Rain
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em Qua 11 Dez 2019, 16:02
Neste tutorial você irá aprender a modificar a versão remasterizada do GTA SA para PS3, mas antes, uma breve história:

Bom, quando eu fiz o desbloqueio do PS3, eu fiquei bem empolgado com a possibilidade de modificar os jogos, o primeiro game que busquei modificar foi o GTA San Andreas, mas me decepcionei logo de cara, percebi que tinha quase nenhum mod para essa versão (só tinha 1 mod mal feito). Após isso eu comecei a explorar o jogo e também percebi que ele possui suas limitações, portanto o intuito desse tutorial é ajudar pessoas a modificar o seu jogo e talvez inspirar mais pessoas para criar bons mods para essas versões (PS3 e Xbox360).
Obs: Nesse tutorial não irei ensinar a compactar o jogo para jogar no console depois.



Programas Necessários:

  • 7zip
  • Winrar
  • IMG Manager v2.0

*Você também vai precisar de um PS3 desbloqueado para poder jogar o jogo (óbviamente).


0. Primeiros passos
Você vai precisar da .iso do GTA para o PS3
Link do Download em binário:
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E também irá precisar de um emulador de PS3 para testar o resultado das modificações com mais praticidade.
       
1. Vamos lá...
Extraia o conteúdo da iso com 7zip ou algum programa semelhante
Ao extrair o conteúdo da .iso, você deve ir em PS3GAME > USRDIR
Nessa pasta se encontra todo o conteúdo que precisamos, ao abrir ela você verá isto:
[GTA San Andreas - PS3] Modding 3P9280D

Tá vendo esses arquivos .idx? Pode deletar todos, pois eles podem nos ocasionar problemas no futuro

2. Começando com os trabalhos

Vamos modificar os nossos primeiros arquivos (os mais fáceis)

Abrindo o arquivo PS3DataText.zip com Winrar, veremos isso:
[GTA San Andreas - PS3] Modding A9qrf97
 
Vamos começar pela pasta data, nesse caso quero modificar a timecyc, para isso vou baixar alguma (por exemplo essa aqui: True Skies Timecyc)
Aqui é bem simples, é só pegar o arquivo timecyc.dat e arrastar para a pasta data. Porém você tem que tomar muito cuidado nessa parte  pois você deve fazer o seguinte
[GTA San Andreas - PS3] Modding 7KqYkFY

Quando você arrastar, vai aparecer um dialogo pedindo pra confirmar se deseja substituir o arquivo
 
No seu caso, o Compression method vai estar em “normal”, apenas mude para “Store”, pois só assim o jogo irá funcionar.
[GTA San Andreas - PS3] Modding Sego2gq

Como podem ver, o mod está funcionando perfeitamente.


Com os passos acima você poderá modificar muita coisa dos arquivos PS3DataText.zip e PS3DataText2.zip (.ipl, ifp, .dat). Infelizmente o mainPS3.scm ainda não pode ser modificados.

3. PS3Data.obb

Use o 7zip para extrair o arquivo PS3Data.obb
Dentro dele veremos isso:
[GTA San Andreas - PS3] Modding EbPf4sU
 
Vamos primeiramente traduzir o jogo, abra a pasta Text>PS3 e cole a tradução mobile da mixmods (adaptada por ALPHAce)
Tradução PT-BR Mobile
4. Texturas

Agora vamos tentar modificar as texturas, as quais encontram na pasta texdb, no meu caso vou abrir a pasta gta3 (que seria as texturas que ficariam em gta3.img, mas nessa versão é diferente)
Abrindo a pasta veremos isso:
[GTA San Andreas - PS3] Modding PjcYQsg


Chegamos a uma fase complicada do nosso tutorial, mas essa é justamente o contrário do PS2 (nota, no PS2 já é possível modificar modelos), pois até o momento não é possível modificar texturas de forma livre, pois essa versão possui as texturas em formatos .dat ( igual a versão mobile, pois são basicamente as mesmas). Com o programa txdfucker não é possível visualizá-las, porém se renomearmos para gta3.360 (mantendo as extensões .dat, .sz, .tmb e .toc) teremos esse resultado:
[GTA San Andreas - PS3] Modding MgUUSZv

 
É, as texturas todas ficaram vomitadas, entretanto, um usuário do GTAForums tentou modificar as texturas e ele relatou que existe o arquivo com a extensão .sz que checa o tamanho das texturas, assim impedindo sua livre modificação (ele disse que modificou uma textura com apenas 4 bytes de diferença e só isso bastou para o jogo não abrir).
5. Modelos

Nessa versão podemos modificar modelos com quase nenhum problema, porém existe a questão das texturas, então você vai ter que achar modelos que usam as texturas originais do jogo
No meu caso vou alterar o modelo do carro Greenwood, e achei uma versão dele que usa texturas originais do jogo (esse aqui: Greenwood Moderno)

Essa parte é bem simples, se você já alterou modelos alguma vez na vida antes do modloader você já sabe o que fazer.

Abra o gta3.img localizado na pasta texdb com o IMG Manager:
[GTA San Andreas - PS3] Modding AZOSuRO

Arraste o modelo para o IMG Manager, marque a caixinha “Replace Only” e de Okay:
[GTA San Andreas - PS3] Modding Hap58IW
 
Pronto! Modelo substituído, agora precisamos fazer o PS3 ler isso, então iremos selecionar todo conteúdo da pasta e com o 7zip ir em “Adicionar ao arquivo compactado”:
[GTA San Andreas - PS3] Modding N1aPefv

Irá aparecer essa tela, 1. Mude o nome de PS3Data.zip para PS3Data.obb 2. Nivel da compressão coloque “Armazenar”
[GTA San Andreas - PS3] Modding BZ58tFk
Feito isso esse arquivo irá aparecer. Então apenas copie o arquivo e cole na pasta USRDIR.
 [GTA San Andreas - PS3] Modding 6vUMQSl

 
 Modelo alterado.

6. PS3DataMain.obb

Abrindo a pasta você verá isso:
 [GTA San Andreas - PS3] Modding M1JnsjH
O principal conteúdo desse arquivo é a pasta áudio, porém temos mais um problema
Eu tentei modificar o áudio substituindo manualmente, porém o jogo travava após o logo da Rockstar
Então decidi baixar um mod de áudio para o GTA SA mobile, funcionou, porém o jogo ficou assim:  


Conclusão:
A versão do PS3 (Creio que a do Xbox 360 seja a mesma coisa) parece ser bem mais fácil de modificar, porém no momento, não temos modders que tentam fazer algo para essas versões, assim elas se tornam bem limitadas. Espero que no futuro teremos mais pessoas se interessando em modificar essas versões.

Créditos : Rain(Autor do tutorial), EkajRoy(onde me baseei para fazer esse tutorial), Daniel69(revisão e correções).

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em Sab 14 Dez 2019, 14:13
Bom tutorial. As limitações atuais do modding no ps3 já são conhecidas? (como no ps2 que o gta3.img limitava o tamanho disponivel no disco, etc)

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em Dom 15 Dez 2019, 19:18
Aparentemente poucas pessoas sabem sobre as limitações, as maiores dificuldades são modificar o áudio e as texturas, no PS3 (e no Xbox 360) há um arquivo .sz na pasta das texturas, que ele checa o tamanho do arquivo e se ver que for maior ou menor o jogo nem abre (talvez seja possível modificar ele para estes arquivos ficarem livres). Um fato curioso é que eu estava vendo esse vídeo ontem:


Aos 19:04 ele consegue descomprimir as texturas, mas ainda não sei como. (Recomendo ver esse vídeo se vocês quiserem saber mais sobre a versão Mobile/PS3/X360 do GTA San Andreas, lá ele mostra o porque ela é a versão mais problemática do jogo).

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