Yurihdf
Yurihdf
Factotum
Factotum
Reputação : 110
Link : http://gtaforums.com/topic/873943-yhdfs-workshop/
http://gtaforums.com/topic/873943-yhdfs-workshop/
  • Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
em Sex 26 Jan 2018, 17:26
Muita gente até sabe fazer isso, mas poucos sabem que os carros não são os únicos que possibilitam o uso de reflexos, então como eu vejo muita gente perguntando sobre armas com reflexos e quando as vejo, os reflexos são pra lá de exagerados, decidi escrever um tutorial, e o melhor, é facil demais.

Requisitos:
3Ds Max
Kam's Scripts
Magic.TXD
Arma + Textura de Reflexo  naodiga

Preparando o modelo:
Importe a arma com o Kam's Scripts.
Arraste a textura da arma para o modelo, caso a arma utilize mais de uma textura para o modelo, vá no "Material Editor" (aperte M), clique no conta-gotas, depois clique na arma, aparecerá a lista com todas as texturas (multimaterial), clique em um dos retângulos abaixo de "Sub-Material" e selecione a textura conforme o material te informar (o retângulo com o nome da textura, na linha da opção color, em GTA Parameters), faça isso com todos os materiais do modelo que tiver muitas texturas, caso o modelo continue cinza no viewport, vá em "Views" e em "Activate All Maps" (em 3ds Max mais antigos, caso o seu não tenha, não se preocupe, não é necessario visualizar no 3ds max tanto assim, e qualquer coisa você clica em Quick render [o bule]).

Colocando o Reflexo:
Eis o início do tutorial de fato, o anterior foi apenas uma introdução ao 3ds max porque eu sei que muitos aqui não usam, mesmo ele sendo o programa em que quase tudo que é 3d no GTA foi feito.
Pra quem já é acostumado a modificar carros, é a mesma coisa, pois é né... e esse tempo todo muita gente quebrando cabeça atoa, mas eu não uso zmodeler, não vou ensinar por ele porque eu nem mesmo sei, mas se você não sabe modificar carros nem no zmodeler nem no max, continue lendo.

Você deve separar as partes que brilharão das que não brilharão, você não quer uma arma com cabo de madeira brilhando como se fosse de metal, correto?
Faça isso da seguinte forma:
Separe-as em multimateriais, se você não entendeu o que eu falei, é só lembrar de como importar um plural de texturas para uma mesma arma, cada um daqueles retângulos em que você deve selecionar as texturas têm propriedades únicas, e é assim que você deve fazer com a sua arma também, selecione todas as partes que necessitam de reflexo, se todas as partes usarem uma só textura, só arraste a textura para essa parte, e crie um material (clique na caixinha escrito Standart e selecione GTA Material da lista), feito isso, selecione a textura de novo pela caixa onde têm o nome da textura, e marque a caixa "Export Reflection Section" logo abaixo, e selecione a imagem do reflexo que desejar, (eu vou deixar algumas de exemplo pra ajudar), Pronto, agora só ajuste a intensidade na caixa onde está escrito 100, 100 é o máximo de reflexo que a arma pode ter, então provavelmente vai brilhar demais (Cuidado pra não cegar o CJ LOL ), eu recomendo algo em torno de 20 ou 30, no máximo 50, mas isso varia demais com a arma.

Exportando:
Coloque muzzleflash se preferir, caso esteja convertendo a arma, termine o processo, enfim, se for fazer algo por sua conta na arma, faça.
Selecione Skip Col no exportador do Kam's Scripts e Clique em Export DFF.
Coloque a textura do reflexo (com o nome correto, é claro) no txd com o Magic.TXD

Teste:
Você vai precisar testar, principalmente pra verificar a intensidade do brilho.
Dica: Use modloader pra testar suas armas in-game, sem precisar fechar o jogo.

Texturas Úteis:
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. 0yD7ekn Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. W8UNsqu Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. Yz894lm Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. MQZSqHn Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. 61IC2We
Prints Úteis:
Spoiler:
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. WrW5Jzu
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. 8KcybGt

Level Designer - Intermediário
Level Designer - Intermediário
Nick anterior : Null
Reputação : 84
em Sex 26 Jan 2018, 23:55
Belo tutorial!
Lembro de ter  tentado fazer isso em um predio em LS (nas janelas)

Tentei na arma  I Like Trains
img:
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. Cats14

_______
Vou deixar duas texturas aqui que tenho ( não foram feitas por mim)
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. 50_ref10  Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. R_ref10
Junior_Djjr
Junior_Djjr
Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Censurando since 2011
Reputação : 727
Link : www.MixMods.com.br
http://MixMods.com.br
em Sab 27 Jan 2018, 05:29
Essas texturas que vocês recomendam na verdade não são recomendadas.

Pra quê alguém iria querer usar bolas cortadas como reflexo?
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. W8UNsqu
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. 212

Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. 50_ref10
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. 213

Essas texturas que vocês enviam são feitas para cobrir um modelo, tipo aqueles skybox/skydome, que é uma textura esférica que se estende por volta de um domo. Você coloca por volta de um objeto para criar reflexos falsos, usado em vários jogos ou renders básicos, o que não é o caso do GTA SA.

No GTA SA a textura se repete por toda a superfície:
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. 214
Não faz sentido usar bolas para isso. É um dos piores e mais comuns erros dos modeladores.
"mas a Rockstar faz parecido com vidros e cromados"
E a Rockstar faz as coisas direito?

Também é bom salientar que ESTA textura foi feita para colocar na lateral do carro, para dar sensação de "montanhas" passando por volta dele. O próprio jogo faz ela andar enquanto você dirige para dar essa sensação. Também não faz sentido usar ela em outros locais, vai ser um reflexo de um monte de linhas tipo zebra.

Uma textura que eu fiz há um bom tempo para cromados (cromados mesmo, não recomendado para vidros, metais comuns etc)
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. Chart10
A emenda não ficou 100% e eu devia ter feito ela mais simples sem muitos detalhes para não ficar poluído, menos bola/quadrado e dar mais definição aos desenhos...
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. 217
Mesmo assim essa tem um bom resultado em partes cromadas, desde que o material seja meio escuro (50% cinza?)
Também deveria ter mais cor, um tom de azul e tal. Seria bom se basearem nisso para fazer novas melhores.

Para materiais mais leves, recomendo texturas seamless com baixos detalhes, meio como essa minha, mas mais simples e light, também bem escura, evitando bolas e traços.

Dicas para quem é perfeccionista:
Quanto mais metálica é a superfície, mais ela reflete cor; Se uma superfície é pintada, isso quer dizer que ela não é metálica (tinta é semi-metal, esqueci a palavra certa para isso, assim reflete pouca cor).
Portanto se você tem um metal, mas ele tem tinta, não faz sentido usar reflexos coloridos.
Também nunca usem reflexos borrados em vidros, não faz sentido algum, pra vidro é bom um efeito tipo nuvem

Carlos João Santos
Mensagens Nível 1
Mensagens Nível 1
Reputação : 0
Link : www.youtube.com/channel/UCKNCus2lIr4f9pmYa8IqouA?view_as=subscriber?&ab_channel=SandboxGtaSA
em Sab 27 Jan 2018, 09:19
como eu faço pra tornar um veiculo colorivel, n estou falando do carcols.dat, mas sim qndo vc baixa um e ele vem com uma cor solida mas n da pra mudar..

Factotum
Factotum
Reputação : 110
Link : http://gtaforums.com/topic/873943-yhdfs-workshop/
http://gtaforums.com/topic/873943-yhdfs-workshop/
em Sab 27 Jan 2018, 09:56
@Djjr
Essas texturas que eu upei que são variações do env map de carros, são usadas para coisas mais cromadas como aquela pistola de pintura automotiva que eu tinha feito a um tempo atrás, já a mais azulada com o brilho circular é a textura usada pra armas com reflexo do gta lcs e vcs, eu escureci e fiz uma versão pra quem gosta de um efeito mais simples, texturas cromadas como a que você mostrou têm detalhes demais e deixam a arma hq demais

Scripter CLEO - Avançado
Scripter CLEO - Avançado
Título : Censurando since 2011
Reputação : 727
Link : www.MixMods.com.br
http://MixMods.com.br
em Sab 27 Jan 2018, 17:28
Sim, eu sei e citei na minha mensagem que são.
E sim, eu deixei claro que essa textura só é para cromados e não para outros metais assim.

O que eu disse continua, isso são bolas de reflexo. Edite para deixar de ter formato de bola que já deve melhorar, deixar somente os tons fazerem o efeito e não o formato de círculo. Também corrigir a emenda, pois como eu disse, ela se repete pela superfície como qualquer outra textura. Essas texturas precisam ser seamless.

Ignorem qualquer outro envmap encontrados no Google Images, de fato, o que o GTA SA faz não é considerado um envmap (environment map).
Essas texturas que 99,999% dos modeladores de GTA usam são feitas para serem usadas assim:
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. 1mLbnsr

ps: esse envmap achei interessante, pode servir pro GTA se fazer algumas alterações, como deixar escuro e corrigir o seamless-x
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. Environment-map
Este também:
Como colocar reflexos em objetos/armas/props, etc. Environment

Permissão deste fórum: