@Junior_Djjr fiz um novo tutorial de como adicionar objetos ao jogo, será que você poderia substituir o do Black_Jack por ele? Ele é mais simples e atualizado.

Reputação : 0
Ver perfil do usuário

2. SA-MP Map Construction - Prática

em Sab 10 Dez 2016, 23:20
Show!

Aguardando mais informações ! faa
Ver perfil do usuário

em Dom 11 Dez 2016, 10:05
@Japao_1080 escreveu:Show!

Creio que com os dois tutos, você já mapeia bem, o terceiro, era pra ser aquele de add objetos, pois tem haver com o editor, eu iria colocar como avançado, mas agora vou fazer só as manhãs e outras coisas.

Reputação : 0
Ver perfil do usuário

em Dom 11 Dez 2016, 12:11
@Renato Manfredini Júnior escreveu:
@Japao_1080 escreveu:Show!

Creio que com os dois tutos, você já mapeia bem, o terceiro, era pra ser aquele de add objetos, pois tem haver com o editor, eu iria colocar como avançado, mas agora vou fazer só as manhãs e outras coisas.

Hurum .. Bom trabalho ae Brow ! :)

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: