Compartilhe
Mensagens Nível 6
Mensagens Nível 6
Reputação : 465
Ver perfil do usuário
  • Reputação da mensagem: 100% (1 votos)

[SA] Como criar Radiosity

em Sex 27 Out 2017, 19:49
Fonte

Primeiro, o que é Radiosidade?
É basicamente a melhor maneira de iluminar coisas.

Vertex Colors, o que você precisa saber (leia atentamente):

Ao renderizar um sistema de vertex color você precisa de pelo menos dois parâmetros a serem preenchidos:

- Primeiro é a qualidade das luzes da cena. As luzes precisam ser sempre uma visão 3/4 do modelo para exteriores e precisam usar parâmetros de sombras suaves (shadow map). A luz exterior nunca é branca. Sempre use uma pequena quantidade de amarelo-cinza para ela.

Para as luzes interiores deve ser diferente, você precisa trabalhar com renders antes de começar a aplicar as vertex colors. Você terá que brincar com a intensidade, distância prolongada e sombras. Observe, ao usar mais de 8 luzes, o máximo não mostrará as luzes adicionais adicionadas nas visualizações. Somente nas renderizações. Para interiores, use uma cor de néon branco-azul e uma intensidade de 1.0 para fontes de luz que geram sombras.

Dica: se você colocou todas as suas luzes corretamente, mas a cena está muito escura, por favor, não aumente a intensidade delas. Basta adicionar outra pequena luz de cor cinza e 0,1-0,2 de intensidade.

- O outro parâmetro necessário para uma vertex color de boa qualidade é a quantidade de polígonos nas superfícies que recebem as sombras projetadas.
Uma boa maneira de aumentar a resolução de uma malha sem bugs é usar Tesselate. Use-o com tensão para 0. Ele dividirá seus polies em 4, aumentando assim o vértice usado em sua malha. Muito importante.

1. Abra o 3DS Max, importe seu modelo e configure como na imagem:

- Como poder ver, a cena na viewport ainda é a mesma, normal. Coloque suas luzes, como explicado anteriormente, no lugar certo. Não nos néon, mas um pouco abaixo. Nós não estamos na vida real, omnis precisam ser colocados de forma diferente.

- Agora que tudo está ajustado como queremos,

2. Pressione "Reset", para redefinir uma solução antiga, no caso de você estar renderizando pela segunda vez.
3. Pressione "Start" e aguarde até que o processo seja concluído.

=> Quando terminar, siga estas instruções de imagem:

4. Clique em "Setup" para definir a Configuração do Controle de Exposição. Por enquanto, nada será definido ainda.
5. Defina os mesmos parâmetros automáticos que eu.

Dica: você pode ajustar a cor do ambiente, a cor de fundo e a matiz da iluminação para obter as configurações do clima certo que você deseja. Cada vez que você mudar uma coisa, pressione "Render Preview".

Dica: você também pode ajustar o brilho e o contraste, mas tenha cuidado com esses valores, porque não é realmente visto na janela de exibição, mas depois de aplicar cores no vértice à malha. !!!

6. Pressione "Render Preview", Agora você vê a Solução Radiosity nas viewports. Isso é o que vamos exportar com o Kams Scripts, mas antes, siga estas etapas:

- Selecione o modelo que receberá a vertex color, vá no painel das ferramentas, exiba o painel "Assign Vertex Colors".

- Defina os mesmos parâmetros que eu, novamente. CERTIFIQUE-SE de ter verificado "Radiosity, Reuse Illum From Solution" nas Opções.

- Clique em "Assign to Selected'' e aguarde até terminar.

- Agora você pode ver exatamente qual é o resultado alterando o painel "VertexPaint" para o mesmo estado da figura abaixo:

=> Última Etapa:

Use os mesmos valores de exportação

Resultado:
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Reputação : 676
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

Re: [SA] Como criar Radiosity

em Sex 27 Out 2017, 21:29
Muito melhor que meu método do ZModeler.

Mensagens Nível 6
Mensagens Nível 6
Reputação : 465
Ver perfil do usuário

em Sex 27 Out 2017, 21:39
Mas eu não entendi nada (será porque não tentei?)
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Não quero acreditar, quero saber.
Reputação : 676
Link : www.MixMods.com.br
Ver perfil do usuáriohttp://MixMods.com.br

em Sab 28 Out 2017, 01:51
É basicamente o meu mesmo tutorial, mas agora de modo mais avançado utilizando melhores ferramentas.
Só não entendi como faz pra diferenciar noite de dia, parece não ter ensinado.
Também não ensinou como escolhe diferentes cores, mas isso deve ser fácil.

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: