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3. Visual Studio Code

em Qui 26 Jan 2017, 02:50
Como será o processo de criação?
Durante o desenvolvimento do GTA, a Rockstar usou algum editor de texto para criar o código, e em seguida usava um compilador que pegava o código e compilava o arquivo, por exemplo pegava o main.sc e compilava ficando main.scm, e assim usava no jogo.

Nós faremos bem diferente (e melhor!), usaremos o Visual Studio Code (que é um editor de texto open source, poderoso, concorrente ao Notepad++) com uma extensão que, além de compilar o nosso código rapidamente numa tecla (para por exemplo, arquivo .cs), irá nos ajudar muito durante a criação.

A extensão foi criada pelo LINK/2012, e é poderosa.


Comparação com o método antigo (Sanny Builder):


Durante a criação dos seus scripts, você terá vários auxílios:

Vamos supor que você quer criar um carro.
Digitando "CREATE_" você já logo vê uma lista de coisas interessantes para você criar. Como um "CAR" (carro, dur! Mas que na verdade quer dizer qualquer veículo, enfim).

Aceitando e em seguida passando o mouse em cima (ou antes de aceitar, clicar no ícone "!" azul), você pode ter uma documentação sobre como criar um carro. (Sério?? Pra quê tutorial?)

E este texto é pego diretamente da internet! On-the-fly! Atualizado! Ou seja, basta a documentação no site de origem ser atualizada que automaticamente você será atualizado junto.

Estas descrições são pegas dos sites GTA Modding (que é a "Wikipedia" dos mods) e GTAG (Opcode Database). No exemplo acima, a descrição foi pega desta página, e você pode entrar nessa página clicando no "See online reference", como mostra a print acima. (possivelmente ela pode estar um pouco diferente, caso tenha sido atualizada)

Nota: Perceba que você vai precisar de acesso à internet durante a criação dos seus scripts, senão não terá novas documentações on-the-fly. Mas continuará podendo criar os mods sem problema. Assim como eu já disse: Saber inglês básico é importante.

Isso que nem citei as mensagens de erro.
Um dos incontáveis exemplos: Eu criei um carro "MyCar" (um Elegy, pois gosto dele), e depois tentei usar o meu carro "MyCar" com um comando feito para um personagem/pessoa/ped:

Ele dirá que está errado, explicando que o que você tinha que enviar lá era um CHAR (uma pessoa) e não um CAR (carro)! Poupa muita dor de cabeça.

Até o momento não tem (mas ainda terá) possibilidade de debugging! Que também ajuda muito à resolver problemas com seus códigos (mas é um tanto mais avançado e você não precisa saber disso ainda).


Eae, você que usou Sanny Builder durante tanto tempo. O que tem a dizer sobre isso? Muito mais legal, né?


Instalando
Você pode ler uma versão alternativa (em inglês) deste tutorial aqui. Lá também há algumas instruções pouco mais avançadas que não citei aqui.

Baixe o compilador e extraia em qualquer lugar do seu PC.

Baixe e instale o Visual Studio Code.
Depois de abrir o VS Code, pressione CTRL+SHIFT+P para abrir a "command palette". Digite Install Extensions e selecione.
Use a caixa de pesquisa procurando por "GTA3script", encontrando, clique em Install. Irá baixar e instalar o nosso GTA3script no VS Code.

Por fim, você precisa configurar a nossa extensão com o endereço do gta3sc.exe (do compilador que baixamos anteriormente), e o endereço do .exe seu GTA SA, VC e III (quais você tiver):
Vá em File > Preferences para abrir a guia User Settings. Cole o código abaixo entre as chaves { }.

Código:
   "gta3script.compiler": "PATH_TO_COMPILER_EXECUTABLE",
    "gta3script.gamebin": {
        "gta3": [],
        "gtavc": [],
        "gtasa": ["PATH_TO_YOUR_GAME_EXECUTABLE"]
    }

E configure de acordo. Ficará por exemplo assim:
Spoiler:

Atenção: No caminho dos arquivos, use / e não \ senão dará erro (mostrará um sublinhado vermelho embaixo do caminho, onde quando você passa o mouse diz o erro).

Salve as edições (CTRL+S) e podemos continuar (pode fechar as guias).


Após ter feito estes passos, você já pode começar a codar! ...se bem que você ainda não sabe como :)

Sugiro que se familiarize com a interface do Visual Studio Code caso você nunca tenha usado ele antes.
Em File > Preferences > Color Theme há temas de cores para você escolher. Eu particularmente prefiro fundos claros, então uso "Quiet Light". Você pode notar diferentes cores durante este tutorial, mas isso atrapalhará em nada. Escolha o tema de cores que lhe agrade.



Na próxima parte, falaremos sobre como é a criação de um mod, e criaremos um script de teste para ver se está tudo ok.


Próxima parte:
4. Seu primeiro script cleo


Última edição por Junior_Djjr em Qui 31 Ago 2017, 21:33, editado 1 vez(es)

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Re: 3. Visual Studio Code

em Dom 05 Fev 2017, 23:38
"Compiler set in gta3script.compiler does not exist"
fica so dando essa merda,sendo que o caminha esta certo(no caso: "C:\Users\Taylor\Documents\gta3sc\gta3sc.exe")
sinceramente deviam criar um IDE proprio igual o sanny builder para o gta3script,ja é o 3° pc que testo e isso n funciona,o primeiro o "Ctrl+Space" n mostrava nada,tipo se eu escrevese "create" n aparecia nenhuma sugestão,no segundo não tinha Highlighting e agr no terceiro fica dando esse erro

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Re: 3. Visual Studio Code

em Dom 05 Fev 2017, 23:40
@LightVelox escreveu:"Compiler set in gta3script.compiler does not exist"
fica so dando essa merda,sendo que o caminha esta certo(no caso: "C:\Users\Taylor\Documents\gta3sc\gta3sc.exe")
sinceramente deviam criar um IDE proprio igual o sanny builder para o gta3script,ja é o 3° pc que testo e isso n funciona,o primeiro o "Ctrl+Space" n mostrava nada,tipo se eu escrevese "create" n aparecia nenhuma sugestão,no segundo não tinha Highlighting e agr no terceiro fica dando esse erro

Eu tive o mesmo problema,mais o erro foi só que coloquei a diretorio de forma errada ;-;

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Re: 3. Visual Studio Code

em Dom 05 Fev 2017, 23:43
@Rafael_Antunes escreveu:
@LightVelox escreveu:"Compiler set in gta3script.compiler does not exist"
fica so dando essa merda,sendo que o caminha esta certo(no caso: "C:\Users\Taylor\Documents\gta3sc\gta3sc.exe")
sinceramente deviam criar um IDE proprio igual o sanny builder para o gta3script,ja é o 3° pc que testo e isso n funciona,o primeiro o "Ctrl+Space" n mostrava nada,tipo se eu escrevese "create" n aparecia nenhuma sugestão,no segundo não tinha Highlighting e agr no terceiro fica dando esse erro

Eu tive o mesmo problema,mais o erro foi só que coloquei a diretorio de forma errada ;-;

reinstalei 3 vezes e funcionou :v
mas agr n adianta nd pq aperto F6 ou F7 e n compila merda nenhuma Feel Bro

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Re: 3. Visual Studio Code

em Dom 05 Fev 2017, 23:45
Aqui F7 nunca funcionou,mais tem certeza que tipo o arquivo que vc ta "editando" ou sando sla é GTA3script ?

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Re: 3. Visual Studio Code

em Dom 05 Fev 2017, 23:52
@Rafael_Antunes escreveu:Aqui F7 nunca funcionou,mais tem certeza que tipo o arquivo que vc ta "editando" ou sando sla é GTA3script ?
o arquivo é .sc mas acho,ACHO,que vi um erro escrito "not a gta3script file"
e msm que compilase o "ctrl+space" n funciona,n existe sugestão nenhuma ;-;

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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 00:01
Já vi gente com problemas por não abrir o Visual Studio Code como ADM

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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 00:06
@Rafael_Antunes escreveu:Já vi gente com problemas por não abrir o Visual Studio Code como ADM
ele ja ta aberto como ADM,eu tbm vi e ta escrito "GTA3Script gta_sa main" la embaixo,e o arquivo é .sc então provavelmente é 100% Gta3script,porem n tem nenhuma "sugestão" do Ctrl+Space e nem compila nada,simplesmente n acontece nada quando aperto F6 ja fui até na pasta do cleo pra ver se n tinha criado o .cs la e eu n tinha visto,simplesmente n tem nada

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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 00:07
Vish mano,então não sei nenhuma solução =/

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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 00:15
@LightVelox escreveu:"Compiler set in gta3script.compiler does not exist"
fica so dando essa merda,sendo que o caminha esta certo(no caso: "C:\Users\Taylor\Documents\gta3sc\gta3sc.exe")
sinceramente deviam criar um IDE proprio igual o sanny builder para o gta3script,ja é o 3° pc que testo e isso n funciona,o primeiro o "Ctrl+Space" n mostrava nada,tipo se eu escrevese "create" n aparecia nenhuma sugestão,no segundo não tinha Highlighting e agr no terceiro fica dando esse erro
Muito trabalho criar uma IDE, e não ficaria tão boa quanto é no VSCode
Mostra ai como tá sua configuração

Sobre o Ctrl+Space:
Cria um arquivo de texto e troca a extensão de .txt para .sc e abre com o VSCode, assim é certeza que vai carregar tudo certinho.
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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 00:30
@Nex' escreveu:
@LightVelox escreveu:"Compiler set in gta3script.compiler does not exist"
fica so dando essa merda,sendo que o caminha esta certo(no caso: "C:\Users\Taylor\Documents\gta3sc\gta3sc.exe")
sinceramente deviam criar um IDE proprio igual o sanny builder para o gta3script,ja é o 3° pc que testo e isso n funciona,o primeiro o "Ctrl+Space" n mostrava nada,tipo se eu escrevese "create" n aparecia nenhuma sugestão,no segundo não tinha Highlighting e agr no terceiro fica dando esse erro
Muito trabalho criar uma IDE, e não ficaria tão boa quanto é no VSCode
Mostra ai como tá sua configuração

Sobre o Ctrl+Space:
Cria um arquivo de texto e troca a extensão de .txt para .sc e abre com o VSCode, assim é certeza que vai carregar tudo certinho.


antes que alguem me fale dos "[]" na primeira linha sem ela fica dizendo que n existe o gta3script compiler


Última edição por LightVelox em Seg 06 Fev 2017, 00:34, editado 1 vez(es)

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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 00:31
Ah mano tem que usar "/" invés de "\" esse é o problema,até no post diz isso '-' Sempre que aparece essas linhas vermelhas em baixo da "frase" ou palavra é pq tem algo errado
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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 00:36
@Rafael_Antunes escreveu:Ah mano tem que usar "/" invés de "\" esse é o problema,até no post diz isso '-' Sempre que aparece essas linhas vermelhas em baixo da "frase" ou palavra é pq tem algo errado
adianto de nada,pelo menos agr aparece "compilation failed" envez de n dar nada

edit: tem isso ali no debug:


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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 00:43
Ah mano não faço ideia então,queria entender o motivo das primeiras letras das palavras estarem vermelhas philosoraptor

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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 00:45
@Rafael_Antunes escreveu:Ah mano não faço ideia então,queria entender o motivo das primeiras letras das palavras estarem vermelhas philosoraptor
tipo as letras antes tavam vermelhas pq ele meio que tava entendendo aquilo la como um script,mas agr corrigi trocando os \ por / e agr carrega os "Ctrl+Space" mas ainda sim nem msm o codigo do tutorial do Junior funciona,da sempre compilation failed

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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 01:09
Parece estar configurado para compilar main.scm e não custom scripts
Clica em "MAIN" ali do lado de GTA SA (no canto inferior direito) e clica em "Enable Building Of Custom Script (.cs)" no menu em popup que vai abrir
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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 01:12
@Nex' escreveu:Parece estar configurado para compilar main.scm e não custom scripts
Clica em "MAIN" ali do lado de GTA SA (no canto inferior direito) e clica em "Enable Building Of Custom Script (.cs)" no menu em popup que vai abrir
cara vlw mesmo,por algum motivo ele ja veio configurado para compilar em main.scm envez de .cs,agr esta funcionando ok

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Re: 3. Visual Studio Code

em Seg 06 Fev 2017, 01:13
@LightVelox escreveu:
@Nex' escreveu:Parece estar configurado para compilar main.scm e não custom scripts
Clica em "MAIN" ali do lado de GTA SA (no canto inferior direito) e clica em "Enable Building Of Custom Script (.cs)" no menu em popup que vai abrir
cara vlw mesmo,por algum motivo ele ja veio configurado para compilar em main.scm envez de .cs,agr esta funcionando ok
De nada meu patrão.
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Re: 3. Visual Studio Code

em Ter 07 Mar 2017, 12:02
Sempre procurei um tutorial assim, como conheço um pouco de LUA e C# ficou bem mais fácil aprender o gta3sc no VSC que os scripts escritos no SB.

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Os mods que crio serão colocados no meu workshop link
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Re: 3. Visual Studio Code

em Ter 07 Mar 2017, 12:23
Essa foto de perfil somuchwin
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Re: 3. Visual Studio Code

em Qua 08 Mar 2017, 00:33
@Adson Gabryel escreveu:Essa foto de perfil somuchwin
Eu usei essa mesma foto durante meses aqui no fórum ;-;

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Re: 3. Visual Studio Code

em Dom 14 Maio 2017, 02:31
Esse erro aí estava acontecendo comigo também, estava fazendo coisa errada é óbvio, resolveu QUANDO EU CRIEI UM ''new file'' PELO visual studio code e salvei como GTA3SCRIPT (.sc), AÍ funcionou!! pois quando eu renomeei o documento de texto que criamos na pasta CLEO não se convertia para ''.sc'' realmente, ele estava ficando ''documento de texto.sc.txt" se me lembro foi isso mesmo!! aqui funfou.
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Re: 3. Visual Studio Code

em Sex 16 Jun 2017, 15:11
Eu clico para abrir o Visual Studio Code e simplesmente não acontece nada nem no gerenciador de tarefas não aparece nada que seja o VSC. Tem alguma coisa haver com 32 ou 64 bits? philosoraptor
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Re: 3. Visual Studio Code

em Dom 18 Jun 2017, 17:30
Eu uso em Windows 32 bits funciona d boas,já tentou executar como adm ???

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Re: 3. Visual Studio Code

em Dom 18 Jun 2017, 17:53
Sim de varias maneiras , o meu é windowns 7 ultimate 64 bits. Inclusive to com um baita problema no meu pc,nada q use internet funciona tipo minha steam n conecta nada so o google chrome funfa nada mais ja testei com 5 outros navegadores.
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Re: 3. Visual Studio Code

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