Compartilhe
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Reputação : 666
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br
  • Reputação da mensagem: 100% (2 votos)

Dicas de como modelar com medidas corretas (Sketchup)

em Sab 06 Maio 2017, 21:29
Um dos maiores problemas para pessoas começando a modelar é a escala.
Você só consegue um modelo realista caso você seguir corretamente as medidas, ainda mais se tratando de modelagens arquitetônicas.

Escrevi este tutorial para ensinar minhas próprias dicas de como conseguir modelar alguma coisa com boas medidas e alinhamento, baseando-se num prédio real.

Neste tutorial foi usado o Sketchup, mas vale para qualquer programa de modelagem (desde que tenha pelo menos uma régua nele).

Antes, que fique claro:
Resultados podem parecer muitíssimos diferentes de uma foto para um programa de modelagem, ainda mais se tratando do Google Maps (mais especificamente Street View) onde são simplesmente fotos (bidimensionais) com efeito panorâmico para dar sensação de profundidade, portanto sempre tenha isso em mente!!! As profundidades são muito mentirosas, não confie no que parece ser.

Como exemplo, irei modelar este prédio:

Que pode ver visto com seus próprios olhos no aqui no Google Maps.

O primeiro passo é encontrar medidas que você saiba quanto são.
Não há dúvidas de que olhar para uma porta ajuda demais nisso, pois todas as portas comuns têm 2 metros de altura (geralmente 2,1 metros, mas dificilmente passa disso).

Normalmente portas duplas como a deste prédio (e vários estabelecimentos) têm 2 metros de largura (pode variar, mas é uma média).

Já que não precisamos ser tão precisos, vamos simplesmente imaginar que aquela porta tenha 2x2 metros.

Para não começarmos modelando uma porta flutuante e paredes por volta (o que acho estranho), vamos também modelar um cubo para simular um pouco o tamanho do prédio.

Nós não sabemos quantos metros este prédio tem, mas podemos ter noção da altura pelo número de andares: Cada andar tem 3 metros de altura.

É claro que você não precisa desenhar isso para saber quantos metros tem, foi só pra ilustrar.
É um fato que cada andar de um prédio tem 3 metros de altura, e é fato que este prédio tem 3 andares, portanto é fato que ele tem 9 metros de altura, mas podemos incluir +1 metro por causa da parte de cima do último andar. Portanto, este prédio tem 10 metros de altura com uma margem de erro bem pequena até.

Vamos modelar um cubo de 10 metros de altura, e a porta de 2x2m nele:

Eu também fiz com que a largura e profundidade também sejam 10 metros, pois no momento não importa, com o tempo ele se formará.

Geralmente pessoas começam modelando o o prédio inteiro e em seguida partindo pros detalhes, mas aqui é o inverso! A partir dos detalhes nós descobriremos o tamanho completo do prédio.

Agora vamos ajustar a distância da porta com a lateral do prédio, para começarmos a ter uma noção de largura melhor.
Perceba que, aparentemente, esta parede tem mais de 3 metros de largura (quase 4), como podemos nos basear que a porta tenha 2 metros de largura:

(notável que a porta não é exatamente 2x2m, pois um quadrado fez com que sobrasse alguns cms pra cima, como previsto, ela deve ser 2,1m, mas vamos ignorar, não precisamos ser tão precisos)
De novo, você não precisa ficar desenhando isso (mas se quiser, desenhe para tirar provas). É importante que você saiba desenhar estes quadrados com a mente, e com o tempo você conseguirá.

Afastei a porta 3,5m da lateral:

E risquei, com uma margem de 20cm por volta da porta:

Por que 20cm? É um número que eu gosto quando não sei qual... 10cm é pouco, 30cm é muito, portanto me parece ser 20cm, assim como muita coisa é feita de 20cm numa construção, devido a largura de um tijolo.

Veja que o prédio é afundado:

Mas quanto?
Há vários modos de se imaginar, eu gosto de imaginar o que seria se esta porta caísse, sim, pense que você está lá e esta porta caí, como seria?
Neste caso eu não recomendo desenhar, pois a mente humana consegue prever isso melhor, mas vou ilustrar pra você entender:

Veja, metade da porta (na qual é 1 metro) cairia até pra fora desse murinho de tijolos, ou seja, a distância da porta até o murinho é de menos de 1 metro, quem sabe 50cm (ou pouco mais).

Olhando num ângulo melhor, de longe, vemos melhor a profundidade:

É bem difícil explicar, mas se tentarmos copiar essas profundidades, ficaria mais ou menos assim:

E note a diferença de profundidade da parte de cima do prédio (branca VS tijolo). Bastou olhar pra nossa comparação antiga para termos ideia de onde é esta separação:

Já está ficando bem parecido, né?

E fica uma dica: quando você olha na lateral do prédio com a profundidade, você pode pensar "nossa, mas essa profundidade está pequena demais", pois é assim que nossa mente funciona, pegando proporções de tamanho e fazendo comparações.

Na verdade é o fundo do prédio que parece grande demais, você deve ignorar, nunca olhar para o prédio em geral, você deve olhar para os detalhes que você modelou.
Portanto lembre-se: foque somente no que você já modelou e sabe que está nas devidas proporções:

Tanto que, por isso você deve começar a modelar caprichando nas medidas iniciais, senão em seguida você começará a se basear nas suas medidas erradas para modelar mais medidas erradas, e isso será como um vírus contaminando toda a sua modelagem.
(isso também se vê em restaurantes self-service que te dão um prato maior do que o normal pro seu cérebro pensar que você colocou pouca comida, e assim colocar mais do que devia)

Dado a dica, continuaremos:

Seguindo as mesmas dicas, concluí que as laterais de vidros por volta desta outra porta têm 1,5m cada:

E como concluí? Imaginando esta porta (que sei que tem geralmente 2 metros de altura) deitada:

E a largura da porta? Geralmente estas portas únicas têm 70 ou 80cm de largura. Esta parece ter 70cm, mas prefiro sempre fazer com 80. Portas de casas mais "old school" chegam a no máximo 1 metro de largura.

E continuando as mesmas dicas, finalmente consegui fazer todos os traços necessários:

A largura do prédio teve o resultado de exatamente 13 metros.

E já temos um erro ao vivo aqui:

Mesmo tomando tanto cuidado, fiz alguma coisa errada.
Essa linha vertical de tijolos parece ter 1,5m de largura na esquerda do prédio, e um lado é igual ao outro, mas seguindo isso, o lado direito fica totalmente errado.
Aparentemente, olhando no lado direito, essa parte de tijolos está mais larga do que deveria ser:

Possivelmente o erro veio do lado esquerdo do prédio, onde usei 1,5m lá, e obrigatoriamente tive que usar 1,5 aqui também (por ser ambas do mesmo tamanho).
Diminuí para 1m, mas ficou fino demais, portanto resolvi diminuir para 1,4m e fazer algumas alterações um pouco "fora de regra", seguindo minha mente (uma coisa que eu sempre faço após modelar alguma coisa, pois regras nem sempre funcionam).
O resultado foi este:

Está com um formato realmente muito parecido com o real.

Agora vamos colocar as janelas. E pra isso, antes precisamos definir os andares, o que é muito importante para não colocarmos janelas em posições irreais.

Risquei os andares, como dito antes, 3 metros cada um:

As janelas ficam geralmente 1m acima do piso.

E, a partir da distância de uma janela pra outra, podemos identificar não a posição, mas o tamanho vertical delas (que, geralmente, também é 1m ou pouco mais).

E minha conclusão foi de que cada janela tem 1,2m de altura.
Fiz na prática, testando diferentes medidas tentando ter um resultado parecido com os retângulos vermelhos acima, e só foi possível ter este resultado quando a janela tinha 1,2m de altura:

Resultado:

Após tudo isso, não tenho muito mais o que explicar, todas as dicas estão aí e eu só iria ficar repetindo-as.

Tanto que este prédio tem umas linhas cortando a lateral dele:

O que é um tanto interessante pra nós, pois podemos copiar esta linha no nosso modelo para facilitar o alinhamento:

Obrigado arquiteto anônimo que projetou este prédio!

Depois de várias alterações (para ficar mais original), eis o resultado (quase) final (que inclusive estará no jogo IMPUNES):

Mestre3224 voltou, ainda há esperanças no Youtube.
Designer - Intermediário
Designer - Intermediário
Título : Lavish
Reputação : 13
Link : youtube.com/channel/UCPihhJqS2K5uqXfzIu3fMZw
Ver perfil do usuário

Re: Dicas de como modelar com medidas corretas (Sketchup)

em Sab 06 Maio 2017, 21:51
Gostei,ensinou muito bem. :) +

Reputação : 88
Ver perfil do usuário

em Sab 06 Maio 2017, 22:51
Muito bom! Ainda tenho que ler seu tutorial de modelagem, ele está na minha lista de coisas que quero fazer, mas a preguiça não deixa. Os tutoriais de GTA3script estavam nessa lista também, mas eu tirei eles kkkk.
Mensagens Nível 3
Mensagens Nível 3
Reputação : 10
Link : /Denilson Amorim
Ver perfil do usuário

em Dom 07 Maio 2017, 12:10
Carai bolacha mano
Level Designer - Intermediário
Level Designer - Intermediário
Reputação : 54
Link : youtube.com/fjbgames
Ver perfil do usuáriohttp://youtube.com/fjbgames

em Seg 08 Maio 2017, 19:15
opa curti, pow pena q n sabia isso quando fiz o corpo bombeiro santos, ainda bem q n saiu tão estranho, mas talvez eu refeça furutamente
Mensagens Nível 3
Mensagens Nível 3
Reputação : 10
Link : /Denilson Amorim
Ver perfil do usuário

em Seg 15 Maio 2017, 19:22
Base:

No Sketchup:

Não consigo fazer uma texturização de qualidade DJJR, faz um tutorial pá nóis ae ;-;
Designer - Intermediário
Designer - Intermediário
Título : Lavish
Reputação : 13
Link : youtube.com/channel/UCPihhJqS2K5uqXfzIu3fMZw
Ver perfil do usuário

em Seg 15 Maio 2017, 19:37
@Adson Gabryel escreveu:faz um tutorial pá nóis ae ;-;

Concordo.

em Ter 16 Maio 2017, 01:22
@Adson Gabryel escreveu:Não consigo fazer uma texturização de qualidade DJJR, faz um tutorial pá nóis ae ;-;
Sites valem mais do que tutoriais.
Nem preciso citar o Textures.com... mas Texturelib é interessante e não tão conhecido. Geralmente nada é seamless, mas geralmente não é problema.
Assim como Poliigon que é um site fodão. Crie conta que você pode baixar 50 texturas.

Mas se precisa realmente criar uma textura:

Scripter CLEO - Intermediário
Scripter CLEO - Intermediário
Título : Carinha que mora logo ali
Reputação : 94
Link : http://emcodigo.blogspot.com.br/
Ver perfil do usuáriohttp://asvezesanime.blogspot.com.br/

em Ter 16 Maio 2017, 23:04
@Adson Gabryel escreveu:
Não consigo fazer uma texturização de qualidade DJJR, faz um tutorial pá nóis ae ;-;

Você até poderia usar um programa como o Photoshop ou o paint mesmo e tirar texturas desta foto ai, só precisa ter um olho preciso para fazer uma imagem que possa repetir sem ficar muito visivel. (BG)

imagem:
Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Reputação : 12
Ver perfil do usuário

em Sab 12 Ago 2017, 01:49
Não é uma boa ideia criar texturas a partir das fotos. O ideal é pegar uma textura, deixar na mesma cor e refazer uns detalhes.
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado

em Sab 12 Ago 2017, 16:16
@DouglasB2310 escreveu:Não é uma boa ideia criar texturas a partir das fotos. O ideal é pegar uma textura, deixar na mesma cor e refazer uns detalhes.
Como não? Praticamente sempre é uma boa ideia, a não ser que você esteja usando fotos ruins ou seja com foco em PBR. Todos os jogos usam fotos para textura (mais recentemente está cada vez mais sendo usado o 3D scan). Sempre os caras contratam fotógrafos para ir nos locais tirarem fotos para depois fazer a textura.

Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Ver perfil do usuário

em Ter 15 Ago 2017, 21:03
@Junior_Djjr escreveu:
@DouglasB2310 escreveu:Não é uma boa ideia criar texturas a partir das fotos. O ideal é pegar uma textura, deixar na mesma cor e refazer uns detalhes.
Como não? Praticamente sempre é uma boa ideia, a não ser que você esteja usando fotos ruins ou seja com foco em PBR. Todos os jogos usam fotos para textura (mais recentemente está cada vez mais sendo usado o 3D scan). Sempre os caras contratam fotógrafos para ir nos locais tirarem fotos para depois fazer a textura.

Eu quis dizer pegar fotos do Google Street View, isso sim é péssimo. Andei praticando escalas,  está bom? Tem o boneco lá perto da porta da igreja. Só liguei o anti-aliasing para tirar a print.
Spoiler:
Mensagens Nível 3
Mensagens Nível 3
Título : Aqle q tá ae se tu precisar
Reputação : 2
Link : https://www.youtube.com/channel/UCCA50I6zMoxmUj9xXAzQbDg
Ver perfil do usuário

em Ter 15 Ago 2017, 22:13
caramba,tutorial perfeito bem explicado,queria fazer,mas to que nem o renato,tenho o programa no pc,mas não tenho coragem de tentar : /

Junior,vc que entende bem,me dá uma dica,eu sei que o tutorial é de modelagem,mas eu achei bem util pra mim,pra praticar no  "The Sims 4",não sei se vcs conhecem,mas o jogo é bem conhecido como um "otimo simulador de arquitetura simples de mexer",to bem viciado nesse jogo slk , pra vcs terem uma ideia de como é legal construir no the sims,meu pai sentou do meu lado e falou tipo assim:"vc consegue fazer a casa que eu to pensando em construir lá no meu terreno",eu aceitei e levei como desafio,ele foi falando,e eu construindo,vendo esse tutorial agora,descobri como sou ruim com "proporções",serio,agora eu entendi pq meu pai fico falando: "é pra ser menor isso" "o telhado não é assim,é de outro tamanho" tá muito grande isso ae"...

Mensagens Nível 4
Mensagens Nível 4
Ver perfil do usuário

em Qua 16 Ago 2017, 15:14
No The Sims 3 com algum pacote de expansão, acredito, dava para trabalhar de urbanista ou arquiteto no jogo. Os moradores ligavam para você e comunicavam as mudanças que queriam fazer na casa como adicionar um cômodo extra para uma sala de leitura, etc. Eu nunca conseguia fazer direito, o teto ficava muito baixo e eles não conseguiam entrar. facepalm facepalm facepalm
Mensagens Nível 3
Mensagens Nível 3
Título : Aqle q tá ae se tu precisar
Reputação : 2
Link : https://www.youtube.com/channel/UCCA50I6zMoxmUj9xXAzQbDg
Ver perfil do usuário

em Qua 16 Ago 2017, 15:54
Ué?vc já jogou the sims 4?é sim um bom "simulador pra construir" a diferença é que vc tem q usar alguns cheats do proprio jogo e ver tutorias no youtube,pelo menos,é o que tou vendo,agora que to jogando,pra ser sincero,pra construir "Realista" ter q ter paciencia eu sei disso,pq fiz minha primeira casa com pressa,ai o banheiro fico separado da casa. :v:

Permissão deste fórum: