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em Sab 17 Fev 2018, 23:18
Eu resolvi fazer uma tradução pro game The Godfather, porém me deparei com uns arquivos de texto que eu nunca tinha visto : .str
  Daí eu resolvi caçar um editor de .str, porém todos que eu achei dá erro ao abrir esses arquivos do game.
  No Notepad++, fica tudo cagado, e no Bloco de Notas tem umas partes legíveis, só que fica tudo bagunçando pacarai.
  Enfim, alguém conhece um editor de .str pelo amor de God?


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em Sab 17 Fev 2018, 23:36
Pode enviar esses arquivos para eu dar uma olhada?

Procure um programa chamado dBASE, talvez seja dele.

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Modifico quase qualquer coisa.   :)
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Meu PC:
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Configurações PC:
*Processador: Intel Core i7 4790K 4.00GHz LGA1150
*Placa Mãe: GIGABYTE GA-H97M-D3H Intel (LGA1150)
*HD: 1TB Seagate Barracuda 64MB Sata III 7200RPM (2x - RAID 0)
*HD²: SAMSUNG M3 Externo USB 5400RPM 1TB
*Placa de vídeo: Nvidia GTX660 2GB DDR5 192bit EVGA
*RAM: 8GB DDR3 1600MHZ Kingston HYPER X BEAST (2x4GB)
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em Dom 18 Fev 2018, 00:09
Eu já tentei com o dBase, instalei acho que a versão 11, daí eu fui abrir o arquivo e deu erro, tentei abrir outros e deu o mesmo erro, dei rage e desinstalei.  pokerface

Aqui : Download
(PS: Não são todos os textos, o game divide os textos em várias pastas diferentes)

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em Dom 18 Fev 2018, 00:11
@Ordep_ escreveu:Eu já tentei com o dBase, instalei acho que a versão 11, daí eu fui abrir o arquivo e deu erro, tentei abrir outros e deu o mesmo erro, dei rage e desinstalei.  pokerface

Aqui : Download
(PS: Não são todos os textos, o game divide os textos em várias pastas diferentes)

pokerface

Bom, já serve pra analisar.

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em Seg 19 Fev 2018, 19:59
Quaisquer resultados? Não é possível que aqueles caras da Portugalações abriu os bagui com Bloco de Notas e tacou no Google Tradutor...

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em Seg 19 Fev 2018, 20:11
@Ordep_ escreveu:Quaisquer resultados? Não é possível que aqueles caras da Portugalações abriu os bagui com Bloco de Notas e tacou no Google Tradutor...

Não achei nada ainda ;-;

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em Ter 20 Fev 2018, 01:53
Cara, é semelhante aos .gxt do GTA SA.
Abra um, é igual. No início tem metadados (ou seja, informações que indiquem dados sobre o texto), e depois vêm os textos em si.
Cada texto é separado por um ponto (.), sabendo isso, podemos facilmente editá-los.

Baixe o HxD e abra os arquivos.
Eu fiz um tutorial aqui mas depois vi que não daria certo...

Cada frase é separada por um ".", mas na verdade é um null terminator (valor 00), aparece um ponto como forma de leitura.
Enfim, um "00" indica o início e fim de cada frase, você poderia copiar o texto da direita, colar num editor de texto, editar e colocar lá de novo, mas não daria certo pois os pontos de null terminator se transformariam em um ponto final normal.

Então você teria que REALMENTE editar os textos direto no HxD, frase por frase, sem tocar nos pontos com "00" (os null terminators). Mas isso é uma bosta, você não vai querer fazer isso.

E o principal de tudo: Muito provavelmente os metadados do arquivo indicam o início de cada frase, se você muda a extensão de uma frase, mudará a posição de início das frases seguintes e assim foderá todo o texto do jogo que vem em seguida daquela frase.

Eu acho que não funcionaria, mas é bom testar...

Teste se esse problema existe:
Abra o AF4CE5F0.str com o HxD
Pressione CTRL+G
Coloque: 7F10
Você irá para a posição da print acima.
Como visto, lá tem o texto: "®️ and ©️ 2006 Paramount Pictures. All Rights Reserved" (puta merda, esse fórum fica colocando imagem nos (R) e (C)
Provavelmente é um texto super comum de se ver (deve aparecer no menu, intro etc, né? Procure onde aparece esse texto).
Edite-o, coloque qualquer coisa, desde que seja uma frase maior ou menor do que a original.
Entre no jogo, se a alteração não funcionou, tente alterar outro texto, pode ser que editamos o errado. Se funcionou, então mexa no jogo vendo se o resto do texto continua funcionando. Textos que vêm depois disso, como: "He's decided to go the direct route by bombing the Corleones out of business in Little Italy. Get to Leon first and stop him before he starts a mob war."

Se tá tudo funcionando deboa, avise aqui. Alguém poderia criar um programinha para exportar e importar os textos do jogo em arquivos simples como .txt para você editar (eu mesmo poderia mas se fosse outra pessoa mais habilidosa no assunto, como Fabio, seria melhor). Daí por exemplo teria cada frase numa linha.
Mas se não funcionou, criar o tal programinha seria muito difícil... Teria que entender a estrutura do arquivo, interpretá-la etc... Possível, mas difícil.

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em Ter 20 Fev 2018, 12:11
Agora eu me pergunto como os cara da Portugalações fez aquela tradução (Por mais que seja malfeita e incompleta), quando eu chegar da escola vou tentar isso aê, se não vou ter que desistir.

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em Ter 20 Fev 2018, 12:40
@Junior_Djjr escreveu:Cara, é semelhante aos .gxt do GTA SA.
Abra um, é igual. No início tem metadados (ou seja, informações que indiquem dados sobre o texto), e depois vêm os textos em si.
Cada texto é separado por um ponto (.), sabendo isso, podemos facilmente editá-los.

Baixe o HxD e abra os arquivos.
Eu fiz um tutorial aqui mas depois vi que não daria certo...

Cada frase é separada por um ".", mas na verdade é um null terminator (valor 00), aparece um ponto como forma de leitura.
Enfim, um "00" indica o início e fim de cada frase, você poderia copiar o texto da direita, colar num editor de texto, editar e colocar lá de novo, mas não daria certo pois os pontos de null terminator se transformariam em um ponto final normal.

Então você teria que REALMENTE editar os textos direto no HxD, frase por frase, sem tocar nos pontos com "00" (os null terminators). Mas isso é uma bosta, você não vai querer fazer isso.

E o principal de tudo: Muito provavelmente os metadados do arquivo indicam o início de cada frase, se você muda a extensão de uma frase, mudará a posição de início das frases seguintes e assim foderá todo o texto do jogo que vem em seguida daquela frase.

Eu acho que não funcionaria, mas é bom testar...

Teste se esse problema existe:
Abra o AF4CE5F0.str com o HxD
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Você irá para a posição da print acima.
Como visto, lá tem o texto: "®️ and ©️ 2006 Paramount Pictures. All Rights Reserved" (puta merda, esse fórum fica colocando imagem nos (R) e (C)
Provavelmente é um texto super comum de se ver (deve aparecer no menu, intro etc, né? Procure onde aparece esse texto).
Edite-o, coloque qualquer coisa, desde que seja uma frase maior ou menor do que a original.
Entre no jogo, se a alteração não funcionou, tente alterar outro texto, pode ser que editamos o errado. Se funcionou, então mexa no jogo vendo se o resto do texto continua funcionando. Textos que vêm depois disso, como: "He's decided to go the direct route by bombing the Corleones out of business in Little Italy. Get to Leon first and stop him before he starts a mob war."

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Mas se não funcionou, criar o tal programinha seria muito difícil... Teria que entender a estrutura do arquivo, interpretá-la etc... Possível, mas difícil.

O problema de editar o texto diretamente é que podem ter offsets e tamanhos na header do arquivo.

Realmente é um pouco complicado criar o programinha, não temos ideia de que formato de arquivo é esse.

O topo do arquivo possui um "magic hash", mas procurei e não encontrei nenhuma informação sobre ele. pokerface pokerface

Deve ser um formato próprio da produtora do jogo.

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em Ter 20 Fev 2018, 16:24
Essas produtoras complicando nossa vida ein... PQP.

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em Qui 22 Fev 2018, 07:51
@Fabio escreveu:O problema de editar o texto diretamente é que podem ter offsets e tamanhos na header do arquivo.
Foi isso que falei que provavelmente tinha.

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em Dom 25 Fev 2018, 01:14
Por quê as produtoras não criam um .xml, .json, .txt ou .yml com todas as falas?  facepalm
Se elas não têm a capacidade de realizar traduções, que deixem os outros usuários criarem!
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em Dom 25 Fev 2018, 11:32
Quem dera, poderia ser igual a alguns programas, você vai nas configurações, clica em criar uma nova tradução, e o programa baixa um .txt, daí você traduz ele e importa a tradução, daí ela fica na lista de linguagens, quem quiser a tradução é só baixar o .txt e importar pelo programa. Se bem que hoje em dia tem até jogo dublado, mesmo que poucos.

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