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Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 11:01
Olá galera, estou fazendo esse tutorial de como adicionar objetos, sim eu sei que tem o tutorial feito pelo Black_Jack, mas ele é antigo e não está atualizado, ele usa o MEd para adicionar os objetos e é mais complicado, creio que para ter um bom avanço na área de mappers, devemos começar de uma vez por todas esquecendo o MEd, e ir adaptando coisas até o MEd ficar totalmente sem uso(pois ele ainda é útil, para remover coisas do mapa etc, já que o editor do SA-MP não tem suporte a remoção de objetos para o GTA normal), sem contar que o Black_Jack saiu do fórum, assim ele não supervisiona mais seus tópicos, deixando o trabalho para o Junior, aqui eu posso supervisionar o tópico e esclarecer as dúvidas.

1. Programas necessários
Nota: antes começar, leia meus tutoriais de SA-MP Map Construction, parte 1 e parte 2.

2. Arquivos necessários
Você precisa de três arquivos para adicionar seu objeto ao jogo, são eles o .DFF e .TXD(meio lógico) e o outro que é o .COL, que é o que define o que vai ser sólido em seu objeto, entre outras coisas, se você não tem .COL, crie um, use esse ótimo tutorial feito pela Firefly.
Com tudo pronto, crie um . IDE, como fazer isso?
Arquivo IDE feito.

3. Adicionando
Cole esse código abaixo em seu IDE:
Código:
objs
ID, Nome do .DFF do seu modelo, Nome do .TXD, 299, 0
end

Substitua o "ID" por um ID que você queira usar para identificar o seu objeto, mas não pode ser qualquer um, use a lista de IDs que o Junior criou e peça ele para reservar uns IDs para você usar, depois coloque o nome do seu .DFF e .TXD.
Com isso pronto, crie uma pasta no modloader e cole seu arquivo .IDE, o .DFF do modelo, o .TXD e o .COL, agora crie outro .txt e cole isso:
Código:
IDE data\maps\Nome do seu .IDE
COLFILE 0 data\maps\Nome do seu .COL

Mude com o nome do seu .IDE e . COL, salve o .txt, o jogo já deve estar lendo seu objeto, ele já está adicionado ao jogo.

4. Adicionando ele ao editor
Vá na pasta onde está seu SA-MP Map Construction, e vá em data/maps e cole seu IDE lá.
Depois vá no GTA.dat e cole a linha a linha de identificação do seu IDE, ficando assim:

Salve o arquivo. Agora com o Alci's, abra seu o GTA3.img(do seu GTA de testes, onde está o editor), e adicione os arquivos .DFF, .TXD e . COL, ele já estará instalado e pronto para o uso no editor, procure-o na lista do editor, expliquei isso nos tutoriais linkados no começo desse aqui.
Para adicionar ao mapa, veja nos mesmo tutoriais que falei lá no começo.
-------------------------------
Você pode adicionar quantos objetos quiser no mesmo .IDE, não precisa criar um .IDE para cada objeto, é só criar outra linha de .IDE abaixo da primeira e repetir o processo, colocando o nome do próximo modelo que você quer adicionar etc.

Fim.

Tutorial feito por Renato Russo, não republique este tutorial! Se quiser compartilha-lo, use o link do fórum!
Tutorial exclusivo do fórum BMS!


Última edição por Renato Manfredini Júnior em Dom 26 Fev 2017, 13:57, editado 6 vez(es)
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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 13:04
Código:
objs
ID, Nome do .DFF do seu modelo, Nome do .TXD, 299, 0
end
tobj
end
2dfx
end
Se você não vai usar as seções tobj e 2dfx não precisa colocar também, né.

E faltou explicar como, em seguida, distribuir/publicar um modelo adicionado com instalação pro ModLoader.

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 13:07
@Junior_Djjr escreveu:
Código:
objs
ID, Nome do .DFF do seu modelo, Nome do .TXD, 299, 0
end
tobj
end
2dfx
end
Se você não vai usar as seções tobj e 2dfx não precisa colocar também, né.

E faltou explicar como, em seguida, distribuir/publicar um modelo adicionado com instalação pro ModLoader.

Corrigido, erro meu, e o resto eu expliquei no tutorial do SA-MP Map Construction.

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 13:11
@Renato Manfredini Júnior escreveu:Corrigido, erro meu, e o resto eu expliquei no tutorial do SA-MP Map Construction.
Incluindo linhas de IDE e COL? philosoraptor Não li mas jurava que não.
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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 13:12
@Junior_Djjr escreveu:
@Renato Manfredini Júnior escreveu:Corrigido, erro meu, e o resto eu expliquei no tutorial do SA-MP Map Construction.
Incluindo linhas de IDE e COL? philosoraptor Não li mas jurava que não.

As linha de IDE e COl eu expliquei aqui serious?


Para adicionar o objeto ao mapa que eu indiquei os outros tutos.

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 14:26
Eu juro que tinha procurado pela linha de COL no tutorial e não tinha encontrado pokerface

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 14:37
Junior, você poderia substituir o tutorial do Black_Jack por esse? Se quiser eu mudo o titulo, pois como eu disse ele não está mais aqui e quem supervisiona os tópicos dele é você, esse daqui eu mesmo supervisiono e esse é atualizado com a atualiadade.

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 15:24
@Renato Manfredini Júnior escreveu:é atualizado com a atualiadade.
Yea baby.

Mudei o link lá. Você pensa em fazer mais desses?
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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 15:27
@Renato Manfredini Júnior escreveu:é atualizado com a atualiadade.
Yea baby.

Kkkkkkkk eu fiz isso propositalmente, tenho essa mania.
@Junior_Djjr escreveu:Mudei o link lá. Você pensa em fazer mais desses?
Sim e não, até porque os outros tutoriais do Black_Jack estão bons, não tem o que atualizar neles, eu acho que vou fazer um tutorial de como adicionar pickups de armas no mapa, para servir de complemente ao tuto de add armas sem substituir.

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 15:28
@Renato Manfredini Júnior escreveu:eu acho que vou fazer um tutorial de como adicionar pickups de armas no mapa, para servir de complemente ao tuto de add armas sem substituir.
Como funcionaria esse mod?
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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 15:31
Por .IPL ué, tem um código usado para ADD pickups de armas, eu só preciso me acostumar com as coordenadas do GTA SA normal, pois são um pouco diferentes das do SA-MP, vou dar uma olhada depois, tem até isso no tuto de IPL do Black.

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 15:35
@Renato Manfredini Júnior escreveu:Por .IPL ué, tem um código usado para ADD pickups de armas, eu só preciso me acostumar com as coordenadas do GTA SA normal, pois são um pouco diferentes das do SA-MP, vou dar uma olhada depois, tem até isso no tuto de IPL do Black.
Pensei que os pickups de armas fossem como os carros estacionados (precisassem de New Game)

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 15:41
É isso que estou testando, vou baixar o SB para pegar coordenadas melhores, o GTA Sa é meio fresco, tipo eu estava mapeando pro projeto GTA Brasil, então coloquei uma pichação da Grove(PCC), na parede, o jogo não carregava o save kkkkkkkk

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 17:00
@Renato Manfredini Júnior escreveu:É isso que estou testando, vou baixar o SB para pegar coordenadas melhores, o GTA Sa é meio fresco, tipo eu estava mapeando pro projeto GTA Brasil, então coloquei uma pichação da Grove(PCC), na parede, o jogo não carregava o save kkkkkkkk
As tags de gangues são armazenadas no save game (como progresso do jogo etc), se adicionar mais delas fica incompatível mesmo
Also, faz sentido iniciar novo jogo, isso é uma tc, o certo é ter um novo main.scm.
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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 17:27
Aí eu não sei, pra mim o objetivo era só converter BR, com certeza não vão mexer nisso.

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3. Adicionando novos objetos

em Sex 09 Dez 2016, 22:37
Bom tutorial, mas pessoalmente prefiro o Modloader :)

Uma dúvida : É possível excluir um objeto original do GTA SA sem dar nenhum problema ?

Obs: Uma vez eu fiz isso e o GTA não quis abrir -_-


Feel Bro

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 22:42
@Japao_1080 escreveu:Bom tutorial, mas pessoalmente prefiro o Modloader :)

Uma dúvida : É possível excluir um objeto original do GTA SA sem dar nenhum problema ?

Obs: Uma vez eu fiz isso e o GTA não quis abrir -_-


Feel Bro

"prefiro o Modloader" tá doidão mano? Esse tutorial é adaptado para o modloader, para usar no SA-MP Map Construction que você precisa do Alci's, que loucura  serious?

Depende eu nunca usei o MEd pessoalmente, não consigo ter paciência com aquilo, acho que o modo que ele remove os objetos não dá nenhum problema, e tem um outro tuto de como remover objetos feito pela Firefly, mas ele você não pode remover coisas como postes, pois afetará todos os modelos, ele é mais para modelos específicos como a casa do CJ, que não tem outra em SA etc.

E tente adicionar o objeto seguindo meu tuto, e não use nomes como você fez, o .DFF com _3D no nome, pra que saporra? Coloca tudo em um nome só, tipo quadro_teste.dff, quadro_teste.txd, quadro_teste.col, e estava crashando o .col, ele tem que ter o mesmo nome do .dff, eu abri ele no Coll Editor, e ele estava sem o "_", por isso estava crashando.

O certo é assim:

Com o nome igual do .dff, por isso deve usar o mesmo nome em tudo.

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 22:52
@Renato Manfredini Júnior escreveu:
@Japao_1080 escreveu:Bom tutorial, mas pessoalmente prefiro o Modloader :)

Uma dúvida : É possível excluir um objeto original do GTA SA sem dar nenhum problema ?

Obs: Uma vez eu fiz isso e o GTA não quis abrir -_-


Feel Bro

"prefiro o Modloader" tá doidão mano? Esse tutorial é adaptado para o modloader, para usar no SA-MP Map Construction que você precisa do Alci's, que loucura  serious?

Depende eu nunca usei o MEd pessoalmente, não consigo ter paciência com aquilo, acho que o modo que ele remove os objetos não dá nenhum problema, e tem um outro tuto de como remover objetos feito pela Firefly, mas ele você não pode remover coisas como postes, pois afetará todos os modelos, ele é mais para modelos específicos como a casa do CJ, que não tem outra em SA etc.

E tente adicionar o objeto seguindo meu tuto, e não use nomes como você fez, o .DFF com _3D no nome, pra que saporra? Coloca tudo em um nome só, tipo quadro_teste.dff, quadro_teste.txd, quadro_teste.col, e estava crashando o .col, ele tem que ter o mesmo nome do .dff, eu abri ele no Coll Editor, e ele estava sem o "_", por isso estava crashando.

Putz kkkkkkkkkkkkkkkk ... Que vacilo meu man .. foi mal ae :)

Tendi cara .. vou corrigir aqui .. Valeu pela ajuda
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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 22:54
De nada! Creio que colocando o .DFF com "quadro_teste", e editando o .col com "quadro_teste" não dará mais crash.

Vou dormir, amanhã você me fala se deu certo.

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sex 09 Dez 2016, 22:59
@Renato Manfredini Júnior escreveu:De nada! Creio que colocando o .DFF com "quadro_teste", e editando o .col com "quadro_teste" não dará mais crash.

Vou dormir, amanhã você me fala se deu certo.

OK .. Boa Noite ae
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3. Adicionando novos objetos

em Sab 10 Dez 2016, 00:00
Bom, o jogo agora não trava mais, porém o objeto não apareceu :/

Será que precisa de um New Game ?

Ás vezes eu fico confuso quanto aos números que coloco no IPL para definir a posição exata em que ele deva ficar ..

Eu usei o MED para ter uma noção de posicionamento, porém não usarei ele para a instalação e sim o Modloader ...

[img][/img]

Será que você pode me passar exatamente o valor das linhas do IPL em relação ao posicionamento baseado nos números dessa foto ?

Ou será que outra coisa ?

Meu IPL Baseado nesses valores do MED :

Código:
inst
14001, Quadro_Teste, 3, 2494.83, -1705.42, 1019.23, 89, 0, 90, 0, -1
end


megusta
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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sab 10 Dez 2016, 01:52
acho que o modo que ele remove os objetos não dá nenhum problema
Dá. Muito.
Remover objeto grande = Crash
Tem que afundar o objeto no chão, e as vezes quando faz isso o LOD continua.

@Japao_1080 escreveu:
Código:
inst
14001, Quadro_Teste, 3, 2494.83, -1705.42, 1019.23, 89, 0, 90, 0, -1
end
É, mas a rotação não é configurável dessa maneira, a rotação é em quaternário, você precisa usar programas para ter esses números de rotação aí no fim, como é o caso de salvar o ipl no MEd e depois ir lá no .ipl e pegar a linha, ou melhor ainda, usar o SAMP Map Editor para gerar a linha, e usar o PAWN 2 IPL para convertê-la.
Só assim ficará certo.

A não ser que você use conversores online para converter rotação xyz em quaternário, mas acho que o processo ficará muito nada a ver e é sem sentido você usar isso.
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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sab 10 Dez 2016, 02:53
@Junior_Djjr escreveu:
acho que o modo que ele remove os objetos não dá nenhum problema
Dá. Muito.
Remover objeto grande = Crash
Tem que afundar o objeto no chão, e as vezes quando faz isso o LOD continua.


É, mas a rotação não é configurável dessa maneira, a rotação é em quaternário, você precisa usar programas para ter esses números de rotação aí no fim, como é o caso de salvar o ipl no MEd e depois ir lá no .ipl e pegar a linha, ou melhor ainda, usar o SAMP Map Editor para gerar a linha, e usar o PAWN 2 IPL para convertê-la.
Só assim ficará certo.

A não ser que você use conversores online para converter rotação xyz em quaternário, mas acho que o processo ficará muito nada a ver e é sem sentido você usar isso.

Entendido!  faa
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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sab 10 Dez 2016, 07:28
@Junior_Djjr escreveu:
acho que o modo que ele remove os objetos não dá nenhum problema
Dá. Muito.
Remover objeto grande = Crash
Tem que afundar o objeto no chão, e as vezes quando faz isso o LOD continua.

Nossa. então realmente devemos parar de usar o MEd e ir e evoluindo o SA-MP Map Construction até ele ser totalmente funcional ao GTA normal, quando você falou de LOD que eu vi o quanto o SA-MP Map é bem pensado, ele remove o objetos junto com seu lod.
Por isso ele marca o ID do lod no objeto.

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Re: Como adicionar novos objetos?

em Sab 10 Dez 2016, 08:30
@Renato Manfredini Júnior escreveu:
@Junior_Djjr escreveu:
acho que o modo que ele remove os objetos não dá nenhum problema
Dá. Muito.
Remover objeto grande = Crash
Tem que afundar o objeto no chão, e as vezes quando faz isso o LOD continua.

Nossa. então realmente devemos parar de usar o MEd e ir e evoluindo o SA-MP Map Construction até ele ser totalmente funcional ao GTA normal, quando você falou de LOD que eu vi o quanto o SA-MP Map é bem pensado, ele remove o objetos junto com seu lod.
Por isso ele marca o ID do lod no objeto.
É, mas, como remover/editar objetos originais do jogo usando ele? Eis o problema, e é aí que o MEd ainda tem que ser usado...
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Re: Como adicionar novos objetos?

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