Compartilhe
Modelador - Básico
Modelador - Básico
Título : Manda por PM
Reputação : 214
Link : youtube.com/user/Rapha13977
Ver perfil do usuário

Trabalhando com colisões - GTASA

em Seg 04 Set 2017, 12:24
Tá cansado de ter colisão invisível (Paredes) com seu modelo no SketchUp?  Esse tutorial é pra você!
Lembrando, tudo depende da sua modelagem! Não adianta querer tirar uma colisão boa de um modelo ruim!

Por isso, sempre recomendo:
Como usar Sketchup para GTA / desenvolvimento de jogos (Escrito por Junior_Djjr)

Vamos lá!

Eu vou usar o modelo do primeiro bairro que estou substituindo na TC GTA Brasil , mas claro, você pode usar qualquer modelo.

1 - Entendimento do processo

Tenha em mente que seu modelo não precisa ter colisão detalhada, apenas o básico. O próprio GTA SA usa isso! Mas isso você vai acabar entendendo depois que ver o processo que irei mostrar truestory

Você precisa de 1 modelo para o Dff (normalmente o detalhado), 1 modelo para colisão (o com menos detalhes, sem texturas, sem nada), e 1 modelo para o LOD (que em alguns casos você apenas usa o modelo da colisão, e texturiza).

2 - Bora lá

Comece apagando tudo que não for necessário, literalmente simplificando o modelo. Veja o antes e depois:

Apague o máximo de coisas que conseguir, veja o exemplo. Eu utilizei um retângulo ao invés de deixar as telhas do muro detalhada! Por que? Justamente porque não é necessário uma colisão com aquele relevo! Sendo que ou poderia bugar, ou iria ter o mesmo efeito do que o retângulo que eu fiz. Assim como janelas e portas, você não precisa dos recortes, sendo que será sólido como as outras paredes, sendo assim, apague todas as faces internas do modelo que sobrar, todas as linhas sobrando que não fazem diferença no SketchUp, mas que no jogo faz MUITA!

Ficando mais ou menos assim:

E ainda dá pra tu fazer um LOD com esse modelo :v:
Claro, não tá pronto, dá pra mim apagar muito, é só pra vocês terem uma ideia de como teria que ficar.

E pra ficar mais otimizado ainda, use o CleanUp³ onde você pode ler mais no tutorial do Djjr que deixei aí.

É basicamente isso :v:
Modele, Simplifique, Otimize, e coloque no jogo.

"I'll have two number 9s, a number 9 large, a number 6 with extra dip, a number 7, two number 45s, one with cheese, and a large soda."

Links Relacionados - TC GTA Brasil
Facebook TC GTA Brasil / Canal TC GTA Brasil
Permissão deste fórum: