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4. Seu primeiro script cleo

em Qui 26 Jan 2017, 02:54

Seu primeiro script


Nós trabalharemos com arquivos de extensão .sc
Ao criar um script (roteiro, em português) estaremos criando um "source code" (código fonte, em português) que ficará armazenado em arquivo de texto com extensão .sc que pode ser aberto e editado em qualquer editor de texto.

Visual Studio Code é um editor de texto, e a nossa extensão chamada "GTA3script" é um auxiliador e compilador da programação "GTA3script" que atuará compilando o nosso texto (que é o nosso código) em um arquivo .cs (custom script), .cm (custom mission) ou .scm (script multifile) — ainda explicarei as diferenças, nós aprenderemos o custom script.
Sempre guarde o arquivo .sc do seu script para caso precise editá-lo futuramente.

Note que você pode querer deixar arquivos .sc para ser abertos no Visual Studio Code como padrão.


Criando um .sc

Você já deve saber como criar um arquivo com a extensão que você deseja (aqui no caso, .sc), mas se você não sabe, bem...

Eu prefiro ir na pasta que desejo (no caso, a pasta CLEO do meu GTA ou alguma dentro do ModLoader) e criar um documento de texto (botão direito na pasta > Novo > Documento de texto) renomeando-o com a extensão ".sc" ao invés de ".txt". Nota que é necessário deixar para aparecer as extensões dos arquivos. Você facilmente faz isso, procure no Google, assim como no Windows 10 é super fácil.
Ou você pode fazer de outros modos, como abrir o Visual Studio Code, ir em "File > New File", e antes de começar a codar, salvar o atual arquivo como ".sc", de preferência dentro da pasta CLEO ou alguma dentro do ModLoader.


Hello, world!

Tendo o nosso arquivo .sc aberto no VS Code, vamos primeiro checar se está tudo rodando como deveria usando o clássico de todo início de programação: "Hello, world!" — mas já que estamos no GTA SA, vai ser "Sup world!".

No canto inferior direito você verá isso:

"GTA3script" — o nome da atual linguagem que você está codando. Clicando ali você pode mudar a linguagem do seu código — o que não faz sentido neste tutorial!
"GTASA" — bem... Você entendeu, né?
"CS" — extensão de destino ao compilar o nosso código (.cs), os famosos mods cleos. Você mais no futuro pode querer mudar para poder compilar arquivos diferentes, onde você aprenderá as diferenças em breve aqui no tutorial. Clicando ali você também pode querer ativar/desativar algumas preferências, mas não é necessário. Caso não tiver o "CS", clique neste local e vá em "Enable Building of Custom Scripts (.cs)"

Vamos testar a compilação com o seguinte código:

Código:
SCRIPT_START
{
NOP

main_loop:
WAIT 0
PRINT_STRING_NOW "Sup world." 1000
GOTO main_loop
}
SCRIPT_END

Ele ficará assim, simplesmente:

Lembrando que o tema de cores pode estar diferente aí, como explicado na parte anterior.

Para compilar, pressione F6.
Você pode preferir usar F7, onde compila e inicia o jogo, o que agiliza na produtividade. Também recomendo altamente o uso do Improved Fastloader, pois você terá que iniciar o jogo centenas, senão milhares de vezes durante a criação de um mod — calma, não por enquanto!
Você também pode abrir o jogo sem compilar, usando CTRL+F7.

Quando você compila o script, será criado um arquivo compilado (no caso, .cs) na mesma pasta onde o .sc está. Basta ir na sua pasta CLEO — ou seja lá onde você colocou o .sc — e checar se está lá.
Obviamente, você precisará ter instalado a Livraria\Biblioteca CLEO 4 (ou mais recente) no seu GTA.

Com o script acima, dentro do jogo você verá infinitamente a mensagem "Sup world.".




Na próxima parte, começaremos a aprender a organizar o seu futuro código, começando com os comentários (anotações).


Próxima parte:
5. Comentários


Última edição por Junior_Djjr em Qui 03 Ago 2017, 06:41, editado 2 vez(es)

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Sab 28 Jan 2017, 15:09
No meu a mensagem não some, é normal né?
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Sab 28 Jan 2017, 15:11
@Und escreveu:No meu a mensagem não some, é normal né?

Sim, é um loop infinito mandando mostrar a mensagem. :)

Código:

main_loop:
WAIT 0
PRINT_STRING_NOW "Sup world." 1000
GOTO main_loop

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Modifico quase qualquer coisa.   :)
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*HD²: SAMSUNG M3 Externo USB 5400RPM 1TB
*Placa de vídeo: Nvidia GTX660 2GB DDR5 192bit EVGA
*RAM: 8GB DDR3 1600MHZ Kingston HYPER X BEAST (2x4GB)
*Fonte: Corsair 600W Reais CX600M Modular - CP-9020060-WW (80 Plus Bronze)
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Sab 28 Jan 2017, 15:20
@Fabio escreveu:
@Und escreveu:No meu a mensagem não some, é normal né?

Sim, é um loop infinito mandando mostrar a mensagem. :)

Código:

main_loop:
WAIT 0
PRINT_STRING_NOW "Sup world." 1000
GOTO main_loop
Então eu ja vou para a proxima parte.
Valeu naodiga
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Ter 31 Jan 2017, 14:07
Cara tive um problema apareceu esta mensagem "Compiler set in {nome do arquivo.compiler does not exist." e o .cs não apareceu na pasta que está o .sc

Print do erro:http://i.imgur.com/tTKIyGe.png
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Ter 31 Jan 2017, 14:11
Faltou configurar o local e endereço do executável do compilador na parte de configurar a linguagem no VSCode.

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Modifico quase qualquer coisa.   :)
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Ter 31 Jan 2017, 18:18
@Fabio escreveu:Faltou configurar o local e endereço do executável do compilador na parte de configurar a linguagem no VSCode.
Cara eu tentei colocar o endereço do executavel com as barras "/" mais não aparece opções pode me explicar melhor? mas
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Ter 31 Jan 2017, 18:25
Mostra uma print das configurações pra ver como tá...

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Ter 31 Jan 2017, 18:50
@israel escreveu:Mostra uma print das configurações pra ver como tá...
Essas?

:)
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Ter 31 Jan 2017, 19:02
@[H]umilde_. escreveu:
@israel escreveu:Mostra uma print das configurações pra ver como tá...
Essas?

:)
Não devia ter aquele segundo diretório ali, wtf, devia ser algo tipo assim:
Código:
{
    "gta3script.compiler": "C:/Users/Nex/Documents/gta3sc-0.9.4-x86-win32/gta3sc.exe",
    "gta3script.gamebin": {
        "gta3": [],
        "gtavc": [],
        "gtasa": ["C:/Users/Nex/Documents/GTA San Andreas/gta_sa.exe"]
    }
}
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Ter 31 Jan 2017, 19:18
@Nex' escreveu:
@[H]umilde_. escreveu:
@israel escreveu:Mostra uma print das configurações pra ver como tá...
Essas?

:)
Não devia ter aquele segundo diretório ali, wtf, devia ser algo tipo assim:
Código:
{
    "gta3script.compiler": "C:/Users/Nex/Documents/gta3sc-0.9.4-x86-win32/gta3sc.exe",
    "gta3script.gamebin": {
        "gta3": [],
        "gtavc": [],
        "gtasa": ["C:/Users/Nex/Documents/GTA San Andreas/gta_sa.exe"]
    }
}
cara mais mesmo assim ele até abriu uma vez sem este segundo diretório mais deu erro de um "Plugin SDK"
e após isso deu o mesmo erro
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Ter 31 Jan 2017, 19:22
Eii só corrigindo após eu postar essa ultima resposta minha eu fechei todas as janelas inutilizadas e percebi que lá estava o Gta_Sa.exe querendo abrir mais como eu uso 3 telas e o gta roda só em uma unica ele aparece uma opção chata pedindo em qual das 3 eu irei jogar mais é uma janela praticamente invisivel abre e fica por baixo das demais abertas e é cor basica então nem percebi que ela estava aberta vou ali ver se criei o script direito

Muito obrigado a todos que tentaram me ajudar!
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 22:16
No meu não está compilando auguem poderia me responder o por quê challengeaccepted
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 22:37
@KaioMuzzo_ escreveu:No meu não está compilando auguem poderia me responder o por quê challengeaccepted
Isso é o mesmo que dizer "crachô, me aguda".
Se puder, dê mais detalhes, mostre uma print de como você configurou etc.

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 22:46

É isso, eu revisei muitas vezes antes de perguntar mas realmente não foi...
Foi mal pela falta de informação sobre meu problema...
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 22:53
Aparece alguma mensagem ao tentar compilar ?

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 23:00
Na verdade não aparece nada fica só na tela o "Visual" não abre o jogo com "F7" e nem compila com "F6" só abre o jogo com "Shift + F7"... E assim o código não funciona.
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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 23:07
Você criou o arquivo do código com extensão .sc ?

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 23:09
Sim... Na pasta cleo as 3 primeiras vezes ai mudei para a areá de trabalho... e mesmo assim não foi.

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 23:10
@KaioMuzzo_ escreveu:Na verdade não aparece nada fica só na tela o "Visual" não abre o jogo com "F7" e nem compila com "F6" só abre o jogo com "Shift + F7"... E assim o código não funciona.
Pisca um "/" "|" "\" no canto inferior esquerdo quando aperta F6?
Segure e puxe a barra inferior do VSCode, vai abrir um "DEBUG CONSOLE". Há mensagem de erro ali?

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 23:15
olha reescrevi o código para confirmar oque falou e agora deu isso



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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 23:19
Você apertando F6 na aba de configurações vai dar isso mesmo.

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 23:22
aqui também não vai.

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 23:31
Gente resolvi meu problema. Iniciei o Visual como administrador. :)

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

em Qua 01 Fev 2017, 23:35
Nada a ver com o problema, mas você tá usando a versão 0.9.3 do compilador, já tem a 0.9.4 aqui.

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Re: 4. Seu primeiro script cleo

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