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Como abrir/Editar veículos do GTA SA no SketchUp

em Seg 27 Fev 2017, 16:00
Tutorial: Como abrir/Editar veículos do GTA SA no SketchUp

Bom, esse tutorial serve pra você que quer fazer o mesmo que eu fiz/faço nos carros do GTA SA.
Pra quem, e pra que serve este tutorial?
Serve pra você que não sabe usar outros programas de modelagem 3D, sem ser o Sketchup (Onde não é a melhor opção para Veículos).
Atenção! Isso não é pra CRIAÇÃO de veículos, e sim para EDIÇÃO!

Estarei fazendo quase da mesma forma do meu último tutorial, então é bom que você leia um pouquinho dele.
Importar/Editar modelo do GTA SA no Sketchup

E é ALTAMENTE recomendado ler antes dos dois o Tutorial de Modelagem do Junior_Djjr!
Como usar Sketchup para GTA / desenvolvimento de jogos

Bom, do que você vai precisar?
Sketchup (Versão 8 pra cima)
Zmodeler 2.2.4
Magic TXD
Alci's IMG Editor 1.5
Conhecimento básico de Zmodeler

Nós utilizaremos a extensão .3ds inclusive eu até já comentei tudo antes para o Junior_Djjr, para que não há problemas depois.
(O meu SketchUp pelo menos, não importa modelos em .obj, no caso eu teria que baixar uma extensão, mas eu não uso estas coisas)

1 - Extraindo/Preparando seu Veículo

Abra o Alci's IMG Editor, e procure o .dff e o .txd do seu veículo, no meu caso vou usar o Blista Compact, para fazer um Gol quadrado dele.
Crie uma pasta para guardar tudo, é melhor para termos uma organização.


Agora abra a .TXD com o Magic TXD e extraia todas as texturas para a pasta que você criou


Agora vá no seguinte diretório:
GTA San Andreas/models/generic/
e extraia todas as imagens da Vehicle.txd na sua pasta também. (Exporte tudo em PNG).

Sua pasta agora tem as texturas do carro, + as do vehicle.txd

Faça o mesmo que eu expliquei no meu tutorial passado, o arquivo .3ds tem limite de letras, ele reconhece até 8, então deixe todas as texturas com nomes até 8 letras, para que não dê erro nenhum.


2 - Importando e preparando no Zmodeler

Agora você fará o mesmo do tutorial passado, o mesmo que você fez com as texturas deixando até 8 letras, você fará o mesmo no Zmodeler. É uma parte chata de fazer, mais precisa.

Importe o dff na Seta Azul
Vá na Bolinha vermelha (Materials Editor)
e faça o mesmo do tutorial passado.

Acontece de aparecerem texturas iguais, porém com o mesmo nome. Não tem problema, deixe elas com o mesmo nome da imagem,
ex:

Nome da imagem: gen256
Nome no Zmodeler: vehiclegeneric256 [prim, spec] >gen256
Na de baixo: vehiclegeneric256 [env,spec,trans] >gen256

Deixe os dois com o mesmo nome da imagem. (no meu caso gen256).


Fica desorganizado? Um pouco, mas acaba que nem dá diferença deixá-los assim. (Se você tem mais paciência, faça cópias com as cores e nomes, aí sim ficaria organizado, eu fiz assim pra dar uma demonstração).




Agora você terá que ver o que você vai querer editar, se é o Chassi, uma porta, um parachoque, enfim...
Eu no caso vou editar somente o chassis, então vou exportar o chassis só.

Mais se você quer editar tudo no Sketchup, exporte tudo, e logo explico como vai funcionar.

Delete tudo que puder, Colision, Shadow enfim... Deixe somente o que você vai usar.
Eu deleto até os dummys mesmo sendo algo vazio, no final ficou assim...


Eu limpei o carro todo praticamente, deixei literalmente só o chassis.
Depois de ter escolhido o que vai querer editar, exporte para sua pasta em formato .3ds


3 - Importando e mexendo no SketchUp

Depois de tudo pronto, abra seu SketchUp, e importe o modelo em .3ds
(É importante que o .3ds esteja na mesma pasta que você extraiu e renomeou as texturas)



Se você exportou com portas, para choque e etc. Ele vai vim todo bugado,
Exemplo:
mais calma, tem como deixar direitinho.

É simples, depois de importado, você terá que clicar com o botão direito sobre o modelo e ir na opção desassociar:


Se você exportou somente uma peça, provavelmente você terá que desassociar duas vezes (para poder editar).
Mais se você está com essas peças "bugadas", dessassocie uma vez, e perceba que as peças vão se dividir para poder move-las.


Agora é simples, só arrume as peças nos seus devidos lugares, depois dê Ctrl + A e desassocie novamente.

Pronto, seu modelo estará editável!



É difícil editar? Sim, um pouco. Mas se você tem uma certa habilidade, você acaba conseguindo fazer. Eu mesmo nunca tinha mexido com carros, e não sabia se iria dar certo, mais acabei transformando o Blista Compact num Gol Quadrado SA Style!

Depende da sua imaginação e vontade, se você quer mesmo e fará o de tudo para tentar conseguir, corra atrás!

Espero que esteja tudo certo, me corrijam de qualquer coisa, por favor!
Tudo foi consultado antes com o Junior_Djjr então agradeço a ele também.

Se te ajudou, deixe seu +Rep assim me ajudando, sempre procuro deixar o tutorial com imagens e o máximo de detalhes possível.


Última edição por JOOj em Seg 27 Fev 2017, 16:09, editado 1 vez(es)

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Re: Como abrir/Editar veículos do GTA SA no SketchUp

em Seg 27 Fev 2017, 16:07
Parece fácil, mas essa sigla tá difícil "plmns"

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Re: Como abrir/Editar veículos do GTA SA no SketchUp

em Seg 27 Fev 2017, 16:08
@Junior_Djjr escreveu:Parece fácil, mas essa sigla tá difícil "plmns"
pelo menos :v:

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Re: Como abrir/Editar veículos do GTA SA no SketchUp

em Seg 27 Fev 2017, 17:32
JooJ e Junior, o dia que os dois fizerem um tutorial, até cego aprende kkkkkkk
cara, obrigado, eu sou uma anta, exportava tudo, ai o modelo ficava todo distorcido @_@
Será que tem como editar SKIN no SketchUp? Eu to usando muito ele, pra fazer muitas coisas, é uma delicia kkkk

Edit:
é normal o carro ficar pequeno?

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Re: Como abrir/Editar veículos do GTA SA no SketchUp

em Seg 27 Fev 2017, 18:21
Pequeno? No caso ele vem do tamanho já do GTA. :v:
Tem como editar skin sim, é só exportar a skin e fazer o mesmo. (renomear textura) e importar no SketchUp.
Depois é só desassociar (Sempre), e pronto.

Se não me engano, a cabeça, braços etc, quando você desassociar 1 vez, ele fica com as partes separadas... Assim fica mais fácil de editar...

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Re: Como abrir/Editar veículos do GTA SA no SketchUp

em Seg 27 Fev 2017, 20:16
@JOOj escreveu:Pequeno? No caso ele vem do tamanho já do GTA. :v:
No meu caso, ficou menor do que a caixa original que vem no setup do DJJR o.O
e quando coloco no zmodeler, fica pequeno mesmo, menor que o carro original (BEM MENOR, quase minusculo)


- Correção -
Tem um botão na hora de importar, escrito "Opções", lá tem "Escala" tem que deixar em metros ._.

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Re: Como abrir/Editar veículos do GTA SA no SketchUp

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