Compartilhe
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Mensagens : 21852
Reputação : 666
Desde : 03/05/2012
Idade : 21
Localização : Ibitinga - SP
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 09:36

Uma coisinha que você já foi introduzido naturalmente, e agora aprenderá mais a fundo.

Logo na parte 7 eu já expliquei brevemente o que são os espaços tabelados. Se você esqueceu, problemão!!! Se esqueceu disso, pode ter esquecido de mais coisas já ensinadas aqui, e isso vira uma bola de neve dificultando o aprendizado, cuidado.

Esta parte é muitíssimo ligada com a parte 7 (Condições) deste tutorial, pois você praticamente só usará o TAB em condições.
Eu inclusive, mais uma vez, recomendo que você volte na parte sobre condições para dar umas olhadas nos códigos de exemplo lá, para ver como foi organizado os espaços daqueles códigos e ter referências "naturalmente" na base do olho — a não ser que você já esteja seguro quanto a isso e só está aqui para informações mais profundas.

Concluindo esta parte você vai:
Poder responder o que é e como usar indentação, assim como seu ponto forte e no que isso ajuda durante o desenvolvimento de um script.



Por que usar indentação?


Uma imagem fala mais que mil palavras:

Sério, olha para o código de baixo. É horrível de ler! Não dá para entender onde que abre e fecha o IF etc.

É por isso que o bom uso de indentação é tão importante e você precisa se importar tanto em usá-la corretamente.

Em exemplos pequenos pode até não parecer tão importante, mas um código grande e complexo, fica incompreensível quando não usar:

Este é um pedaço do código fonte do MDPMv5 que controla os comandos de troca de música. Olhando na segunda imagem, você consegue decifrar o que cada IF faz e deixa de fazer?


Atualização:
Mais recentemente o Visual Studio Code adicionou linhas verticais para ajudar ainda mais na identificação dos espaços tabelados.



Veja este belo exemplo:

Laranja: O script andará por aqui caso no "WHILE NA cozinha"
Verde: Caso abriu a geladeira ("ABRIU_A geladeira"), entrará neste caminho.
——Ciano: Se "TEM coca" entrará aqui.
——Azul: Se não tem, entrará aqui.
———Roxo: Se "TEM Dolly", entrará aqui.
————Rosa: Se você gosta de Dolly, aqui.
————Amarelo: Se não gosta, aqui.
————(Fim do "VOCE_GOSTA_DE dolly")
———(Fim do "TEM dolly")
——(Fim do "TEM coca")
—(Fim do "ABRIU_A geladeira")
(Fim do "WHILE NA cozinha")

Perceba que tudo praticamente se resume em deixar a abertura e fechadura das coisas uma em cima da outra, ou seja, o "IF", o "ELSE" deste IF, e o "ENDIF" também deste mesmo IF, estão todos um em cima do outro, enquanto "o que irá fazer" está com um espaço na frente. Isso facilita na identificação de "o que faz caso IF? E caso ELSE? Onde termina esta condição?"
E você lembra de que, após o jogo ter feito o necessário dentro de um "IF" o código continua abaixo de seu "ENDIF"? Então! É importante você saber exatamente onde (e "qual") é o "ENDIF" daquele IF, e aplicando uma boa indentação, nós facilmente encontramos: O "ENDIF" está logo abaixo do "IF".


Indentação é obrigatória, mesmo que seja só cosmética, e há regras e não regras.

Por exemplo, algumas pessoas preferem usar indentação ao abrir os escopos, ficando assim:

Eu particularmente no momento só uso em certos casos, mas você com certeza pode usar quando bem entender.
Por quê não uso? Uso indentação em escopos só as vezes, em sub-tarefas etc, não na parte principal do script, pois a parte principal geralmente tem muitas linhas e não tem esse fecha e abre de escopos como nas sub-tarefas, portanto não acho necessário, e se eu usasse, basicamente 100% do script seria escrito em espaço tabelado, prefiro não, pelo menos por enquanto.
Outro motivo é que a Rockstar as vezes não usa mesmo (vendo o source do GTA 3), e eu acho legal seguir uns padrões da Rockstar.

Há também uma outra utilidade para o uso do espaço tabelado: Esconder partes do script!


Você já deve ter percebido que ao passar o mouse na parte esquerda da tela aparece uns "-" para fechar e "+" para abrir partes do código. Os locais destes "-" são definidos pela indentação (onde abre e fecha alguma indentação).
Eu gosto de aproveitar deste recurso para separar meus códigos em seções, onde posso abrir e fechar elas quando eu quiser, assim não ter um código gigante de 3 mil linhas aberto ao mesmo tempo (na qual fica ruim de andar por ele).
Assim eu uso um comentário com algum nome para aquela seção, e termino a seção com 50 "/" (parecido (mas diferente) com o que a Rockstar fez no source do GTA 3).


Regras de indentação no GTA3script


Eu já falei basicamente onde e por que usar. Abaixo vou deixar claro os locais exatos.
Preste muita atenção, pois mesmo sendo simples e óbvio, as pessoas esquecem:

Abra um espaço tabelado sempre após digitar um...:
IF (AND/OR)
ELSE
WHILE
REPEAT
SWITCH
CASE
DEFAULT
{ — opcional

Feche um espaço tabelado sempre que você digitar um....:
END(IF/WHILE/REPEAT/SWITCH)
} — opcional
Lembre-se: Se o "END" não estiver embaixo de algum comando destes, ou algum comando destes não estiver com algum "END" alinhado embaixo dele. Há alguma coisa errada na sua indentação!

É tudo simples e você já viu isso várias vezes por este tutorial:
Código:
WHILE // digitei um WHILE (abri um WHILE)
    WAIT 0 // abri um espaço tabelado (aqui é o que faz enquanto estiver no WHILE)
ENDWHILE // fechei um espaço tabelado (fechei o WHILE)
E se tiver dúvidas, tente dar uma olhada novamente nos códigos de exemplos por este tutorial. Principalmente na parte sobre condições.



Próxima parte:
15. Mais sobre condições


Última edição por Junior_Djjr em Qui 03 Ago 2017, 06:38, editado 3 vez(es)

______________________________

Mestre3224 voltou, ainda há esperanças no Youtube.
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Mensagens : 21852
Reputação : 666
Desde : 03/05/2012
Idade : 21
Localização : Ibitinga - SP
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 09:41
Já estamos chegando no fim das partes "essenciais" :)
Em minha mente, só falta eu aprofundar mais em condições (ensinando umas táticas, SWITCH e REPEAT (que é um tipo de loop)). E poderia vir mais outro exercício, e não sei mais o que de essencial básico ensinar... Já daria para começar coisas pouco mais avançadas (mas de preferência, é bom eu criar mais tutoriais de "Como fazer?" antes)

______________________________

Mestre3224 voltou, ainda há esperanças no Youtube.
avatar
Scripter CLEO - Básico
Scripter CLEO - Básico
Mensagens : 1022
Reputação : 82
Desde : 04/03/2013
Idade : 17
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 10:35
@Junior_Djjr escreveu:Já estamos chegando no fim das partes "essenciais" :)
Em minha mente, só falta eu aprofundar mais em condições (ensinando umas táticas, SWITCH e REPEAT (que é um tipo de loop)). E poderia vir mais outro exercício, e não sei mais o que de essencial básico ensinar... Já daria para começar coisas pouco mais avançadas (mas de preferência, é bom eu criar mais tutoriais de "Como fazer?" antes)
Acho interessante um tutorial de "Como fazer" antes, as pessoas terminam aqui aprendendo as coisas mas não usam a lógica para tentar fazer as coisas, uns exemplos deve dar um empurrãozinho :)
avatar
Veterano
Veterano
Mensagens : 2920
Reputação : 81
Desde : 31/07/2013
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 12:50
Arrays, faz de arrays. ;=;

______________________________
I̜mpe͢r͚at̲ivoͯ, ͘no̅ mụnd̶o͋ ̺sl͟o͗w
́Co͔m͢ó ̼a ̒p̎eçͦa̲ ̖MC͝s ̚só͊ ͡faz̀em̈́ ̛s̸p͆ee͌df̡l̡owͭ
̟Pͭra ̌que̲ ä́ p̐r͜es̋s͉aͤ?
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Mensagens : 21852
Reputação : 666
Desde : 03/05/2012
Idade : 21
Localização : Ibitinga - SP
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 13:22
Vdd

______________________________

Mestre3224 voltou, ainda há esperanças no Youtube.
avatar
Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Mensagens : 411
Reputação : 12
Desde : 12/01/2016
Localização : 127.0.0.1:25565
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 13:43
Quem não identar o código vai pro inferno.
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Bicho Piruleta
Mensagens : 671
Reputação : 111
Desde : 22/09/2015
Idade : 19
Localização : Salvador - BA
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 13:46
@Junior_Djjr escreveu:Vdd
Tava olhando aqui e acho que você esqueceu de falar sobre REPEAT na parte 6 ? philosoraptor

______________________________
" Everyone gonna remember my name ! "
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Mensagens : 21852
Reputação : 666
Desde : 03/05/2012
Idade : 21
Localização : Ibitinga - SP
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 14:00
@israel escreveu:
@Junior_Djjr escreveu:Vdd
Tava olhando aqui e acho que você esqueceu de falar sobre REPEAT na parte 6 ? philosoraptor
A pessoa ainda não sabia o que é condição e variável. Principalmente variável, ninguém nunca entenderia corretamente, só saberia que envia alguma coisa ali e aquela coisa será contada aumentando o valor e dando para usar aquela coisa em alguma coisa que use o valor daquela coisa.

______________________________

Mestre3224 voltou, ainda há esperanças no Youtube.
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Bicho Piruleta
Mensagens : 671
Reputação : 111
Desde : 22/09/2015
Idade : 19
Localização : Salvador - BA
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 14:05
@Junior_Djjr escreveu:
@israel escreveu:
@Junior_Djjr escreveu:Vdd
Tava olhando aqui e acho que você esqueceu de falar sobre REPEAT na parte 6 ? philosoraptor
A pessoa ainda não sabia o que é condição e variável. Principalmente variável, ninguém nunca entenderia corretamente, só saberia que envia alguma coisa ali e aquela coisa será contada aumentando o valor e dando para usar aquela coisa em alguma coisa que use o valor daquela coisa.
Verdade, seria muito coisado. pokerface

______________________________
" Everyone gonna remember my name ! "
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Mensagens : 21852
Reputação : 666
Desde : 03/05/2012
Idade : 21
Localização : Ibitinga - SP
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 14:13
O mesmo vale para o SWITCH. Explicar o que é SWITCH sem antes explicar o que são variáveis não há como.
Vou ter que introduzir ambos ainda.
Se eu mudasse o lado, tipo explicasse variáveis e só depois condições também ficaria ruim (eu comecei o tutorial assim, a explicação ficou uma merda pois não tinha muito como dar exemplos)

______________________________

Mestre3224 voltou, ainda há esperanças no Youtube.
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Bicho Piruleta
Mensagens : 671
Reputação : 111
Desde : 22/09/2015
Idade : 19
Localização : Salvador - BA
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 15:04
Tem que colocar um exemplo do Sweet no tutorial de Switch. :)
To brisado.

______________________________
" Everyone gonna remember my name ! "
avatar
Scripter CLEO - Básico
Scripter CLEO - Básico
Mensagens : 1022
Reputação : 82
Desde : 04/03/2013
Idade : 17
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 16:10
@Junior_Djjr escreveu:O mesmo vale para o SWITCH. Explicar o que é SWITCH sem antes explicar o que são variáveis não há como.
Vou ter que introduzir ambos ainda.
Se eu mudasse o lado, tipo explicasse variáveis e só depois condições também ficaria ruim (eu comecei o tutorial assim, a explicação ficou uma merda pois não tinha muito como dar exemplos)
Acho que todos os tutoriais que vi explicaram primeiro que são variáveis antes de explicar o que são condições
De começo o que a pessoa só precisa saber é que variáveis são lugares na memoria que você guardar valores que quiser, então exemplos seriam:

Código:
quantidade_de_patos = 5
PRINT_FORMATTED_NOW "eu tenho %d patos" 1000 quantidade_de_patos

por mais simples que sejam philosoraptor

em outras linguagens isso é mais fácil ainda de explicar:
PHP:
Código:
<?
$quantidade_de_patos = 10;

print "Eu tenho $quantidade_de_patos patos";
?>
Ainda mais em linguagens como PHP que não precisa se preocupar com data types, esse código acima é um código funcional Fuch That Guy
avatar
Programador - Avançado
Programador - Avançado
Mensagens : 18775
Reputação : 342
Desde : 04/05/2012
Idade : 20
Link : gtamodvicio.blogspot.com
Ver perfil do usuáriohttp://gtamodvicio.blogspot.com

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 16:45
@Nex' escreveu:
PHP:
Código:
<?
$quantidade_de_patos = 10;

print "Eu tenho $quantidade_de_patos patos";
?>
Ainda mais em linguagens como PHP que não precisa se preocupar com data types, esse código acima é um código funcional Fuch That Guy

Acho que é melhor fazer assim:

Código:
<?php
$quantidade_de_patos = 10;

print 'Eu tenho ' . $quantidade_de_patos . ' patos';
?>

Para o PHP, aspas duplas significa que existe código interpretável no meio, então o processamento é mais lento que concatenar strings com aspas simples philosoraptor

Ou então:
Código:
echo 'Eu tenho ', $quantidade_de_patos, ' patos';
philosoraptor

Assim não há concatenamento antes de mandar ao echo, é mandado por partes e o resultado é o mesmo visualmente. philosoraptor

______________________________

Modifico quase qualquer coisa.   :)
------------------>>>http://gtamodvicio.blogspot.com/<<<------------------

Meu PC:
Spoiler:

Configurações PC:
*Processador: Intel Core i7 4790K 4.00GHz LGA1150
*Placa Mãe: GIGABYTE GA-H97M-D3H Intel (LGA1150)
*HD: 1TB Seagate Barracuda 64MB Sata III 7200RPM (2x - RAID 0)
*HD²: SAMSUNG M3 Externo USB 5400RPM 1TB
*Placa de vídeo: Nvidia GTX660 2GB DDR5 192bit EVGA
*RAM: 8GB DDR3 1600MHZ Kingston HYPER X BEAST (2x4GB)
*Fonte: Corsair 600W Reais CX600M Modular - CP-9020060-WW (80 Plus Bronze)
*Gabinete: Gabinete Raidmax Super Hurricane Branco - 248WB
*Monitor: LG 23MP55HQ Full HD HDMI 23'
avatar
Scripter CLEO - Básico
Scripter CLEO - Básico
Mensagens : 1022
Reputação : 82
Desde : 04/03/2013
Idade : 17
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 16:52
Conheço ambos ↑
Foi você quem me ensinou, alias :)
Usei aquele por questão de facilidade
avatar
Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Mensagens : 453
Reputação : 30
Desde : 11/01/2016
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 22:19
Uma dúvida, tem como criar um menu de armas igual do da ammu-nation em outro local? ou você precisa fazer o menu todo manual?
Por exemplo: quando eu fiz o script de atender o telefone eu usei task_play_anim(algo assim) e tal, mas aí vocês me disseram que tinha um comando pra ele fazer tudo automatico task_cellphone(algo assim).
avatar
Scripter CLEO - Básico
Scripter CLEO - Básico
Mensagens : 1022
Reputação : 82
Desde : 04/03/2013
Idade : 17
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 22:34
@Und escreveu:Uma dúvida, tem como criar um menu de armas igual do da ammu-nation em outro local? ou você precisa fazer o menu todo manual?
Por exemplo: quando eu fiz o script de atender o telefone eu usei task_play_anim(algo assim) e tal, mas aí vocês me disseram que tinha um comando pra ele fazer tudo automatico task_cellphone(algo assim).
Manual
http://gtag.gtagaming.com/opcode-database/browse/GUI/
São esses opcode "menu"
Nunca usei, acho chato de mais criar esses menu
avatar
Scripter CLEO - Intermediário
Scripter CLEO - Intermediário
Mensagens : 612
Reputação : 37
Desde : 19/08/2015
Idade : 14
Localização : Em algum lugar do brasil
Link : https://www.youtube.com/watch?v=lMB18XPgEWA
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 22:48
Tem opcode pra ativar a visão noturna '0' eu fiz um script um tempo atras eu nem procurei o opcode de ativar a visão noturna eu fui pro IDA pegar o endereço de memoria pra ativar ;-; apesar de sido legal eu ativei altas coisas :)


Última edição por AguiaX2 em Sex 03 Fev 2017, 22:51, editado 1 vez(es)

______________________________


avatar
Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Mensagens : 453
Reputação : 30
Desde : 11/01/2016
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 03 Fev 2017, 22:50
@Nex' escreveu:
@Und escreveu:Uma dúvida, tem como criar um menu de armas igual do da ammu-nation em outro local? ou você precisa fazer o menu todo manual?
Por exemplo: quando eu fiz o script de atender o telefone eu usei task_play_anim(algo assim) e tal, mas aí vocês me disseram que tinha um comando pra ele fazer tudo automatico task_cellphone(algo assim).
Manual
http://gtag.gtagaming.com/opcode-database/browse/GUI/
São esses opcode "menu"
Nunca usei, acho chato de mais criar esses menu
Complicado, mas valeu :v:
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Mensagens : 21852
Reputação : 666
Desde : 03/05/2012
Idade : 21
Localização : Ibitinga - SP
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Qui 03 Ago 2017, 06:38
Recentemente o Visual Studio Code adicionou linhas verticais para marcar os espaços tabelados.

______________________________

Mestre3224 voltou, ainda há esperanças no Youtube.
avatar
Designer - Intermediário
Designer - Intermediário
Título : Lavish
Mensagens : 2106
Reputação : 13
Desde : 16/02/2017
Link : youtube.com/channel/UCPihhJqS2K5uqXfzIu3fMZw
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Qui 03 Ago 2017, 09:00
É o código do MDPM,né? ;-;

Acho que ajuda isso aí,na hora de codar,né? philosoraptor

______________________________
Clique e me ajude. :)
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Mensagens : 21852
Reputação : 666
Desde : 03/05/2012
Idade : 21
Localização : Ibitinga - SP
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Qui 03 Ago 2017, 11:46
@Furiioso escreveu:É o código do MDPM,né? ;-;

Acho que ajuda isso aí,na hora de codar,né? philosoraptor
Sim, e ajuda mesmo, desde o início eu ficava "por que não tem ainda??" isso é presente em quase todas as boas IDE, até mesmo Notepad++ (grande concorrente do VSC) tem.

Essa parte do código do MDPMv5 tem um IF de 200+ linhas, é ruim estes casos pois não tem como você olhar e saber onde é começo e fim, às vezes você tem que botar o cursor no início e ir subindo até encontrar de onde saporra veio kkk ou então contar a quantidade de espaços e ir lá em cima procurar pela linha com a mesma quantidade de espaços, ou, simplesmente colocar comentários:

Com as linhas você vê de cara, você lembra que aquela primeira linha é o X e a segunda linha é o Y etc.

______________________________

Mestre3224 voltou, ainda há esperanças no Youtube.
avatar
Scripter CLEO - Básico
Scripter CLEO - Básico
Mensagens : 1022
Reputação : 82
Desde : 04/03/2013
Idade : 17
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Qui 03 Ago 2017, 13:05
Acho que o maior concorrente do VSCode é o Atom.
Prefiro ele ate :)
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Mensagens : 21852
Reputação : 666
Desde : 03/05/2012
Idade : 21
Localização : Ibitinga - SP
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Qui 03 Ago 2017, 14:28
@Nex' escreveu:Acho que o maior concorrente do VSCode é o Atom.
Prefiro ele ate :)
Doidera que nunca nem ouvi falar.
Mas sem dúvidas o Notepad++ é o super famosão e o alvo principal desses editores.

______________________________

Mestre3224 voltou, ainda há esperanças no Youtube.
avatar
Programador - Avançado
Programador - Avançado
Mensagens : 10250
Reputação : 264
Desde : 08/11/2012
Ver perfil do usuário

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Qui 03 Ago 2017, 17:30
@Junior_Djjr escreveu:
@Nex' escreveu:Acho que o maior concorrente do VSCode é o Atom.
Prefiro ele ate :)
Doidera que nunca nem ouvi falar.
Mas sem dúvidas o Notepad++ é o super famosão e o alvo principal desses editores.

Quê? Atom é famoso pra cacete, principalmente pro nicho web.

@Junior_Djjr escreveu:não tem como você olhar e saber onde é começo e fim
Claro que tem. Se a IDE sabe o match do END, tu pode pular pra linha do match com algum comando.
avatar
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Mensagens : 21852
Reputação : 666
Desde : 03/05/2012
Idade : 21
Localização : Ibitinga - SP
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

em Sex 04 Ago 2017, 04:06
@Thelost escreveu:
@Junior_Djjr escreveu:não tem como você olhar e saber onde é começo e fim
Claro que tem. Se a IDE sabe o match do END, tu pode pular pra linha do match com algum comando.
Dando uma rápida olhada não encontrei comando pra isso.
Também duvido um pouco... eu acho que o único modo da IDE saber é pelo espaço tabelado, já que o GTA3script não usa símbolos (como { } ) no IF etc (pois daí a IDE teria que procurar por um "IF" ou "IFNOT" e depois por um "ENDIF", a IDE conseguiria isso? Parece ser trabalho pra extensão)
E, porra, o Visual Studio Code ter comando para ir no início e fim do espaço tabelado mas não ter nem uma simples linha vertical indicando onde é, é fdputisse.

No caso do Notepad++, Visual Studio etc tem coisa além, que o Visual Studio Code também poderia ter:

Esta linha na esquerda.
No VSC nem esta linha existe...


______________________________

Mestre3224 voltou, ainda há esperanças no Youtube.
Conteúdo patrocinado

Re: 14. Indentação (espaço tabelado)

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum