Compartilhe
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Reputação : 676
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Como descobrir se um MP3 é realmente 320 kb/s

em Ter 11 Abr 2017, 16:45
Quando você baixa uma música .mp3 em 320 kbps, não quer dizer realmente que ela é 320 kbps.
Se ela é realmente uma música de formato 320 kbps, não quer dizer realmente que ela tem qualidade de uma música 320 kbps.
Se ela parece ter qualidade de uma música 320 kbps, pode ser que, também, ela realmente não tenha...
E também, por que tratamos 320 kbps como a qualidade máxima perfeita fodona?

As coisas não são simples assim, mas simplificará com o uso do Spek:

Spek.cc

Sim, um porco ouvindo música.

Agradecimentos ao @RenanSyntax por me apresentar o programa.

Spek é um aplicativo / programa / software de análise de áudio.
Basta você abrir o arquivo da música no Spek (pode inclusive, simplesmente arrastar para a janela do Spek).

Ele gerará uma visualização do espectrograma analógico do áudio criando um gráfico bem bonito:

(clique na imagem para ver em resolução máxima)

O entendimento do gráfico é um tanto simples:

Quanto mais pra direita, é a posição da música. Uma coisa simples, basta olhar na parte debaixo os minutos.

Quanto mais pra cima, mais agudo, e consequentemente, os graves é embaixo.

Quanto mais verde → amarelo → vermelho = Mais volume.
E consequentemente, o inverso (mais verde → azul → roxo) = Menos volume.

Para uma música ser considerada com qualidade, ela tem que ter grande volume nas frequências altas.

Entendeu?

Veja na imagem de exemplo acima onde utilizei uma boa cópia do .mp3 da música Barely Alive x The Frim - Origins para gerar esse gráfico, que é um exemplo de música de alta qualidade sonora.

Grande parte da música no início e fim há bastante azul, mas é porque a música em si nestas partes é um tanto baixa (super comum do dubstep, onde usa som mais baixo do que o normal fora dos bass drops), portanto se você quer simplesmente saber se uma música é 320 kb/s ou não, você tem que focar somente na parte mais alta, pois é onde há o volume máximo da música (volume também é interligado com a capacidade de definição, entenda).

(perceba como o amarelo da imagem sumiu por causa do formato .jpg comparado com a imagem acima que é .png! Fui mostrar limites de música e sem querer mostrei limites de imagem também)

Para uma música ser 320 kb/s, é necessário que o verde chegue até 20 kHz

E esta aqui passou bem neste teste, chegou ao topo (22 kHz)!!!

É comum ter verde até 20 kHz e um pouco de azul até 22 kHz. Quase todas as músicas 320 kb/s são assim.

Assim, podemos concluir que os agudos da música estão lá, e somente músicas de altos bits por segundo conseguem reproduzir agudos altos, portanto esta é definitivamente uma música de altos bits por segundo.

Mas também é importante olharmos no amarelo!
É necessário ter quantia significativa de amarelo, caso contrário, a música é um 320 kb/s fake, como um boost para parecer mais aguda e parecer com qualidade maior, praticamente só as verdadeiras 320 kb/s conseguem ter amarelo alto (a não ser que você coloque um gaussian noise lá no meio).

Para uma música ser 320 kb/s, é necessário que tenha quantia significativa de amarelo até 10 kHz.

E esta aqui, passou bem neste teste, chegou até uns 16 kHz! Poderíamos imaginar até 18, mas não há tanto amarelo assim acima de 16.

Você também pode querer dar uma olhada na quantia de vermelho, que é um volume muito alto de tais frequências, mas não é importante para determinar a qualidade, mas é útil para identificar os graves ou simplesmente quais frequências são mais altas.
Abrindo bastante a janela e dando zoom na imagem, vemos uma linha vermelha lá embaixo:

Isso são os sub-graves (sons tocados por subwoofers), sim, 1 pixel que é difícil poder ver.
Uns vermelhos mais pra cima são uns graves de frequências mais altas (sons tocados por woofers), mas basta subir um pouco mais que já chegamos nos médios-baixos.

Se a sua música não passou nestes testes (possivelmente falhou lá no primeiro!), ela definitivamente não é 320 kb/s, ou simplesmente é, mas não tem qualidade de ser.

Como por exemplo esta música que baixei antigamente utilizando um desses sites de conversão online do Youtube.

Veja, o formato prometeu 320 kbps (e 48 kHz de sample rate!), e olha o que eu recebi! Isso é menos de 128 kbps! (128 kbps vai até 16 kHz).

Não deixem que te enganem mais, use o Spek para identificar a qualidade do que você realmente está ouvindo.

E o Spek, é claro, é para qualquer formato e não só .mp3!

Importante para você não entender errado:
Nota: Eu queria deixar claro que o termo "320 kb/s" aqui foi usado de maneira simplória, já que isso é só um formato, uma capacidade, um limite, o mais correto de se dizer é simplesmente se a música tem boa qualidade ou não, pois há muitas músicas com um formato real de 320 kb/s que simplesmente não teve boa masterização ou não tem áudio desafiador o bastante para provar que tem qualidade, onde isso geralmente vai mudar dependente do gênero da música, portanto não tire conclusão de "essa música não é 320 real" simplesmente porque você está testando com uma música que não tem som "desafiador de limites". Você pode notar que geralmente o limite é visível por causa do topo "plano", onde chega num kHz e para, isso sim é definitivamente um limite!

Nota: Você, é claro, pode usar inúmeros outros softwares de visualização do spectrum do som, mas daí terá regras um pouco diferentes, pois geralmente eles não dão diferentes cores, diferente do Spek que temos um spectrum bem colorido e simples de usar.

Veja um tutorial mais completo e técnico:
https://www.reddit.com/r/xTrill/comments/6fre3q/spek_guide_2017_edition/
Este meu tutorial é para leigos. Se você quiser mais informações técnicas, recomendo esse acima (em inglês).

Bônus:
Há também os engraçadinhos que...:

Background:
Os bits por segundo é só a capacidade de um áudio, se você entende do funcionamento de um carro, o b/s é o cavalo-vapor, não o torque e muito menos a velocidade!

Isso acontece pois a falta de bits não consegue formar formatos de ondas agudas, portanto, quanto mais bits mais definição (principalmente nos agudos) você vai ter, assim como a precisão do resultado do áudio, pois a onda sonora será mais bem definida pela maior quantidade de informação nela contida, enviando o som real do áudio que deveria ser.

Última edição por Junior_Djjr em Dom 23 Jul 2017, 17:08, editado 1 vez(es)

Veterano
Veterano
Reputação : 16
Link : http://youtube.com/samu22gamer
Ver perfil do usuário

Re: Como descobrir se um MP3 é realmente 320 kb/s

em Ter 11 Abr 2017, 17:46
eita nem sabia que tinha isso, qual a utilidade dos kbps dos sons?

Placa mae: P8H61 LX2 R2.0
GPU: nvidia GT 730 2gb DDR3 128 bits
HD: 465GB
fonte: 500W ATX sla oq

Modelador - Básico
Modelador - Básico
Reputação : 29
Ver perfil do usuário

em Ter 11 Abr 2017, 18:02
Achei que eu tinha lhe apresentado o Spek pokerface
qual a utilidade dos kbps dos sons?
quanto mais bits mais definição (principalmente nos agudos) você vai ter, assim como a precisão do resultado do áudio, pois a onda sonora será mais bem definida pela maior quantidade de informação nela contida, enviando o som real do áudio que deveria ser.
Veterano
Veterano
Reputação : 16
Link : http://youtube.com/samu22gamer
Ver perfil do usuário

em Ter 11 Abr 2017, 18:32
a disculpe, sou cego

Placa mae: P8H61 LX2 R2.0
GPU: nvidia GT 730 2gb DDR3 128 bits
HD: 465GB
fonte: 500W ATX sla oq

Mensagens Nível 6
Mensagens Nível 6
Reputação : 26
Ver perfil do usuário

em Ter 11 Abr 2017, 19:01
USEM FLAC !!!
FLAC >>> ALL
FLAC >>> MP3
hue hue br
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado

em Qua 12 Abr 2017, 11:28
@Edu 3D escreveu:
Achei que eu tinha lhe apresentado o Spek pokerface
Não lembro.
Renan me apresentou no face quando a gente tava falando sobre qualidades de músicas vazadas, daí ele me explicou o básico de como usar, assim como a dica de olhar o amarelo chegando até 10 kHz e tal pois ele é fica bem nesse mundo de remasterizações, remakes, edits e tal.

Modelador - Básico
Modelador - Básico
Reputação : 29
Ver perfil do usuário

em Qua 12 Abr 2017, 18:48
USEM FLAC !!!
Não é bem assim, FLAC é magnifico sim, porem temos de anali... MENTIRA USEM FLAC!!!
Não lembro.
Foi em 2015, quando tinha feito uns testes no TM...
Mensagens Nível 6
Mensagens Nível 6
Reputação : 26
Ver perfil do usuário

em Qua 12 Abr 2017, 19:11
MP3 - Max 320 kbps
FLAC - Max + 5000 kbps
XABLAU \o/
Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Título : Veryzon, agora em morte.
Reputação : 6
Link : 127.0.0.1:80
Ver perfil do usuário

em Qui 13 Abr 2017, 00:17
A primeira pista é, se for constant bit rate (CBR ), ou taxa de bit constante, e for de valor acima de 192kbps, é bem provável que ele não seja realmente de alta qualidade. Se for variable bit rate (VBR), é provável que seja um pico de qualidade, e não corresponda a real qualidade do som. VBR costuma não ser processado tão rápido (em comparações computadorizadas) quanto ao CBR por prover metadados extras para a variação.

Mas, isso é só um fator teórico, para não ser induzido por propagandas de som 320kbps.

em Qui 13 Abr 2017, 05:55
@Arthropod escreveu:A primeira pista é, se for constant bit rate (CBR ), ou taxa de bit constante, e for de valor acima de 192kbps, é bem provável que ele não seja realmente de alta qualidade. Se for variable bit rate (VBR), é provável que seja um pico de qualidade, e não corresponda a real qualidade do som. VBR costuma não ser processado tão rápido (em comparações computadorizadas) quanto ao CBR por prover metadados extras para a variação.

Mas, isso é só um fator teórico, para não ser induzido por propagandas de som 320kbps.
Não lembro qual, mas antigamente eu tinha um reprodutor de música que mostrava o bit rate em tempo real em músicas codificadas em VBR, era bem interessante.

Eu acho que VBR é bem vindo geralmente, já que se não me engano sempre é usado um algorítimo para colocar mais bits onde mais precisa, e vice versa, o que economiza bastante espaço (mas no meu caso tô nem aí pra isso, 10 MB cada música mata ninguém). E acho que o Windows mostra a taxa média de bit rate nos VBR, pois geralmente o número é quebrado (por exemplo "207 kbps"), ou mudou, lembro que eu via no W98 e/ou W7.

Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Título : Veryzon, agora em morte.
Reputação : 6
Link : 127.0.0.1:80
Ver perfil do usuário

em Qui 13 Abr 2017, 23:22
↑ VBR costuma ser mesmo de tamanho menor que CBR, visto que evita a ocupação reservada de memória. No WMP e no Windows mostra nos 'detalhes' de arquivo, mas não mostra se é CBR, geralmente exato em 96, 128, 192, 256, 320kbps; ou se é VBR, como você disse, sempre um valor inexato. Eu não gosto do WMP por que a função de repetição tem um bug desde eras mitológicas onde há 10.000 músicas, mas só repetem umas 20 infinitamente, as vezes varia; coisas da Microsoft. Eu prefiro usar VLC — eu gosto de usar programas que também existem para Linux —, onde tem uma ferramenta que mostra especificamente informações de mídia, assim:
MediaInfo:

General
Complete name               : I:\__subroot\docs_musics\Eurodance 90\01 The Summer Is Magic (Gambrinus Club Mix).mp3
Format                      : MPEG Audio
File size                   : 11.4 MiB
Duration                    : 4 min 53 s
Overall bit rate mode       : Constant
Overall bit rate            : 320 kb/s
Album                       : The Summer Is Magic
Album/Performer             : Playahitty
Album/Performer/Sort        : Playahitty
Track name                  : The Summer Is Magic (Gambrinus Club Mix)
Track name/Position         : 1
Performer                   : Playahitty
Genre                       : Eurodance
Recorded date               : 1996
Cover                       : Yes
Cover MIME                  : image/jpeg

Audio
Format                      : MPEG Audio
Format version              : Version 1
Format profile              : Layer 3
Duration                    : 4 min 54 s
Bit rate mode               : Constant
Bit rate                    : 320 kb/s
Channel(s)                  : 2 channels
Sampling rate               : 44.1 kHz
Compression mode            : Lossy
Stream size                 : 11.2 MiB (99%)

Reputação : 61
Ver perfil do usuário

em Sex 14 Abr 2017, 22:05
@V_ZER0 escreveu:USEM FLAC !!!
FLAC >>> ALL
FLAC >>> MP3
hue hue br

Po, .FLAC e muito bom, o problema é que é pesado, tenho vários discos do Skrillex tudo em FLAC que maravilha

em Dom 23 Jul 2017, 17:08
Renan me enviou:
https://www.reddit.com/r/xTrill/comments/6fre3q/spek_guide_2017_edition/
É um tutorial sobre o assunto muito mais técnico. Quem quiser entender mais o lado técnico da coisa, dê uma olhada (em inglês).

Mensagens Nível 3
Mensagens Nível 3
Reputação : 2
Ver perfil do usuário

em Sex 27 Out 2017, 20:01
@Matheus22567 escreveu:eita nem sabia que tinha isso, qual a utilidade dos kbps dos sons?

mp3 é um formato de compressão de arquivo de áudio, quando um cd original é convertido para mp3 muita coisa se perde durante esse processo, as pessoas tentam aumentar essa taxa de dados para minimizar a perda dos efeitos sonoros durante a conversão, mas isso não tem muita importância pra quem usa um fone de ouvido vagabundo ou não tem um sistema de som parrudo, nunca vai perceber a diferença entre um mp3 128 320 um flac e derivados ou o arquivo sendo reproduzido no próprio cd, eu deixo tudo em 128 porque primeiro eu uso o mp3 pra comprimir o arquivo e foi justamente pra isso que esse formato de arquivo foi criado, quem quer alta qualidade usa o arquivo bruto do cd passa pra flac e outros formatos sem perda de qualidade, sem se importar com o tamanho do arquivo em disco.

Sobre o post, não adianta de nada vocês ficarem se preocupando com isso sabendo-se que você não tem uma placa de som de alta qualidade em sua placa mãe, não tem um fone de ouvido de alta qualidade plugado na tua placa mãe e nem tem um bom sistema de som na tua casa, tudo vira placebo, o seu ouvido nunca vai fazer você perceber a diferença.
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: