Compartilhe
Level Designer - Intermediário
Título : "Quando não estás aqui, sinto falta de mim mesmo" - Sete Cidades, Legião Urbana.
Reputação : 90
Ver perfil do usuário

Como remover objetos sem o uso do MEd

em Sex 23 Dez 2016, 22:48
Enquanto eu estava mexendo nesse mod, me deparei em uma situação em que teria de remover um objeto do jogo, testei muitos métodos, mas nenhum me agradou, então decidi eu mesmo inventar um método.

Programas e material necessário:
SA-MP Map Construction
Alci's IMG Editor
Coll Editor II
.DFF's vazios

1. Abra o SA-MP Map Construction e procure seu objeto, se não sabe usar o SA-MP Map Construction leia meu tutorial que explica como mover a câmera etc.

Como exemplo nesse tutorial vou remover a cerca do CJ.

Chegando onde fica seu objeto, clique em cima dele duas vezes, irá abrir um menu como esse na print, para saber de que as informação é de seu objeto mesmo, certifique-se de que quando você clicar ele fique vermelho, como a cerca na print.

Segue as cores da imagem:
Vermelho: copie o nome do .DFF original, e renomeie o arquivo "removermodelo.dff" que coloquei pra download, faça isso com o lod dele também(se quiser), veja meu tutorial de como descobrir um lod, depois que descobri-lo, copie o nome do .dff do lod e renomeie o arquivo "removerlod".

Verde fluorescente: a print é de outro método que fiz, ignore a parte verde.

Amarelo: nome do .col, extraia o arquivo de colisão do seu modelo, no meu caso é o "dynamic2.col", depois de extraí-lo, abra-o no Coll Editor.

Vá em File/Open e procure seu .col.

Procure a colisão de seu modelo(é o mesmo nome do .dff), como o nome do meu .dff é "dyn_f_r_wood_1b.dff", eu vou procurar a colisão "dyn_f_r_wood_1b".

Depois que encontra-la, clique com o botão direito nela, vá em "Collision Mesh" e clique em "Clear Mesh", "Clear Spheres" e "Clear Boxes", salve o arquivo!

Coloque tudo no modloader e pronto! O objeto e seu lod já está removido!

Nota: esse método é bom para remover objetos únicos, como a casa do CJ, se você quiser remover um poste, tenha em mente que você irá remover outros postes do jogo.

Tutorial feito por Renato Russo, não republique este tutorial! Se quiser compartilha-lo, use o link do fórum!
Tutorial exclusivo do fórum BMS!

Última edição por Renato Manfredini Júnior em Ter 28 Mar 2017, 10:55, editado 10 vez(es)
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Reputação : 678
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: Como remover objetos sem o uso do MEd

em Dom 25 Dez 2016, 05:18
Não curti, tipo você troca o modelo por texturas invisíveis, isso é gambiarra DEMAIS, é demorado, e alpha no jogo é um tanto pesado.
É só você abrir o .dff no ZModeler, clicar no "dummy helper" (ali onde cria os primitivos, cubos, esferas etc), arrastar ele na hierarquia colocando ele dentro do .dff, e apagar a mesh que está lá dentro do .dff, deixando só o "dummy helper" (precisa nem renomear esse nome, fodase). Pronto, o modelo será carregado sem nenhuma face, sem nenhum modelo, sem nenhuma textura, zerado.

E pra limpar o col, clique com o botão direito no modelo de col na lista de modelos ali na esquerda e vai em algum "clear', não lembro, tem lá tipo "clear mesh" "clear boxes", "clear spheres", é só dar os clear em todos (ou só nos necessários) e pronto, mais rápido também.

ps você digitou "dynamic2.com"
Título : "Quando não estás aqui, sinto falta de mim mesmo" - Sete Cidades, Legião Urbana.
Ver perfil do usuário

em Dom 25 Dez 2016, 07:56
Eu realmente, vou fazer outro método, isso foi a gambiarra que achei pra tirar o objeto, na hora só consegui fazer isso.

Kkkkkkk eu sempre faço um coisa desse, troco .col por . com

Ver perfil do usuário

em Seg 26 Dez 2016, 14:26
Tutorial atualizado! Remoção com apenas .dff e .col

Título : Veryzonist
Reputação : 73
Link : www.youtube.com/channel/UC8asARmJfqeQ7-g64VqPnPw
Ver perfil do usuário

em Dom 01 Jan 2017, 21:03
Vai ajudar na minha TC

Ver perfil do usuário

em Seg 02 Jan 2017, 08:50
SRBL4CK escreveu:Vai ajudar na minha TC

Fico feliz :)

O aeroporto ali me lembrou meu primeiro mapa que fiz, eu removi os aviões velhos, e fiz uma base ali, mas o pior não era server mata-mata, era RPG mesmo, e era clássico de SA-MP brasileiro, mapas extremamente cheio de coisas sem lógica, como rampas, bar? Uma mansão no lugar daquela casinha, sacos de dinheiros "ao ar livre" kkkkkkkkk, que loucura!

Ver perfil do usuário
  • Reputação da mensagem: 100% (1 votos)

em Qua 04 Jan 2017, 14:21
Descobri que aquele problema de o objeto não carregar tem haver com esse metodo de remover as coisas,eu removi os modelos vazios e mesmo com texturas com mipmap funcionou tudo certo,agora tenho que achar outro jeito de remover ou esconder os objetos

Ver perfil do usuário

em Qua 04 Jan 2017, 15:08
Mas isso não faz sentido cara, como eu disse, você deve ter bugado o objeto original, eu uso isso sempre, inclusive em um projeto, e isso não acontece.

Ver perfil do usuário

em Qui 05 Jan 2017, 10:35
De qualquer forma...um problema que eu tive acabou virando uma solução,vou mexer no pivot dos objetos e deixar eles em baixo do mapa só editando o pivot do modelo no 3ds

Ver perfil do usuário

em Qui 05 Jan 2017, 10:45
Legal, abre o W.I.P pro projeto, assim é muito ruim pra conversar sobre ele.

Permissão deste fórum: