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1. Ferramentas do Zmodeler

em Dom Set 09, 2012 10:31 pm
Depois do pessoal pedir 300 mil vezes, resolvi fazer esse Tutorial, embora eu não saiba explicar direito, mas vamos lá.

Termos usados,
Vertex>Vértice>Ponto
Edge>Linha que liga 2 Vertex

Principais Ferramentas do Zmodeler.

Vertex, Edge, Face, e Object (respectivamente)


clicando no quadrado Vertex, vc trabalha apenas com as vértices
clicando no quadrado Edge, vc trabalha com as arestas(linhas que ligam Vértices)
clicando no quadrado Face, obviamente só trabalha com as faces, que são formadas por no minimo 3 vértices
e no quadrado Object, vc trabalha com o Objeto

Eixos X, Y, Z



você vai usar essa ferramenta muito na hora de Mover, Mirror ou dar Scale, o eixo X trabalha na horizontal por exemplo, eu quero mover um dado objeto para os lados(esquerda e direita), então eu deixo apenas o X marcado, pois assim, mesmo se eu mover o mouse para cima e para baixo, o obj só se move para os lados, de forma retilínea, se eu quero mover para cima e para baixo, eu deixo apenas o Y marcado, se eu quiser mover para todos os lados eu deixo o X e Y marcados, o Z é a profundidade, se eu tiver trabalhando no campo de visão left ou Right, e eu deixar apenas o Z marcado e clicar e arrastar em algum objeto, eu não vou ver nenhuma mudança, vc vai ver o objeto se movendo nos outros campos de visão

Pivots(Eixos)

existem 2 tipos de Pivot, o do Zm, e o do Objeto.

o pivot é o eixo do objeto, quando você usa a ferramenta Scale ou Rotate, elas precisam de algo como referência, e essa referência é o pivot

Pivot do Zm e Opções da Ferramenta.

o pivot do Zm é esse meio rosinha ai (por favor não seja retardado, não venha discutir se rosa é realmente a cor do pivot)


e esse é o pivot do objeto


você pode escolher qual usar, é só ir no botão da ferramenta, se a ferramenta tiver opções, ela terá um quadradinho do lado

ex:


vc vai clicar nesse quadradinho, e ele vai te mostrar as opções, a opção que vc mais vai usar é essa de selecionar qual pivot vai usar.

para usar o pivot do Zm, deixe a opção Base to Pivot, marcada, para usar o pivot do Obj desmarque a opção

isso é uma coisa que você vai perceber com o passar do tempo, mas eu vou falar logo, quando você quiser dar Rotate ou Scale em 2 ou mais obj, é melhor usar o pivot do Zm, por que se não, usando como exemplo o Rotate, cada objeto vai girar em torno de seu pivot particular, e usando o do Zm todos vão usar o mesmo pivot como referencia.

Centralizando o Pivot.
Vá em Display> Local Axes>Center to Object (o quadradinho Object deve está marcado)

Create>Surface>Grid

essa ferramenta só funciona com o botão [Auto] desativado, que fica na barra de baixo, do lado de [SELECTED MODE]

ela cria uma face de 6x6 vértices

Modify>Attach

junta um objeto no outro, mas esse juntar não é de fazer uma mutação muito louca e e os 2 se transformar em 1 fisicamente, se você tiver 2 quadrados com uma certa distância um do outro e attachar eles, eles vão continuar intactos, mas serão apenas 1

Modify>Mirror
ferramenta para espelhar o Objeto

Modify>Move

obviamente move objetos, vértices e edges

Modify>Rotate

Rodar o Objeto, Vértice ou Edge, caso você queira Rodar o objeto para um angulo preciso, como 90º, 123º sei lá, você segura o Shift e clina no objeto(ou vertex ou Edge)

Modify>Scale

ele diminui largura e altura do objeto por um todo, em uma escala (proporcionalmente), se vc quiser aumentar a largura dele, deixe apenas o X marcado, se quiser aumentar o altura deixe apenas o Y marcado, se quiser aumentar altura e largura proporcionalmente deixe X e Y marcados

Ferramentas para Selecionar
[SELECTED MODE] - é usado pra quando você seleciona 2 ou mais Objetos (ou vertex e por ai vai...) e quer usar alguma ferramenta neles ao mesmo tempo, se vc selecionar, e não apertar o botão SELECTED MODE, e usar a ferramenta, ela só vai agir naquele objeto que vc clicou, os demais embora estejam selecionados vão ficar parados, a tecla atalho para o Selected Mod é a barra de espaço (quando está ativado, o botão fica vermelho)

você pode também deixar o botão Auto marcado, e usar o botão esquerdo para selecionar, mas a seleção será apenas no formato retangular, tecla atalho dele é Barra de Espaço + Shift

Select>Circle - Clica com Botão direito e arrasta, isso criara um circulo para selecionar.
Select>Polyline - a melhor na minha opnião, basta clicar com o botão direito do mouse ao redor do que vc quer selecionar, e depois clicar no ponto inicial da seleção e pronto.
Select>Quadr - Clica com Bt direito e arrasta, seleção de forma retangular
Select>Single - o nome já diz, single, sozinho, vc seleciona vértice por vértice por exemplo, ou Face por Face
[BY ID]- Vc seleciona pelo ID, digita o ID, e a coisa que tiver aquele ID será selecionada
[BY Material]- A melhor, ajuda muito! só funciona nas Faces, ele seleciona pela textura, exemplo, tenho um tabuleiro de xadrez, vamos supor que eu queira separar as partes texturizadas com o branco das pretas, se eu for em By Material e selecionar a textura branca, todas as faces que usam a textura branca ficaram selecionadas

para de-selecionar, basta clicar no campo de trabalho com o botão Auto ativado.

================================================================

Modify>Submesh>Detach
essa ferramenta só funciona nas Faces, ela separa a Face do Objeto.

Modify>Submesh>Extrude
uma das mais usadas no Zm, pode ser usado com vertex, edge ou face, quando vc seleciona as vertex por exemplo, aperta o botão SELECTED MOD apos selecionar, clica e arrasta, ela cria novas vertex ligadas a anterior.

Modify>Submesh>Weld
une 2 vertex ou mais, transformando em 1 só, seleciona as vertex que quer unir, aperta o botão Selected Mode e clica sobre uma das vertex

challengeaccepted espero que essas 4 horas tenham valido a pena, esse foi o primeiro tutorial, o Zm tem muita coisa, e é difícil de explicar tudo. no próximo tutorial eu vou ensinar a modelar carros, depois a mapear.


Última edição por Tasso3d em Dom Set 09, 2012 11:03 pm, editado 2 vez(es)

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Dom Set 09, 2012 10:35 pm
Uhuuuuuuul , vleew tasso , megusta

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Dom Set 09, 2012 10:55 pm
Belo tutorial.Até que enfim vou aprender a usar o Zmodeler.
Só uma pequena coisinha:
@Tasso3d escreveu:o eixo X trabalha na vertical por exemplo, eu quero mover um dado objeto para os lados(esquerda e direita), então eu deixo apenas o X marcado
Não seria horizontal? :)

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Dom Set 09, 2012 11:02 pm
Vish :) é porque é tanta coisa que acaba se atrapalhando, eu escrevia e ai voltava pra escrever outras coisas

vlw leogh

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Qua Set 12, 2012 8:38 pm
Não me dou bem com modelagem, tudo que faço (ou quase tudo) fica torto, deformado, etc. fuuu

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Qua Set 12, 2012 9:00 pm
Ótimo tutorial, tinha visto faz tempo mas esqueci de responder pokerface

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Qua Set 12, 2012 9:05 pm
@Fabio escreveu:Não me dou bem com modelagem, tudo que faço (ou quase tudo) fica torto, deformado, etc. fuuu

somos dois LOL

eu acho scripts muito mais fáceis pokerface
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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Qui Set 13, 2012 1:52 pm
@JNRois12 escreveu:
@Fabio escreveu:Não me dou bem com modelagem, tudo que faço (ou quase tudo) fica torto, deformado, etc. fuuu

somos dois LOL

eu acho scripts muito mais fáceis pokerface

Com certeza scripts são mais fáceis

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Qui Set 13, 2012 1:59 pm
@Fabio escreveu:
@JNRois12 escreveu:
@Fabio escreveu:Não me dou bem com modelagem, tudo que faço (ou quase tudo) fica torto, deformado, etc. fuuu

somos dois LOL

eu acho scripts muito mais fáceis pokerface

Com certeza scripts são mais fáceis
Eu nao acho pokerface pokerface
Eu acho modelagens mais faceis, ate pq mexia com ela antes dos Scripts...
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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Qui Set 13, 2012 6:25 pm
depende noque tu é melhor
eu sou melhor na programação
acho modelagem bruxaria

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Qui Set 13, 2012 7:36 pm
E como sou texturer acho tudo brucharia LOL
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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Qui Set 13, 2012 7:53 pm
E eu não faço nada, acho q vcs todos são bruxos Fuch That Guy
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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Qui Set 13, 2012 11:21 pm
kkkkkkkkkkkkkkk euri dos ultimos coments acima

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Sex Set 14, 2012 9:52 am
Modelagem nem é tão foda assim, procurem usar programas mais básicos e práticos como Sketchup, nas mãos certas da pra fazer muita coisa legal nele

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Sex Set 14, 2012 11:33 am
@Black_Jack escreveu:Modelagem nem é tão foda assim, procurem usar programas mais básicos e práticos como Sketchup, nas mãos certas da pra fazer muita coisa legal nele

Esse programa é mais fácil de trabalhar do que ligar o PC Fuch That Guy


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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Sex Set 14, 2012 5:58 pm
@Fabio escreveu:
@Black_Jack escreveu:Modelagem nem é tão foda assim, procurem usar programas mais básicos e práticos como Sketchup, nas mãos certas da pra fazer muita coisa legal nele

Esse programa é mais fácil de trabalhar do que ligar o PC Fuch That Guy

Nem tanto, nao se vc quiser se aperfeiçoar.
Fazer um quadrado e colocar textura eh facil sim, mas modelar um estadio do 0 no Blender e ajeitar no Sketchup eh dificil ok (nao pra mim masok)
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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Sex Set 14, 2012 7:02 pm
Até a Vaca Jairo™ faz um quadrado e poem textura, Sketchup pode ser usado profissionalmente também, é claro, mas aqui to me referindo à iniciantes

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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

em Qua Dez 26, 2012 12:33 am
@Fabio escreveu:Não me dou bem com modelagem, tudo que faço (ou quase tudo) fica torto, deformado, etc. fuuu
fabio vc tem o raro talento de modelar carros tombados newspaperboy
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Re: 1. Ferramentas do Zmodeler

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