Importar/Editar modelo do GTA SA no Sketchup

Compartilhe

JOOj
    Level Designer - Intermediário

Plataforma : Monitor LG
    Reputação : 77
    Link : youtube.com/user/Rapha13977

Importar/Editar modelo do GTA SA no Sketchup

Mensagem por JOOj em Seg 13 Fev 2017, 20:08

Bom, não sei se alguém fez este tutorial aqui, de qualquer forma caso alguém já tiver feito me avise!

Tutorial: Como abrir/editar modelos do GTA SA no Sketchup

Isto serve pra você que quer editar tanto o modelo quando as texturas dele, inclusive podendo melhorar o mapeamento de texturas dos modelos! (O do jogo é horrível!) espero que tenha alguma alma boa que faça isso, seria muito bom ter tudo com as texturas corrigidas!
    Você pode também apagar coisas dos modelos, como um muro,uma janela,uma porta, qualquer coisa! Ou adicionar também!

Chega de enrolação, let's go.

Você vai precisar:
    Sketchup (Versão 8 pra cima)
    Zmodeler 2.2.4
    SA-MP Map Editor
    Magic TXD
    Alci's IMG Editor 1.5

Recomendado ler antes:
    Como usar Sketchup para GTA / desenvolvimento de jogos (escrito por Junior_Djjr)
    2. SA-MP Map Construction - Prática (escrito por Renato Russo)

Atualização importante, (eu coloquei informação errada, .3ds que tem limite de letras, já .Obj não, então escolha qual quiser).

1 - Pegando os modelos
    Use algum editor de mapas, e veja o nome do modelo que quer extrair do jogo:

Legenda:

Vermelho: DFF
    Verde: TXD
    Azul: COL e Coll Collection (Coll Collection é uma "pasta" onde guarda os col's de uma determinada região, no meu caso é lae2)
    Estarei extraindo a casa do CJ.

Agora abra o Alci's IMG Editor,
    Vá em Open>Pasta do GTA>models>gta3.img
    depois procure o dff e o txd, e clique na seta verde para baixo para exportar (exporte para uma pasta qualquer).

Pronto, você já tem o modelo e as texturas dele.
    Vá na sua pasta onde está seus modelos, e abra o Magic TXD
    Depois vá no botão Exportar > Exportar Todas > PNG > Exporte para a pasta onde estão seus modelos

2 - Importando/Exportando no Zmodeler
    Abra o Zmodeler e vá no botão import
    Importe seu modelo, quando for importado seu modelo vai estar todo preto. (Não corrija as texturas ainda)

Na janela esquerda, perceba que seu modelo está agrupado, clique no + e você terá
    seumodelo.dff < agrupado
    seumodelo

você terá que separar eles e excluir o seumodelo.dff, para isso,
    clique com o botão direito no seumodelo.dff e vá no botão Linking > Unlink Children

depois clique com o botão direito no seumodelo.dff que estará desagrupado e delete.

Depois exporte clicando na seta vermelha, para a pasta do seu modelo (exporte em 3ds mesmo).

3 - Corrigindo e renomeando Texturas

Bom, o Sketchup reconhece texturas até 8 letras (me corrijam se eu estiver errado), então para aparecer seu modelo no Sketchup texturizado, você terá que renomear as texturas (imagens) para nomes de até 8 letras,

Primeiro vá na sua pasta onde estão as texturas em .png e renomeie elas. (Deixe de uma forma que você saiba quais são elas depois).
    Perceba que eu editei os nomes, estão todos editados. Faça isso! (É bom deixar com as inicias iguais, pra quando você for corrigir no Zmodeler, saber quais são).

Depois abra o Zmodeler, (Caso ele estiver aberto, clique em New) e Importe o modelo em .3ds
    Clique em Materials Editor na bolinha vermelha.
    Agora faça o mesmo e importe as texturas, renomeie também no Zmodeler, um exemplo:

Pronto, se você fez tudo certo, seu modelo estará com as texturas corretas! Agora exporte em .3ds novamente para sua pasta (é bom substituir pelo antigo).
    Depois de ter feito isso, feche o Zmodeler.

4 - Abrindo no Sketchup (Final)

Depois de tudo feito no Zmodeler, certifique-se antes de abrir o Sketchup que o .3ds encontra-se na mesma pasta onde estão as texturas em .png

Ok, abra o Sketchup e importe o seu modelo em .3ds
    Pronto, a maioria das vezes seu modelo estará deitado ou numa posição ruim pra editar, apenas rotacione deixando o modelo no eixo.

Outra coisa que pode ocorrer também é ela ficar invertida, como está na print, pra corrigir isso é simples. (Nem sempre acontece)
    Clique com o botão direito no modelo, > Virar > clique em uma das 3 opções e acerte o seu modelo. Se oriente pelas linhas vermelha, verde e azul.

Pronto, arrumado.

Bom, se você tiver com seu modelo pronto para editar, com ele todo certo faça o seguinte.
    Clique com o botão direito no modelo e vá em Desassociar  Caso não for de primeira, faça mais uma vez.

Pronto! Agora você pode editar livremente seu modelo! Tanto Texturas quanto adicionar ou remover faces, etc.

Se foi útil, deixe um +rep
    passei a manhã inteira escrevendo, e só pude postar agora (durante a semana é corrido).
    Por que fiz esse tutorial? Primeiro que o @Bruno_Santos me perguntou, então eu achei que era bom deixar isso aqui no fórum, mesmo sendo algo simples. E por que libera portas pra quem quer ajudar na TC do GTA Brasil também, onde usamos muito isso!

Agradecimentos ao Junior_Djjr pela minha desinformação sobre .Obj (eu trabalho mais com .3ds)
    Mais o tutorial funciona tanto pra .3ds quanto pra .obj fica pra sua escolha!

(Caso .obj ignore a parte de renomear texturas)

Última edição por JOOj em Seg 13 Fev 2017, 21:46, editado 3 vez(es)

Bruno_santos
    Mensagens Nível 2
    Mensagens Nível 2

Reputação : 2

Re: Importar/Editar modelo do GTA SA no Sketchup

Mensagem por Bruno_santos em Seg 13 Fev 2017, 20:52

Cara, muito obrigado! Eu tentei de todo jeito importar o dff direto para o SketchUp kkkkkk.
    Seu tutorial vai me ajudar muito em projetos futuros.

3GB Ram 1333 MHz
    Intel® HD Graphics (Desconhecido o modelo)
    HD SMART SATA II 250GB, 7200 rpm
    Fonte CA Smart de 65 W externo
    Windows 10
    Incrivelmente o jogo roda com alguns lags

JOOj

Mensagem por JOOj em Seg 13 Fev 2017, 20:57

@Bruno_santos escreveu:Cara, muito obrigado! Eu tentei de todo jeito importar o dff direto para o SketchUp kkkkkk.
    Seu tutorial vai me ajudar muito em projetos futuros.

Por nada :)

Junior_Djjr
    Scripter CLEO - Avançado
    Scripter CLEO - Avançado

Título : Junior, o periquito.
    Plataforma : PC
    Reputação : 590
    Link : www.MixMods.com.br

Mensagem por Junior_Djjr em Seg 13 Fev 2017, 21:20

Bom, o Sketchup reconhece texturas até 8 letras (me corrijam se eu estiver errado)
    Não cara, .3ds que reconhece até 8 letras. Como eu ensino no meu tutorial de Sketchup, o melhor é usar .obj e não .3ds

Djjr is back.

JOOj

Mensagem por JOOj em Seg 13 Fev 2017, 21:37

@Junior_Djjr escreveu:
    Bom, o Sketchup reconhece texturas até 8 letras (me corrijam se eu estiver errado)
    Não cara, .3ds que reconhece até 8 letras. Como eu ensino no meu tutorial de Sketchup, o melhor é usar .obj e não .3ds

O Und se não me engano tinha falado que era SketchUp, ;-; de qualquer forma, serve pra quem for usar em .3ds, vou colocar lá sobre o obj, (3ds Max, aqui plmns eh horrível .Obj as vezes nem abre).

Então fica como método pra .3ds,
    Obrigado Djjr.

Und
    Mensagens Nível 4
    Mensagens Nível 4

Reputação : 20

Mensagem por Und em Seg 13 Fev 2017, 21:44

Sim, é melhor em 3DS e as texturas precisam de oito letras.
    Acrescenta alí que se tiver duas texturas com nomes parecidos que quando reduzidos a oito letras vai precisar edita-las no zmodeler, naquela bolinha vermelha.
    Por exemplo:

portaoverde1.txd
    portaoverde2.txd
    reduzido a oito letras ficaria:
    portaove.txd(a primeira)
    portaove.txd(a segunda)
    e é aí que mora o problema, ficaria duas texturas com o mesmo nome. Para resolver isso é só ir naquela bolinha vermelha do zmodeler e renomear a textura LÁ pra algo que as diferencie(um número no começo ajudar, tipo: 1portaoverde1.txd, 2portaoverde2.txd).

JOOj

Mensagem por JOOj em Seg 13 Fev 2017, 21:48

@Und escreveu:Sim, é melhor em 3DS e as texturas precisam de oito letras.
    Acrescenta alí que se tiver duas texturas com nomes parecidos que quando reduzidos a oito letras vai precisar edita-las no zmodeler, naquela bolinha vermelha.
    Por exemplo:

portaoverde1.txd
    portaoverde2.txd
    portaove.txd(a primeira)
    portaove.txd(a segunda)
    e é aí que mora o problema, ficaria duas texturas com o mesmo nome. Para resolver isso é só ir naquela bolinha vermelha do zmodeler e renomear a textura LÁ pra algo que as diferencie(um número no começo ajudar, tipo: 1portaoverde1.txd, 2portaoverde2.txd).

Por que .3ds seria melhor? philosoraptor
    Na verdade já que eh portaoverde1 e portaoverde2 pode por como porvd1 e porvd2 ué :v:

Junior_Djjr
    Scripter CLEO - Avançado
    Scripter CLEO - Avançado

Mensagem por Junior_Djjr em Seg 13 Fev 2017, 22:02

.3ds é um dos piores formatos. (dos mais simples que tem)

Djjr is back.

Und
    Mensagens Nível 4
    Mensagens Nível 4

Reputação : 20

Mensagem por Und em Seg 13 Fev 2017, 22:24

@JOOj escreveu:
    @Und escreveu:Sim, é melhor em 3DS e as texturas precisam de oito letras.
    Por exemplo:

portaoverde1.txd
    portaoverde2.txd
    portaove.txd(a primeira)
    portaove.txd(a segunda)

Por que .3ds seria melhor? philosoraptor
    Na verdade já que eh portaoverde1 e portaoverde2 pode por como porvd1 e porvd2 ué :v:
    o nome é opcional, só que tem que trocar Feel Bro

DouglasB2310
    Mensagens Nível 4
    Mensagens Nível 4

Plataforma :
    ESPECIFICAÇÕES::

Processador: Intel(R) Core(TM) i5-2430M 2.40GHz (vai até 3.0 com TurboBoost)
    Gráficos integrados: Intel HD Graphics 3000, roda DX11.
    RAM: 4 GiB
    HD: 500GB da Seagate
    SO: Windows 7 Home Premium SP1 - 64 Bits

Reputação : 10

Mensagem por DouglasB2310 em Qua 15 Fev 2017, 22:16

O Joshua Harlow ou Ezekiel fez isso no Insanity.

JOOj

Mensagem por JOOj em Qua 15 Fev 2017, 22:29

É, basicamente isso mesmo.
    Alguém daqui podia fazer isso, melhorando os modelos do jogo, é só texturizar bem... É fácil demais.

O problema da história é o pre-lighting, onde que no caso teria que fazer um padrão, pra não ficar zuado

Junior_Djjr
    Scripter CLEO - Avançado
    Scripter CLEO - Avançado

Mensagem por Junior_Djjr em Qui 16 Fev 2017, 04:34

É, sempre que você abrir um modelo do GTA no Sketchup, automaticamente se perde totalmente o pre-lighting. É necessário refazer o pre-lighting do zero.

Djjr is back.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 25 Fev 2017, 01:45