Compartilhe
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Reputação : 674
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br
  • Reputação da mensagem: 100% (2 votos)

2. Preparações

em Qui 26 Jan 2017, 02:47
Qualquer tipo de estudo requer alguns cuidados, ainda mais quando se trata de linguagens de programação.

Antes de iniciar a leitura deste tutorial, é recomendado você se preparar e seguir algumas dicas para evitar que no fim do tutorial você fale "ué, li tudo e aprendi nada".

Se desligue das redes sociais
Feche Facebook, Whatsapp, Skype, tudo.
Você ser interrompido enquanto estuda é muito, muito ruim. Você deve ter a atenção total a este tutorial, deixar de conversar com outras pessoas enquanto estuda.

Se tranque no quarto
É nestas horas que é bom você ter um quarto só seu.
Do mesmo modo que você tem que se desligar das redes sociais, você também deve se desligar do mundo ao redor.
Se você está numa hora que não pode fazer isso (ou acha que vão pensar errado de você ficar trancado sozinho dentro do quarto), é melhor você deixar pra outra hora.

Cuidado ao ouvir música
Ouvir música enquanto estuda pode as vezes ajudar, mas também atrapalhar.
Também ligado com o de cima, ouvir alguma música é ótimo para você conseguir se desligar ao seu redor, além de evitar tédio e deixar mais calmo. (eu mesmo gosto de ouvir Liquid Dubstep enquanto faço mods)
Mas se você não precisa, a melhor opção é ouvir nada, pois assim você se foca mais no tutorial, pois geralmente você gosta de uma parte da música e começa dar mais atenção à ela e tira a atenção do tutorial.
Nota: Evite músicas cantadas, ainda mais em português, pois pode atrapalhar ao ler.

Não esteja com sono
Sono atrapalha muito na hora de processar as informações, nem preciso explicar o motivo!
À parte, estudos dizem que a melhor hora para estudar é entre 3 e 5 horas antes de dormir, pois assim enquanto dorme seu cérebro irá iniciar a fase de guardar memórias, e terá mais chances de guardar exatamente o que você aprendeu.
Se você passa a madrugada acordado, perfeito! Eu mesmo passei muitos anos da minha vida dormindo as 6 da manhã, e estudar no início da madrugada é a melhor hora de todas.

Tente exercitar o cérebro
Se você quiser e ter um tempinho de sobra: Jogue jogos mentais (eles são extremamente comuns quando o assunto é Android. Um dos incontáveis exemplos: Hocus. Eles podem ajudar a "esquentar" o cérebro antes de botá-lo para funcionar. Como um alongamento antes de exercícios físicos.

Spoiler:

Okay. Tudo pronto.

Dicas mestres
É comum você enquanto está sem muita vontade, tédio etc começar a ler um parágrafo e no meio ou quando termina ele pensa "espera, o que eu li?". Isso geralmente acontece enquanto está lendo pensando em outra coisa ao mesmo tempo que lê e assim deixa de focar no que o texto está dizendo.
Se você notar que a linha (ou parágrafo) que você leu não te trouxe nada, ou você nem ao menos sabe responder o que estava escrito ali, volte e lê tudo de novo! O mesmo vale para pedaços na qual você não tenha entendido a explicação. Tente ler de novo até que entenda! É uma dica que ajuda muito.

Glossário
Não se perda nas palavras! Leia abaixo:

Tutorial - É o tutorial ao todo. O nosso "curso".

Parte - É literalmente a parte do tutorial.

GTA3script / GTA3sc - É o nome da linguagem de programação que estamos aprendendo. As vezes pode ser referido ao Toolchain que estamos usando (a nossa ferramenta de criar os GTA3script).

VSCode - É o diminutivo para Visual Studio Code. O nosso editor de texto avançado que estaremos utilizando.

Script / Código - Quando eu falo estas palavras, geralmente estou falando do "mod" inteiro (o nosso "script", o nosso "roteiro" completo), ou então daquela parte do código em específico.

Custom Script - É o nome mais correto dos "mods cleos" ou "scripts cleo" ou "cleo scripts" que geralmente chamamos. Os famosos arquivos .cs.

Thread - Você pode imaginar como um script em si. Tudo são threads. Um mod cleo é uma thread; O funcionamento da Ammu Nation é uma thread; Uma missão é uma thread etc. São vários scripts que ficam rodando separadamente, cada script é uma thread.
Nota: Não chamamos de "thread" o funcionamento do .exe (que são as operações mais avançadas, o funcionamento do jogo em si).
Nota: Usuários mais avançados podem entender errado, mas que fique claro: O jogo é single-threaded, o "thread" aqui falado são na verdade os scripts que rodam separadamente no jogo.

CLEO - Muitas pessoas não sabem o que é "CLEO". É uma biblioteca (nós chamamos erroneamente de "livraria", não faz sentido, é comum usarmos "bibliotecas" em programação) que adiciona novas possibilidades de criar códigos para o GTA SA usando a programação usada para criar as threads dele, como um aumento de possibilidades de uma maneira fácil de aplicar. Ou seja, é um pouco errado falarmos que isso é um tutorial de cleo pois este tutorial não é só para cleo, e sim para a programação GTA3script dos GTAs da Era 3D. Mas isso pouco importa e chamamos de "tutorial de cleo" e que está "fazendo mods cleos" e pronto. Você pode querer entender melhor sobre o que exatamente é CLEO no post "História da CLEO".

Na próxima parte do tutorial vamos baixar e instalar o que é necessário para começarmos.

Próxima parte:
3. Visual Studio Code

Última edição por Junior_Djjr em Qui 26 Jan 2017, 15:01, editado 1 vez(es) (Razão : Adicionado o "Glossário" que esqueci.)

Mensagens Nível 1
Mensagens Nível 1
Reputação : 4
Ver perfil do usuáriohttp://Youtube.com.br

Re: 2. Preparações

em Sab 28 Jan 2017, 14:07
Muito Bom !! quero aprender mais sobre Gta3Scrip !!
Permissão deste fórum: