Compartilhe
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Reputação : 674
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br
  • Reputação da mensagem: 100% (6 votos)

1. Introdução ao tutorial

em Qui 26 Jan 2017, 02:34
"Pra quê vou ler a introdução? Desnecessário."
Opa! Se isso passou pela sua cabeça ao vir aqui, você já começou mal.
Cuidado onde você pisa ou deixa de pisar.

"Por que estou aqui?"

Acredito que você veio até aqui pois quer aprender a "criar mods cleos" para GTA San Andreas.

Em minha visão, você é um leigo que nunca sequer ouviu falar sobre "programação" antes, ou pelo menos nunca chegou a tentar fazer uma coisa com ela. Ou no máximo a única linguagem que você sabe é BBCode de fóruns ou HTML básico. Você não é um programador.
Mas posso estar errado, e você é na verdade um programador experiente, ou pelo menos sabe o que faz, e está aqui para aprender uma nova programação. Não sei!

Este tutorial foi escrito mais voltado ao primeiro caso. O caso onde você — leitor — é só um cara curioso e com sede de aprender (ou só quer fazer mods para contar pros amiguinhos da escola como você é nerdinho).

Este é um tutorial diferente

Este não é um tutorial de programação onde o "professor" te dá um monte de palavras difíceis e símbolos para todo lado e te obriga a misturar tudo.

Os textos deste tutorial foram escritos com um tom informal, buscando um certo divertimento, como algumas pequenas atividades no meio para você parar um pouco de ler e ir praticar etc.

Este tutorial é muitíssimo prático. Ao decorrer do tutorial você terá dezenas de códigos completos prontos para você ler, e já ver na prática o uso.

As vezes pode parecer muito longo com muito texto, mas é porque eu tento "conversar" com você e simular o que você possivelmente fará durante a criação de um mod. Inclusive, as vezes posso até falar coisas óbvias para te lembrar daquilo e você não esquecer.

Este tutorial não foi escrito de qualquer jeito! Na real, várias vezes eu reescrevi partes inteiras em busca de explicações mais simples de entender, buscando sempre explicações fáceis. Inclusive, este é o terceiro tutorial de CLEO que estou escrevendo, mas o primeiro a ser publicado!

E não entenda mal, o modo simplificado de explicações deste tutorial pode as vezes parecer ter sido escrito por uma pessoa que não entende do que está falando, mas não é bem assim.

Inclusive, você já deve me conhecer  ("Junior_Djjr") ou mesmo que não conheça, com certeza já deve ter usado mods meus. Portanto, pode confiar na qualidade deste tutorial.

Eu tentarei usar palavras e termos fáceis e simples, posso as vezes não conseguir, mas pelo menos tentarei. Eu espero sinceramente que todas as pessoas entendam cada frase dita aqui.

!!! Alerta !!!
Se você já é um programador no Sanny Builder, você pode não precisar deste tutorial.
LINK/2012 fez um tutorial no estilo "Learn X in Y minutes" que te ajudará a migrar rapidamente para o GTA3script.
Mas você também tem opção de rever o que já sabe (revisão é sempre bem vinda) e continuar lendo este tutorial.

O que é programação?

Diferente da programação da TV aberta, a "linguagem de programação" é bem interessante.

Como o próprio nome diz, é uma "linguagem", onde com esta linguagem, você conseguirá se comunicar com um computador. Você conseguirá falar com ele. Sim.

Você criará um código/script/roteiro (são as mesmas coisas), e terá um compilador. O compilador terá o trabalho de compilar o seu código para o formato que o computador lê. E ele lerá. E fará tudinho que você pediu pra ele fazer. Literalmente.

O computador é legal, ele te responde perfeitamente, desde que você saiba se comunicar com ele corretamente! E é pra isso que existem tutoriais de programação, e por isso que tais tutoriais são geralmente tão grandes e cheios de texto. Você nunca conseguirá aprender programação corretamente assistindo um monte de vídeos no Youtube. Entenda isso. Em programação, leitura é tudo.

Garotos de programa -digo, programadores, estudaram incansavelmente para fazer o que conseguem, e com você não será diferente, e é aqui que iniciarei a fase de "Fuja enquanto há tempo".

Fuja enquanto há tempo!
Se você é iniciante em programações, tenha em mente que você pode demorar meses para ter habilidade. É sério, não estou exagerando.

Tuning Mod é o meu atual maior projeto, e eu iniciei ele em 2012, continuei até 2016. Por quê? Porque eu não tinha conhecimento o suficiente. O tempo se passou, ganhei habilidade, reescrevi o código dele 3 vezes, já são mais de 30 mil linhas de códigos com um habilidade adquirida em 4 anos. Fazer isso não é fácil.

Se você for um bom estudante (e/ou eu for um bom professor aqui) conseguirá fazer coisas legais em uma, ou poucas semanas ao invés de meses. Mas aprender de verdade mesmo (diríamos, "fluente"), requer meses de muita leitura, prática e frustrações.

(english)

Programação é sim difícil, mas se você tiver fácil aprendizado, boa atenção e muita vontade, conseguirá aprender rápido.

Inclusive, o aprendizado de programação é infinito. Você nunca conseguirá chegar ao nível máximo, pois não existe o "máximo"! E isso inclusive dá um certo vício, já que quanto mais você aprende, mais você consegue aprender mais ainda e fazer coisas cada vez mais complexas. A diversão de programar é esta. É como você jogar um jogo difícil que nunca termina, e que cada vez fica mais difícil, e que cada vez você acha mais fácil de fazer as coisas difíceis.

Requisitos mínimos
Ter mais de 5 anos de idade;
Um PC;
Acesso à internet;
Dedos para (muita) digitação;
Algum GTA da Era 3D;
Entender o básico sobre usar mods;
Não ser um cara "só quero fazer sem aprender";
Não ser um cara "vou pular essa parte";
Saber pelo menos um pouco de inglês.

Requisitos recomendados
Ter mais de 7 anos de idade;
Ter muita atenção na leitura de grandes textos;
Gostar de PC e funcionamento das coisas;
Leitura;
Paciência;
Leitura;
Noção básica de matemática (alá ensino fundamental);
Leitura;
Saber usar muito bem o raciocínio lógico;
Saber bem o inglês básico;

Note que brinquei com a idade. Não foi por acaso.

Mesmo que estatísticas mostrem que quanto mais criança, menos conseguem fazer as coisas direito, é totalmente de se imaginar que, se a tal criança realmente tem vontade de aprender, ela irá aprender, e muito bem — melhor até que adultos.

Quando eu tinha 8/9 anos de idade eu já modificava uns joguinhos 2D fuçando nos arquivos deles. Aprendi sozinho, não tinha internet nem nada, só com a força de vontade. Assim como o LINK/2012 (membro daqui da BMS) começou a criar mods cleos com 11 anos de idade; com 12 anos ele já me ensinava a criar scripts, com 14 anos começou a criar o que é hoje um dos melhores mods do mundo: ModLoader, e hoje você estará aprendendo a programar com uma coisa que ele mesmo criou. Sim, você aprenderá uma programação "criada" (re-feita, pra ser mais exato, lançada agora para 2017) pelo LINK/2012 que é uma cópia quase perfeita da programação que a Rockstar North criou para criar os códigos do GTA! Olha só que coisa foda...

Antes de começarmos a aprender, vamos aumentar um pouco a sede:

GTA3script

// Você pode pular o texto abaixo, mas é uma curiosidade interessante e pode ser de seu interesse.
Leitura opcional:
Se você é uma pessoa que entende bem da comunidade modding do GTA, sabe que o que fazemos é uma guerra contra a falta de informação. Nós somos obrigados a documentar, pesquisar, descobrir informações sobre o funcionamento do jogo, pois a Rockstar nunca nos dá nenhum tipo de ajuda, não há suporte, não há nada, tudo o que nós fazemos é produto de nós mesmos!

Não deve ser todos que imaginam, mas o fato é que nós, modders, gostamos de tentar entender o desenvolvimento do jogo (é assim que o modding evolui! Nós fazemos uma verdadeira ciência) e sempre ficamos tentando imaginar como a Rockstar criou as coisas no GTA.

Quer dar uma olhada? Vai lá na pasta "data" do seu GTA SA e abre o arquivo "main.sc" com o bloco de notas.
Este é um código de testes do funcionamento do jogo, usado no desenvolvimento do GTA III.
Sim, e ele está presente no GTA SA, VC e até no GTA IV. Daí você pergunta o motivo. E eu não sei. Ninguém sabe. É só a Rockstar fazendo Rockstarzisses.

Foi desta maneira que a Rockstar North criou os códigos de todos os GTAs da  Era 3D (GTA III, VC, SA, LCS, VCS). E nós hoje temos uma réplica quase perfeita desse sistema (do III, VC e SA. LCS e VCS não).

Como conseguimos?

O arquivo main.sc é pequeno, mostra pouca coisa sobre como a Rockstar digitou os códigos, mas durante os lançamentos das versões mobile dos GTAs, fomos bombardeados por informações "vazadas", coisas que a gente pensa "Como assim???", parece até que a War Drum Studios (quem portou o GTA para mobile) está nos ajudando vazando as coisas propositalmente — se bem que eles até elogiam o nosso trabalho com o modding.

GTA III
Foi vazado o código fonte dos scripts (missões etc). Ou seja, o código fonte do main.scm!
Isso foi um passo gigante! Nós temos o código oficial das missões, submissões etc do GTA III, e podemos estudá-lo para entender com detalhes como a Rockstar fez tudo isso.

GTA VC
Foi vazado o compilador de GTA3script oficial da Rockstar.
Sério mesmo?? Isso quer dizer que nós podemos compilar os arquivos .sc (incluindo os main.sc) e fazer funcionar no jogo do mesmo modo que a Rockstar fez para criar o main.scm, além de criar os nossos próprios main.scm usando um compilador oficial da Rockstar! Nota: Somente para III e VC, mas com o LINK/2012 (com ajuda do Wesser e outros), podemos ter uma quase-réplica (bem diferente na prática, melhor! Mais moderna) deste compilador para GTA III, VC e SA, e você usará ele para criar seus scripts.
Nota: No Xbox também teve um debug.sc vazado.

GTA SA
Foi vazado a lista completa de todos os nomes dos comandos do GTA SA.
Você não têm noção. Nós ficamos fucking 10 anos tentando entender e inventando nomes (só no SA!), e por fim, a lista completa de todos os nomes reais é vazada. grrr

War Drum Studios, nós te amamos!

Se bem que a Rockstar até trocou de portadora depois disso! (possivelmente os vazamentos foi o motivo). Infelizmente assim não tivemos mais coisas vazadas, mas o resultado foi pior: Ao portar o GTA LCS para Mobile, a Lucid Games roubou texturas de mods para usar no port! Haha... Gente...

Depois desse bombardeamento de informações vazadas, nós evoluímos e estamos cada vez mais perto do "Rockstar-like!", criando os mods como a Rockstar criou o jogo! E neste tutorial, você aprenderá exatamente isso, a programar como a Rockstar North programou.

Deseja ler mais sobre esse assunto de modo mais profundo e avançado? Clique aqui.

GTA3script vs Sanny Builder

Como falei na seção acima, GTA3script é a programação criada pela Rockstar North para criar os scripts das missões (entre outras coisas, como ammu nation, bar etc) dos jogos GTA da Era 3D.

Antes de nós termos todas as informações que temos hoje, nós chamávamos a programação usada pela Rockstar de "SCM", já que nem ao menos sabíamos o nome real da programação — só tínhamos a dica de que sabíamos que no GTA 2 é "GTA2script", e então pudemos confirmar ser "GTA3script" devido a vazamentos das versões mobile.

Se você antes deste tutorial já procurou aprender a criar mods cleos, já se deparou com códigos escritos dentro do Sanny Builder criado pelo Seemann:

Já atualmente, o código acima pode ser escrito no estilo Rockstar, desta maneira:

Este foi escrito em GTA3script, o que você aprenderá.

Perceba que, ao mesmo tempo que são muito diferentes, também são muito parecidos.
O legal é que: Você aprendendo um, aprenderá o outro.
Ou seja, você sabendo GTA3script, automaticamente terá facilidade em entender um código escrito no Sanny Builder, e até o momento, o que você mais vê pela internet ainda é do Sanny (espero que isso mude).
Veja também como as palavras usadas no código são diferentes. E quem é o mais correto nisso? O GTA3script! Já que o Sanny Builder é de uma época que nós nem ao menos sabíamos os nomes reais para usar nestes códigos, e assim inventamos tudo isso, e ficou muito impreciso. Até foi lançadas "DLCs" para o Sanny com os nomes corretos, mas nada se compara com o verdadeiro GTA3script.

Nota: É claro que ambos os códigos acima podem ser escritos de maneiras diferentes, principalmente o do Sanny Builder, mas achei desnecessário tocar nisso. Inclusive preferi o uso de label ao invés de break.

GTA3script é fácil?

E para te deixar mais feliz ainda: GTA3script é uma linguagem de programação, muito, muito fácil...

Ela foi baseada na linguagem de programação chamada BASIC (Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code), onde até o nome já diz...

Podemos dizer que BASIC é uma linguagem... bem... Básica...
É uma linguagem bem old school, iniciada lá nos anos 80, como você pode ver na Wikipedia.

É simples de digitar.
É simples de ler.
É simples de aprender.
E GTA3script é realmente bem parecida com ela.

Se você tem medo de programações pois olha pra uma e vê um monte de símbolos confusos (por exemplo Python), vai gostar de aprender GTA3script! Praticamente nem há símbolos (e vários são até opcionais). Nem os famosos ";" no fim da linha existe, realmente nada, limpo. Letras e números!

Quando você conseguir criar mods, você poderá publicar seus mods aqui mesmo no Mod Showroom - Scripts para todo mundo baixar — você pode antes querer que avaliamos a qualidade do script.

Eu não só recomendo a aprender para criar mods para GTA, mas também para iniciar alguma carreira com linguagens de programação.
Eu não sou um programador que sabe tudo, mas particularmente acho que aprender GTA3script é muito interessante para iniciantes em programação, ainda mais se tratando de que você irá modificar um jogo, o que é muito mais divertido do que ficar mostrando palavras e números em um console!

Gostou?
Spoiler:
Tá, sem mais enrolação. Vamos começar.

Siga o índice com o link de todos os tutoriais aqui:
http://bms.mixmods.com.br/t5967-indice-de-tutoriais-cleo-script-gta3script

Próxima parte:
2. Preparações

Última edição por Junior_Djjr em Dom 20 Ago 2017, 10:59, editado 6 vez(es)

Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado

Re: 1. Introdução ao tutorial

em Qui 26 Jan 2017, 05:14
Tutorial aberto :)

Level Designer - Intermediário
Reputação : 88
Ver perfil do usuário

em Sex 27 Jan 2017, 00:58
Lindo, vou ler, me interesso por isso, mas eu só consigo mexer com .pawn ;-;

Reputação : 0
Ver perfil do usuário

em Sex 27 Jan 2017, 01:45
Me interesso demais!! Interessante que justamente no dia que decido começar a fazer mods o scripter que pra mim é referência posta um tutorial! Isso é sinal divino!!! kkkkk (BG)
Mensagens Nível 2
Mensagens Nível 2
Ver perfil do usuário

em Sex 27 Jan 2017, 15:49
agora sim kk aprender gta3script
Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Link : entra.com.br
Ver perfil do usuário

em Sab 28 Jan 2017, 10:30
well, here we go again

Processador: Intel Core I3 6100 Skylane
Placa de vídeo: GALAX GTX 950
Memória RAM: 8GB
HD: 1TB
Placa Mãe: GA-H110M-H Gigabyte LGA1151

I live, I die, I live again!
Mensagens Nível 1
Mensagens Nível 1
Link : https://www.youtube.com/c/THSouzza
Ver perfil do usuáriohttps://thsouzza.blogspot.com.br/

em Sab 28 Jan 2017, 11:34
Esse ano eu aprendo a criar mods cleo!
Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Reputação : 30
Ver perfil do usuário

em Sab 28 Jan 2017, 14:24
Renato Manfredini Júnior escreveu:Lindo, vou ler, me interesso por isso, mas eu só consigo mexer com .pawn ;-;
Eu aprendi .pawn só vendo arquivos que eu baixava na net, pawn é uma delicia :) muito fácil, meu Deus
Modelador - Básico
Modelador - Básico
Título : Manda por PM
Reputação : 210
Link : youtube.com/user/Rapha13977
Ver perfil do usuário

em Sab 28 Jan 2017, 17:03
Prevejo scripters bons daqui pra frente, vai ser ótimo.
Parabéns Djjr! truestory

"I'll have two number 9s, a number 9 large, a number 6 with extra dip, a number 7, two number 45s, one with cheese, and a large soda."

Links Relacionados - TC GTA Brasil
Facebook TC GTA Brasil / Canal TC GTA Brasil
Scripter CLEO - Básico
Scripter CLEO - Básico
Reputação : 82
Ver perfil do usuário

em Sab 28 Jan 2017, 17:30
Und escreveu:
Renato Manfredini Júnior escreveu:Lindo, vou ler, me interesso por isso, mas eu só consigo mexer com .pawn ;-;
Eu aprendi .pawn só vendo arquivos que eu baixava na net, pawn é uma delicia :)  muito fácil, meu Deus
Deve ser por isso que programadores de PAWN são horríveis (principalmente os BR), puta merda
Cada coisa escrota que ja vi, o mais comum é criarem um monte de string de 256 bytes e não usam nem 20 bytes (ONO)
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado

em Sab 28 Jan 2017, 18:05
Nex' escreveu:
Und escreveu:
Eu aprendi .pawn só vendo arquivos que eu baixava na net, pawn é uma delicia :)  muito fácil, meu Deus
Deve ser por isso que programadores de PAWN são horríveis (principalmente os BR), puta merda
Cada coisa escrota que ja vi, o mais comum é criarem um monte de string de 256 bytes e não usam nem 20 bytes (ONO)
Problema de programação fácil: As pessoas aprendem sozinhas e fazem merda Fuch That Guy

Fazer mods cleos também é coisa de aprender sozinho, e muita gente descompilava scripts no Sanny Builder para aprender, e """aprendia""". Tanto que a gigante maioria dos mods são feitos em low level, o que em minha mente isso é errado / sem sentido, pra mim só fazem assim por causa da descompilação lowlevel do Sanny Builder, ou por causa de uns tutoriais também escritos em lowlevel. Se o Sanny descompilasse highlevel (o que é uma coisa difícil de fazer) com certeza os mods seriam diferentes.

Eu mesmo fiz o erro de aprender olhando scripts dos outros. Por 1 segundo comecei a usar variável global após abrir um script do EdUaRdO pensando que aquilo era certo (tipo, "ué, funciona, então tá certo"). Só depois aprende de verdade. Eu mesmo olhava os scripts do LINK/2012 e ficava "mas que merda é essa? Isso foi feito no Sanny Builder? Nunca vi isso sendo criado desse jeito" de tão diferente que era.

Scripter CLEO - Básico
Scripter CLEO - Básico
Reputação : 14
Ver perfil do usuário

em Sab 28 Jan 2017, 23:56
Aí sim, tinha até parado por um tempo de mexer com scripts, mas vou aprender e migrar pro GTA3Script agora :v:

CONFIG. PC:

SO: Windows 7 64 bits
Placa-mãe: ASUS H61M-A/BR
CPU: Intel Core i3-2120 @ 3.30GHz
GPU: Intel HD Graphics 2000
RAM: Kingston 4GB DDR3
HD: 250GB

Assinatura e avatar by Jacobi -- PSN ID: GearHFB4
Mensagens Nível 3
Mensagens Nível 3
Reputação : 2
Ver perfil do usuário

em Dom 29 Jan 2017, 20:22
Nex' escreveu:

São crianças mexendo em um compilador sem saber o que fazer baixa os gms de blogs e ficam lá tentando editar a maioria nem sabe que tem o uma board brasileira lá no fórum sa-mp cheia de tutorial apostilas enormes ate vídeo aulas prontas pra quem quer começar e várias pessoas prontas pra ajudar no que for preciso outros nem sabe o que é fórum sa-mp o samp se popularizou aqui no brasil por causa do gta torcidas depois dele um monte de lek começou a procurar saber como é que se monta um servidor mas a única coisa que conseguia encontrar na web era código pronto e o resultado é esse ai você abre o samp pra jogar e o que mas você vê é replicas de vários gamemodes editados foi assim que eu comecei em 2011 pagando host pra jogar em um gm fudido dos outros cheio de lixo depois que eu conheci o fórum atrás de qual quer coisa na web pra entender como a coisa funcionava de verdade foi que a coisa começou a melhorar tem cara lá no fórum que mete o pau mesmo em quem bota código com esse tipo de problema ai lá pedindo ajuda e ignora mas não entende que tem uma criança ali e aquela criança vai crescer e se acostumar mexendo com aquilo se tornando ate melhor que ele mas pra frente
Scripter CLEO - Intermediário
Scripter CLEO - Intermediário
Reputação : 24
Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 15:59
RobocopGay escreveu:São crianças mexendo em um compilador sem saber o que fazer baixa os gms de blogs e ficam lá tentando editar a maioria nem sabe que tem o uma board brasileira lá no fórum sa-mp cheia de tutorial apostilas enormes ate vídeo aulas prontas pra quem quer começar e várias pessoas prontas pra ajudar no que for preciso outros nem sabe o que é fórum sa-mp o samp se popularizou aqui no brasil por causa do gta torcidas depois dele um monte de lek começou a procurar saber como é que se monta um servidor mas a única coisa que conseguia encontrar na web era código pronto e o resultado é esse ai você abre o samp pra jogar e o que mas você vê é replicas de vários gamemodes editados foi assim que eu comecei em 2011 pagando host pra jogar em um gm fudido dos outros cheio de lixo depois que eu conheci o fórum atrás de qual quer coisa na web pra entender como a coisa funcionava de verdade foi que a coisa começou a melhorar tem cara lá no fórum que mete o pau mesmo em quem bota código com esse tipo de problema ai lá pedindo ajuda e ignora mas não entende que tem uma criança ali e aquela criança vai crescer e se acostumar mexendo com aquilo se tornando ate melhor que ele mas pra frente
Não aguentei lê 3 linhas disso sem nenhuma vírgula ou ponto.
Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 16:07
Eu aprendi com um amigo, ele criou uma GM do zero, ele realmente era foda(não tenho mais contato), ele me ensinou várias coisas mesmos, e me indicou os tuto do fórum do SA-MP, e fui aprendendo, até que decidi fechar o serve, meu serve era com a GM Dten, mas era muito alterado, eu fiz por cima pois a Dten é minha GM preferida, mas não quis ficar com o server, é difícil cuida de um, talvez eu re-abra um.

Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 16:13
Se juntar uma galera aqui do fórum deve sair um server massa, mas MTA por favor
Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 16:18
Eu não curto MTA, porque não sei "lidar" com o MTA, se a galera daqui se reunisse e fizessem um, eu até me interessaria.

Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 16:29
Renato Manfredini Júnior escreveu:Eu não curto MTA, porque não sei "lidar" com o MTA, se a galera daqui se reunisse e fizessem um, eu até me interessaria.
Nunca fiz nada no MTA, só joguei uma vez num server que o @Thegamer tava fazendo (tinha colocado o 307cc BMS Edition) e outra com a @Meg

Mas é notável a superioridade do MTA. Daria pro pessoal aqui fazer mods só pra colocar no servidor, seria lindo :)
Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 16:55
Com certeza é superior ao SA-MP, mas eu prefiro a simplicidade do SA-MP mesmo, mas se a galera se reunisse pra montar um server, seria legal.

Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 16:59
MTA não é complicado, mas fazer servidor como no SA-MP é impossivel, mesmo com as melhorias do MTA, o MTA ao meu ver só serve pra modo zumbi, DayZ, saca? quando eu ficava mexendo com gm de dayz era muito legal, eu gostava de fazer os itens, ter ideias de coisas, tipo ser necessario faca pra abrir latas e tal, é muito legal o DayZ do MTA, sério. Se um dia eu tivesse chance de me aprofundar no C++ do MTA eu me jogava de cara lá, da até vontade de começar a mexer no mapa do gta pra transferir pra lá, fazer um negócio bem apocalipse, mas o foda é scriptar lá, não existe uns tutoriais descente igual esses do Djjr pra você aprender.
Veterano
Veterano
Reputação : 81
Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 18:29
De que adianta criar um servidor de MTA e alguém se sacrificar deixando o PC dela ligado o tempo inteiro consumindo energia e internet pros outros? Teria que contratar um servidor.

Scripter CLEO - Básico
Scripter CLEO - Básico
Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 18:46
Elyzandro escreveu:De que adianta criar um servidor de MTA e alguém se sacrificar deixando o PC dela ligado o tempo inteiro consumindo energia e internet pros outros? Teria que contratar um servidor.
e mesmo e
Veterano
Veterano
Reputação : 81
Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 21:53
É, agora me diga quem aqui está disposto a pagar um. :)

Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Ver perfil do usuário

em Qui 02 Fev 2017, 22:30
Quinze reais um host, geralmente em um mês uma base vende por vinte reais, se você vender duas base em um mês, você paga dois meses de host e lucra dez reais, caso não seja DayZ tem o tal do VIP, que no Evolution tá sessenta reais se não me engano. Mas sei lá, não vejo mas nada relacionado a MTA por aí, ninguém fala nada, não tem nenhum site de mods ativo, tirando o oficial.
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado

em Sex 03 Fev 2017, 00:35
Um cara disse que se fosse criar um server de MTA pro Tuning Mod ele pagaria o host.

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: