Compartilhe
Modelador - Avançado
Modelador - Avançado
Reputação : 52
Link : goo.gl/B6tA13
Ver perfil do usuário

Normal Map | Tutorial | teste em engine!

em Qui 10 Ago 2017, 03:08
Primeiramente, antes de possíveis comentários, não sou profissional nessa parada e não estou aqui para provar conhecimentos ou demonstração de superioridade, quero apenas ajudar quem assim como eu, está começando nesse ramo.(algumas imagens demoram mais q outras para carregar)

Programas Necessários:
- 3ds max(qualquer versão, mas recomendo para melhor entendimento do 2013 pra cima)
- Photoshop(ou qualquer outro editor de imagem de sua preferencia)
- Navegador(ou uma câmera, é apenas para conseguir imagens e texturas prontas)

Entendimento Necessário:
- Básico em modelagem e mapeamento em 3ds max
- Básico de photoshop

Inicio:
Este tutorial tem o intuito de mostra uma técnica que descobri na internet, aprendi a pouco tempo então não tenho uma certa habilidade com isso, mas vou tentar soar o mais profissional possível para ficar melhor de entender.
Normal map, falando de uma maneira bem rasa, é um mapa de profundidade, tem apenas o objetivo de alterar visualmente uma malha para parecer ter relevos.
talvez a maioria aqui, já tenha usado algum tipo de plugin ou aplicativo para tentar gerar um normal map automaticamente, e com certeza se frustou ao perceber a falta de detalhes do relevo gerado, deixando tudo esfarelado ou com relevos exagerados, sendo quase imperceptível uma região mais baixa por exemplo.
No final deste tutorial, vou dar uma dica bem interessante para vc q quer melhorar ainda mais os seus normal mapping.

Passo 1 - Principios Basicos:
Antes mesmo de começar a pensar em fazer um normal map, vc precisa de um modelo ou textura basica para dar relevo, como não me preparei de fato para fazer esse tutorial, vou roubar qualquer imagem do google e editar um pouco para ficar mais facil.

Certo, temos uma textura.

Passo 2 - Começo da Desgraça: