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Abrir modelos do GTA no SketchUp de forma mais fácil e rápida (.obj)

em Sex 21 Abr 2017, 12:23
Tutorial: Como abrir/editar modelos do GTA SA no Sketchup de forma fácil!
uma forma muito mais fácil e rápida de abrir os modelos!

Eu precisava muito trazer isso, isso vai facilitar muito a vida de vocês! :v:

Eu já postei tutoriais disso. São métodos que funcionam, mas dependendo do que você vai fazer, demoram, são chatos de fazer! Mas consegui trazer de uma forma mais simples e rápida (que dá o mesmo resultado), porém com a extensão .obj (Nos outros tutoriais é usado o .3ds, onde que as texturas tem aquela regra de seguir apenas 8 letras, já .obj não precisa disso).

Vamos lá!

Isto serve tanto para carros, quanto peds, modelos em geral.

Você vai precisar:
Sketchup (Versão 8 pra cima)
Zmodeler 2.2.4
SA-MP Map Editor
Magic TXD
Alci's IMG Editor 1.5

2 Extensões que upei para o SketchUp (Qualquer versão)
Eu upei na minha conta porque vai que sai do ar os links de DL das extensões né, de qualquer forma essas texturas se encontram no site de extensões do SketchUp.

Recomendado ler antes:
Como usar Sketchup para GTA / desenvolvimento de jogos (escrito por Junior_Djjr)
2. SA-MP Map Construction - Prática (escrito por Renato Russo)

Atualização importante, (eu coloquei informação errada, .3ds que tem limite de letras, já .Obj não, então escolha qual quiser).

1 - Pegando os modelos
Use algum editor de mapas, e veja o nome do modelo que quer extrair do jogo:

Legenda:

Vermelho: DFF
Verde: TXD
Azul: COL e Coll Collection (Coll Collection é uma "pasta" onde guarda os col's de uma determinada região, no meu caso é lae2)
Estarei extraindo a casa do CJ.

Agora abra o Alci's IMG Editor,
Vá em Open>Pasta do GTA>models>gta3.img
depois procure o dff e o txd, e clique na seta verde para baixo para exportar (exporte para uma pasta qualquer).

Pronto, você já tem o modelo e as texturas dele.
Vá na sua pasta onde está seus modelos, e abra o Magic TXD
Depois vá no botão Exportar > Exportar Todas > PNG > Exporte para a pasta onde estão seus modelos





2 - Importando no SketchUp

Agora é simples, no tutorial antigo você tinha que renomear as texturas e tal, mas não precisa disso! Abra no Zmodeler o modelo normalmente e arrume as texturas no Materials Editor

lembrando que o modelo pode abrir todo preto no Zmodeler, para isso, exporte em .3ds mesmo e depois importe novamente no Zmodeler e corrija as texturas.

Exemplo:


Pronto, somente isso! Só corrija as texturas e exporte o modelo em .obj na pasta onde está as texutas.

3 - Instalando as Extensões e Importando o modelo

Baixe os plugins que deixei para download no inicio do tutorial e extraia para alguma pasta.

Depois abra o sketchup e faça isso:

Vá na aba Janela > Preferências


Agora vá em Extensões > Instalar extensão...


Agora é simples, instale as 2 extensões que você extraiu e feche o SketchUp, depois abra-o de novo.

Perceba agora que na aba Importar você tem a possibilidade de abrir .obj


Pronto, agora você pode abrir qualquer .obj no seu SketchUp normalmente! Isso facilita muito o trabalho, deixa mais rápido e mais prático, melhor do que ficar se perdendo e levando um tempão renomeando texturas

Espero que tenham gostado, assim que descobri, vim escrever este tutorial! Acho que vai ajudar vocês!



Bônus


Eu não sabia até então, ontem mesmo fui testar um modelo, e descobri que se você for modelar algo para substituir no jogo, (um bairro, ou uma casa por exemplo), e se você exportar no SketchUp em Metros, você não precisa arrumar scale, ou rotation no Zmodeler na hora de converter, ele estará do tamanho certo do jogo! Isso ajuda muito, facilita e acelera o processo CHATO de ajustar a posição no Zmodeler. Ou seja, se você não conseguia converter porque não conseguia mexer na escala, rotation (que por sinal é horrível fazer isso no Zmodeler), você agora não precisa mais fazer isso! Lembrando que isso é claro, se você utilizar esse tutorial de .obj que fiz, e exportar o modelo em Metros.


Última edição por JOOj em Dom 28 Maio 2017, 10:32, editado 1 vez(es)

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Re: Abrir modelos do GTA no SketchUp de forma mais fácil e rápida (.obj)

em Sex 21 Abr 2017, 13:14
Muito util +
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Re: Abrir modelos do GTA no SketchUp de forma mais fácil e rápida (.obj)

em Sex 21 Abr 2017, 13:18
Valeu!

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Re: Abrir modelos do GTA no SketchUp de forma mais fácil e rápida (.obj)

em Dom 28 Maio 2017, 10:37
Atualizado

Escrevi um "bônus" no final do tutorial, falando algo que vai ajudar muito na hora da conversão :v:

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Re: Abrir modelos do GTA no SketchUp de forma mais fácil e rápida (.obj)

em Qui 21 Set 2017, 19:50
It's possible import a terrain model and add more polygons ?
Like this dude made here https://www.youtube.com/watch?v=3DSmo_dLAmM (4:58)
If this be possible, so it's really easy to transform the map model from low poly to high poly.

I wondering if it's possible do something like just with this function of the program.
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Re: Abrir modelos do GTA no SketchUp de forma mais fácil e rápida (.obj)

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